Que sejamos verdadeiros o suficiente. Os “ratos de biblioteca”, freqüentadores de sebos. Aperreadores dos amigos ante a sede de saber sempre mais. Que sejamos dados aos livros... ‘Livros à mão cheia...’ Que alimentemos a ousadia, tanto quanto a tenacidade no desiderato da busca cotidiana. Que sejamos capazes de cultivar a humildade como uma lanterna de popa que nos dará o rumo certo do caminho a ser seguido, tal qual um Dom Quixote e seu Sancho Pança das bibocas do mundo.
O mundo, assim como a própria vida é, amiúde, uma sucessão de descobertaspaulatinas. Ninguém saberá tanto, quem não possa aprender com o mais humilde e incipiente dos aprendizes. Tudo na vida é inconcluso. Aprendemos sempre mais quando ensinamos e dividimos o pouco que sabemos com os outros...
Por mais que não aceitemos, toda verdade é dimensional e, por conseqüência, tem seu quê de relativo. De forma que não podermos, por nenhuma razão, afastar ou mesmo querer desconsiderar o seu caráter subjetivo que se plasma segundo a contribuição e compreensão de cada um dos indivíduos envolvidos. A verdade em muitos casos, é filha do tempo e não da força ou da imposição descabida, como de quando em vez, presenciamos por alguns pseudo-arautos da história ou vendilhões do templo. E digamos por fim, que nos estudos e nas pesquisas relacionadas ao cangaço lampiônico nada até agora foi diferente.
Como de resto, direi: quem quiser contestar, por exemplo, o que de fato aconteceu em Aurora. Isso é muito mais do que louvável – é primordial, justo e necessário. Contudo, terá que no mínimo, ter lido algo pertinente ao que aqui aconteceu; estudado, pesquisado, escrito... E assim, ter igualmente conseguido se despir de qualquer ranço de proprietário da verdade absoluta.
Secretário de Cultura de Aurora
Conselheiro do Cariri Cangaço
Aurora-CE
10 comentários:
-
Caro amigo e conselheiro José Cícero,
Sem querer desmerecer tudo que já li neste blog, que por sinal sempre são postadas matérias e ou artigos de grande relevância para nosso aprendizado. Não recordo de ter tido a oportunidade de ler um artigo tão bom, honesto e lúcido quanto este que acabo de ler. Que posso eu dizer além de PARABÉNS!!!!!Que posso eu dizer além de obrigada por suas palavras tão impregnadas de sabedoria e honestidade e ao mesmo tempo tão desprovidas de vaidade.
Por esta e por outras que tenho um orgulho danado de participar desta comunhão de pensadores que denominamos de família Cariri Cangaço. Seu artigo não poderia ser mais feliz em suas impressões e plenitude. Pois se faz necessário que todo aquele que se submete ao mundo das pesquisas, saber que não existe uma verdade absoluta, mas verdades históricas. A história não é uma ciência exata, ao contrário do que muitos pensam. A historiografia não permite donos absolutos da verdade ou verdades, ela sempre está em construção. A cada achado, cada descoberta, descobre-se outras verdades, novos olhares e ou óticas.
Às vezes sou tida como acre por não aceitar alguns posicionamentos embasados em vaidades extremadas, posicionamentos arrogantes, muitas destes escondidos em cortinas de falsa humildade. Como disse em outro tópico deste blog, tenho aprendido e apreendido muito sobre o todo, sobre o outro e sobre mim mesma.
No mais, vou terminar meu comentário com reflexões:
“Aprendi o silêncio com os faladores, a tolerância com os intolerantes, a bondade com os maldosos; e, por estranho que pareça, sou grato a esses professores.” Khalil Gibran
“A simplicidade é o último degrau da sabedoria.” Khalil Gibran
“Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza.” Rabindranath Tagore
Mais uma vez, Parabéns pelo o excelente artigo.
Um abraço fraterno
Juliana Ischiara -
Professor José Cícero, vemos em seu artigo a lucidez muitas vezes perdida, daqueles que se intitulam donos da verdade. parabens pelo trabalho aí em Aurora e pelo grande artigo de profundas reflexões.
Tarcisio Leite -
Fenomenal como sempre grande José Cícero. parabens
Professor Mario Helio -
Zé Cícero de Aurora, sempre preciso em seus artigos, grande abraço a Aurora de Izaias Arruda
Fernando Cesar Lima Verde -
Nobre amiga e camarada Juliana - como sempre admirável(igualmente) nas suas ponderações inteligentes e humanistas, bem como pra lá de filosóficas. Saiba que suas observações as tenho como um verdadeiro Norte.
Mui grato,
abraços caririenses
José Cícero
Aurora-CE.
..............
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.brogdaaurorajc.blogspot.com
www.jcaurora.blogspot.com -
Caríssimo prof. Tarcísio,
Fico lisonjeado pelo carinho da vossa abalizada atenção e leitura das minhas recorrentes inquietações existências e literárias.
Minhas sinceras saudações aurorenses e lampiônicas.
Um forte abraço com a exata dimensão do Salgado.
Mui grato,
José Cícero
Aurora - CE.
..............................
wwww.aurora.ce.gov.br
www.seculteaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.jcaurora.blogspot.com
www.prosaeversojc.blogspot.com -
Hélio e Lima Verde - Boa gente e bons amigos da nossa boa causa sertaneja; "brigado" pela atenção dispensada. Saibam que a recíproca sempre será por demais verdadeira.
Fraternalmente,
José Cícero
Aurora - CE.
____________________
www.aurora.ce.gov.br
www.jcaurora.blogspot.com
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.seculteaurora.blogspot.com
www.jcaurora.blogspot.com -
Texto e elucidações primorosas, temos que ter a algo que possa abrir nossos horizontes e não. fechar.
Manoel Deodato
São Clemente -
Senhor José Cícero, muito boa sua abordagem sobre a verdadeira natureza da verdade histórica, uma grata colaboração ao debate sobre a história, parabens.
Marcelo Ograydi -
Amigo José Cicero - Parabens pelo excelente trabalho apresentado. Parabens pelo evento em tua querida cidade.Obrigado por tudo, pela atenção e pela companhia e por aqui estamos as ordens. Saude e Tudo de bom. Abraço Fraterno - Alfredo Bonessi - SBEC - GEC.(....)
........................ Publicado originalmente no site do Cariri Cangaço: www.cariricangaco.com
LEIA MAIS EM:
WWW.aurora.ce.gov.brWWW.seculteaurora.blogspor.com
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário