sexta-feira, 30 de março de 2012

Millor Fernandes (*)

Quem aumenta seu conhecimento aumenta a sua dor”
(Eclesiastes, I, 18)

Não é o lar o último recesso do homem civilizado, sua última fuga, o derradeiro recanto em que pode esconder suas mágoas e dores. Não é o lar o castelo do homem. O castelo do homem é seu banheiro. Num mundo atribulado, numa época convulsa, numa sociedade desgovernada, numa família dissolvida ou dissoluta só o banheiro é um recanto livre, só essa dependência da casa e do mundo dá ao homem um hausto de tranqüilidade. É ali que ele sonha suas derradeiras filosofias e seus moribundos cálculos de paz e sossego. Outrora, em outras eras do mundo, havia jardins livres, particulares e públicos, onde o homem podia se entregar à sua meditação e à sua prece.

Desapareceram os jardins particulares, pois o homem passou a viver montado em lajes, tendo como ilusão de floresta duas ou três plantas enlatadas que não são bastante grandes para ocultar seu corpo da fúria destrutiva da proximidade forçada de outros homens. Não encontrando mais as imensidões das praças romanas que lhe davam um sentido de solidão, não tendo mais os desertos, hoje saneados, irrigados e povoados, faltando-lhe as grutas dos companheiros de Chico de Assis, onde era possível refletir e ponderar, concluir e amadurecer, o homem foi recuando, desesperou e só obteve um instante de calma no dia em que de novo descobriu seu santuário dentro de sua própria casa — o banheiro. Se não lhe batem à porta outros homens (pois um lar por definição é composto de mulher, marido, filho, filha e um outro parente, próximo ou remoto, todos com suas necessidades físicas e morais) ele, ali e só ali, por alguns instantes, se oculta, se introspecciona, se reflete, se calcula e julga. Está só consigo mesmo, tudo é segredo, ninguém o interroga, pressiona, compele, tenta, sugere, assalta, Aqui é que o chefe da casa, à altura dos quarenta anos, olha os cabelos grisalhos, os claros da fronte, e reflete, sem testemunhas nem cúmplices, sobre os objetivos negativos da existência que o estão conduzindo — embora altamente bem sucedido na vida prática — a essa lenta degradação física. Examina com calma sua fisionomia, põe-se de perfil, verifica o grau de sua obesidade, reflete sobre vãs glórias passadas e decide encerrar definitivamente suas pretensões sentimentais, ânsia cada vez maior e mais constante num mundo encharcado de instabilidade. É nesse mesmo banheiro que o filho de vinte anos examina a vaidade de seus músculos, vê que deve trabalhar um pouco mais seus peitorais, ensaia seu sorriso de canto de boca, fica com um olhar sério e profundo que pretende usar mais tarde naquela senhora mais velha do que ele mas ainda cheia de encantos e promessas. É aqui que a filha de 17 anos vem ler a carta secreta que recebeu do primo, cujos sentimentos são insuspeitados pelo resto da família. Já leu a carta antes, em vários lugares, mas aqui tem o tempo e a solidão necessários para degustá-la e suspirá-la. É aqui também que ela vem verificar certo detalhe físico que foi comentado na rua, quando passava por um grupo de operários de obras, comentário que na hora ela ouviu com um misto de horror e desprezo. É aqui que a dona de casa, a mãe de família, um tanto consumida pelos anos, vem chorar silenciosamente, no dia em que descobre ou suspeita de uma infidelidade, erro ou intenção insensata da parte do marido, filho, filha, irmãos. Aqui ninguém a surpreenderá, pode amargurar-se até aos soluços e sair, depois de alguns momentos, pronta e tranqüila, com a alma lavada e o rosto idem, para enfrentar sorridente os outros misteriosos e distantes seres que vivem no mesmo lar.

Não há, em suma, quem não tenha jamais feito uma careta equívoca no espelho do banheiro nem existe ninguém que nunca tenha tido um pensamento genial ao sentir sobre seu corpo o primeiro jato de água fria. Aqui temos a paz para a autocrítica, a nudez necessária para o frustrado sentimento de que nossos corpos não foram feitos para a ambição de nossas almas, aqui entramos sujos e saímos limpos, aqui nos melhoramos o pouco que nos é dado melhorar, saímos mais frescos, mais puros, mais bem dispostos. O banheiro é o que resta de indevassável para a alma e o corpo do homem e queira Deus que Le Corbusier ou Niemeyer não pensem em fazê-lo também de vidro, numa adaptação total ao espírito de uma humanidade cada vez mais gregária, sem o necessário e apaixonante sentimento de solidão ocasional. Aqui, neste palco em que somos os únicos atores e espectadores, neste templo que serve ao mesmo tempo ao deus do narcisismo e ao da humildade, é que a civilização hodierna encontrará sua máxima expressão, seu último espelho — que é o propriamente dito.

Xantipa, que diabo, me joga essa toalha!

..............................
Fonte: http://www.jornaldototonho.com.br/?p=10814

quarta-feira, 28 de março de 2012

ESPIRITISMO EM ALTA:

Cresce o movimento espírita no município de AURORA

Por José Cícero

Da esquerda para a direita: Prof. Valdeci, José Cícero(blog de Aurora) e o médium espírita Jonas durante a reportagem




Imagens: 1- Sede do Núcleo Espírita. 2- JC e o médium prof. Valdeci. 3- Prof. Valdeci, JC e Vicente Quitaiús(em atendimenti espiritual). 3- Presidente do núcleo Naro Macedo e Prof. Valdeci.

Enquanto muitos apenas lamentam os rumos atuais de um mundo dito moderno, diante das suas inumeráveis mazelas e todo caos existencial. Assim como do próprio processo de desvirtuamento moral, cristão e humanístico da civilização. Fruto segundo alguns, do grande materialismo em detrimento da essência espiritual. Outros não desistem e por isso mesmo, vão à luta. Movidos pela vontade do bem e determinados, quase como uma profissão de fé. Persistem portanto, ante o otimismo e a instrumentalização da caridade. Pelos menos é assim que estão atuando os chamados adeptos do espiritismo aurorense.

Trata-se de um pequeno, mas qualitativo número de pessoas das mais diferentes classes sociais que estão a impulsionar o verdadeiro movimento espírita de Aurora. Um trabalho de abnegados em favor do exercício prático do bem, da caridade e do conhecimento espiritual. O que eles denominam muitas vezes de “a boa-nova” de um novo tempo de luz que renascerá sobre à Terra. Um nova era de renovação, bonança e de verdade.

Com um trabalho totalmente desprendido, são todos eles, autênticos voluntários da fé que através da doutrina espírita, codificada por Allan Kardec não estão medindo esforços no sentido de propagar tais conhecimentos doutrinários, além de ajudar da melhor forma possível, diversas pessoas da comunidade.

Na prática, o movimento kardecista em Aurora não constitui uma novidade, visto que sua inserção junto aos aurorenses remota a segunda metade dos anos 80 quando da fundação do 1º centro de estudo espírita do município, denominado de “Paulo e Estevão”. O mesmo tinha como um dos seus organizadores o então promotor de justiça da época - O ex-prefeito Alcides Jorge juntamente com o Sr. Arnóbio Araújo(atual vice-prefeito de Cedro). Mesmo com a sua importância pioneira, o referido centro teve uma vida efêmera. Mas, cumpriu sua missão – plantou a semente que precisava.

De tal sorte que, agora, de uns dois anos para cá o movimento ressurgiu com toda força. Capitaneado por um bom número de pessoas que, semanalmente se reúnem organizadas em grupos de estudos. Desenvolvendo o que eles chamam de “o evangelho no lar”. Além de trabalhos mediúnicos, sessões de consultas, desobsessões, ajuda aos necessitados e campanha filatrópicas.

Importante trabalho que vem sendo desenvolvido com a ajuda de médiuns e demais doutrinadores. Tais como os professores(médiuns espíritas) Valdecir e Jonas, ambos do movimento espírita da Paraíba e do Rio Grande do Norte. Além da conhecida médium residente na região do Tipi de Aurora - a Srª Leda Tavares. Ainda do doutrinador e atual presidente do recém fundado centro; agora intitulado de Núcleo Espírita Maria de Nazaré( Nemane) - Naro Macedo. Todos estes, auxiliados que são por um significativo número de adeptos e freqüentadores que juntos, vêm fazendo um belo trabalho por intermédio do núcleo da entidade, cuja sede está localizada na rua A nº 64 no conjunto habitacional - Casas Populares - no bairro São Benedito(Aurora Velha).

Reportagem do Blog de Aurora:

Recentemente, a reportagem do Blog de Aurora através deste articulista e redator, esteve visitando o referido Núcleo Espírita. Ocasião em que conversou demoradamente com o médium paraibano o professor Valdeci, assim como, com o presidente da entidade local o Sr. Naro Macedo. Também esteve presente na oportunidade, o repórter fotográfico deste blog, o jovem Adriano Souza.

Foi um bate-papo dos mais agradáveis e produtivos. Muito especialmente para aqueles que sempre gostam de aprender um pouco mais. Uma daquelas conversas francas e abertas, da qual a gente nunca mais esquece. Tamanha foi a grandeza da sua importância, principalmente no aspecto do nível de conhecimento e do aprendizado decorrentes de tão formidável conversação.

Uma constatação inequívoca do excelente propósito deste movimento filosófico, doutrinário, humanístico e cristão. Uma grande oportunidade para o aprimoramento do processo de crescimento interior dos aurorenses, sobretudo na seara do bem, do amor ao próximo e da prática da caridade junto aos mais necessitados. Um instrumento espiritual que certamente, ajudará e muito, na evolução popular na direção do bem sem no entanto(ao contrário do que muitos pensam) querer ferir ou desqualificar qualquer credo político ou religioso.

A conversa com o professor Valdeci foi, sem sombras de dúvidas, uma grande lição de como podemos crescer de uma forma holística, sem perder de vistas os mais variados conhecimentos, tanto do mundo visível(concreto) quanto do suprafísico(espiritual). Afinal, são estes o verdadeiro bem que carregamos para à eternidade. O mais autêntico conhecimento que nos faz bem e que por isso mesmo nos completa, enquanto essência.

Por fim, diria que: Num mundo em que vivemos cheio de atribulações, sofrimentos, maldade, e outras expiações de toda sorte: o conhecimento da verdade que a todos liberta e orienta, é um importante começo para à busca efetiva das soluções destes conflitos e problemáticas..

De resto, como um entusiasta da filosofia Kardecista, torço sinceramente para que este movimento, seja de fato, um lenitivo para os que precisam de apóio e luz. Assim como, um refrigério de entusiasmo e de coragem para os que sofrem na escuridão da dúvida...
Portanto, que seja Luz para que todos, de um modo coletivo, possam dá as mãos e prosseguirem nesta luta em favor do bem e da caridade em prol dos que realmente precisam descobrir caminhos e grandes verdades que os libertam de todas as amarras da vida e as agruras do mundo.
.....................................................
José Cícero –
Professor, poeta e pesquisador.
Secretário de Cultura, Turismo e Esporte
Aurora – CE.
------------------------------
SERVIÇO:
Núcleo Espírita "Maria de Nazará" - NEMANE.
Presidente - Jânio Jackson de Macedo(Naro)
Rua "A" nº 64 - Conj. Habitacional Casas Populares
Bairro São Benedito(Aurora Velha).
Cep.63.360-000 Aurora -CE.

LEIA MAIS EM:

WWW.seculteaurora.blogspot.com

www.afaurora.blogspot.coo

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.eitaaurora.blogspot.com

www.cariricangaco.com

WWW.jcaurora.blogspot.com

FOTOS: Adriano Souza Anão(Blog de Aurora)

terça-feira, 27 de março de 2012

TRANSPOSIÇÃO: Oposição critica abandono da obra

Mauriti. Erosão, mato crescendo e tudo parado. Foi isso que viu a comissão de 14 deputados federais de oposição à presidente Dilma Rousseff - a maioria do PSDB - ao visitar ontem, trechos das obras de transposição do Rio São Francisco, em Mauriti, no Cariri cearense,a 600 quilometros da capital.

"A situação é estarrecedora; de descaso total. O custo, que era de R$ 4,8 bilhões, foi reajustado para R$ 8,2 bilhões no início deste mês. Só para refazer essa parte que foi danificada pelas constantes paralisações vai se gastar uma fortuna", disse o deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE).

As obras da transposição começaram em 2007. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva previa inaugurar a obra em 2010. Trata-se de um dos projetos mais caros do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A construção de cerca de 600 quilômetros de canais de concreto que desviarão parte das águas do rio ainda deve consumir mais 45 meses.

No início de fevereiro deste ano, a presidente Dilma Rousseff esteve em Mauriti, onde afirmou que os contratos estavam sendo revistos e que os serviços seriam retomados.

Ela disse também que novas empresas seriam contratadas para acelerar os trabalhos e consertar trechos que estão danificados. As novas licitações fizeram com que o preço da transposição aumentasse em mais de R$ 2,6 bilhões. Gomes de Matos disse que foi feito um "arremedo" onde a presidente esteve e só. "Continua tudo abandonado", informou o deputado tucano. "Isso comprova o desprestígio dos atuais governantes locais e desconstrói falsas propagandas sobre a transposição", comentou o presidente do PSDB cearense, Marcos Cals, que também acompanhou a visita à obra.

O trecho vistoriado ontem pela oposição integra o eixo Norte do projeto. No local, a comitiva encontrou feitos o aterro e escavações, mas viu o canal tomado pelo mato e ameaçado pela erosão. Alguns moradores disseram que abriram mão de suas plantações de caju porque as propriedades ficavam no traçado do canal. Hoje, eles estão sem fazer nada e sem nenhuma fonte de renda.

Descaso
Outro exemplo de descaso, apontado pelos parlamentares fica no lote 14 da transposição, a aproximadamente 100 km de Mauriti, em São José das Piranhas, onde está sendo construído um túnel de 13 km.

Visitado pelo então presidente Lula no final de seu mandato, em 2010, o túnel sofreu um desabamento parcial em abril de 2011, quando o governo defendeu que nenhum operário da obra teria se ferido.

"É vergonhoso o que vimos até agora. A obra está parada e o que foi feito assoreou", declarou o deputado Nilson Leitão (PSDB-MT). Essa foi a primeira de uma série de visitas que a comissão pretendente fazer as obras do Rio São Francisco.

Segundo o Ministério da Integração, é responsabilidade das empreiteiras já contratadas recuperar cerca de 900 metros de canais de concreto danificados antes mesmo de entrarem em uso.

Fonte:Diário do Nordeste
LEIA MAIS EM:

WWW.seculteaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.eitaaurora.blogspot.com

www.cariricangaco.com

WWW.jcaurora.blogspot.com

domingo, 25 de março de 2012

Planta de 30 mil anos vai ajudar em estudos do clima

por Mariana Montenegro

Um feito inédito pode contribuir para futuros estudos do clima e da botânica. Uma planta de 30 mil anos foi ressuscitada por cientistas russos por meio do cultivo de suas células frutíferas e algumas sementes, que deram origem a novos brotos. A espécie pré-histórica data da última era do gelo da Sibéria e foram encontradas conservadas a 40 metros da superfície.

Com a novidade, evoluções nos estudos do clima e pesquisas sobre regeneração de espécies extintas podem ser postos em prática. A descoberta é uma verdadeira revolução que mexe com toda a natureza. E o mais incrível é que além de ter dado certo, as plantas desenvolveram belas flores férteis em sua segunda geração.

A natureza mostra mais uma vez o quanto pode ser incrível em suas próprias criações. Pense nisso.

Fonte: http://style.greenvana.com/2012/planta-de-30-mil-anos-pode-ajudar-em-estudos-do-clima/
---------------------------------------------

LEIA MAIS EM:

www.seculteaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

www.eitaaurora.blogspot.com

WWW.jcaurora.blogspot.com

sábado, 24 de março de 2012

"Usuários devem ser pagos para entrar no Facebook", diz cientista

O cientista e pesquisador do laboratório de computação social da HP, Bernardo Huberman, acredita que a privacidade na internet como é conhecida hoje em dia está prestes a chegar ao fim. Para ele, em um futuro não muito distante, revelar um segredo em redes sociais somente acontecerá sob o pagamento em dinheiro. "Os usuários devem ser pagos para participar do Facebook e do Twitter, por exemplo", constatou em entrevista.
A afirmação não é fruto do acaso. Huberman lidera uma pesquisa no centro da HP na qual identifica e estabelece a importância do usuário na construção e na consolidação de uma rede social. "Atualmente, uma empresa é capaz de conhecer os hábitos até mesmo quando as pessoas não estão conectadas a partir de um dispositivo", exemplificou.
As companhias de análise estratificam os dados e os transformam em tendências comerciais. Com isso, elas são capazes de projetar as horas em que um funcionário de uma empresa, por exemplo, está no banheiro ou almoçando por conta não somente da queda no tráfego online mas também das informações divulgadas na web.
"A questão é que elas são muito valiosas", afirmou o cientista em relação às informações fornecidas publicamente em site, que complementou que as pessoas ainda não têm a dimensão de como a divulgação de um livro recém-lido, por exemplo, pode ajudar a traçar o perfil do usuário. "As companhias vendem os dados dos usuários para empresas de marketing, que lucram toneladas de dinheiro em cima disso", afirmou.

Nada mais justo, portanto, de acordo com o cientista, que os usuários participem dos lucros das companhias - que se baseiam primordialmente nas pessoas, e não na tecnologia, para se tornar um sucesso digital. Esse é o caso, aliás, do próprio Facebook, que, com quase 900 milhões e usuários em todo o planeta, deve entrar na bolsa de valores em maio deste ano com um valor estimado de US$ 5 bilhões, sem nenhum centavo compartilhado com os usuários, às exceção do que responde pelo nome de Mark Zuckerberg.

Projetos que pagam o usuário já existem na web

A UberMedia, criadora de vários aplicativos populares de redes sociais (como o Echonfon), lançou a Chime.in. O diferencial da novidade, segundo o CEO da empresa, Bill Gross, é que ela trabalhará com um sistema para pagar os usuários pelos posts.

Além de recompensar os usuários, o sistema de pagamento usa o dinheiro como atrativo para que as pessoas participem dela ativamente - o que tem sido um problema para as novatas: atrair público. "Quando há dinheiro envolvido, você consegue um nível de seriedade que não existe se não há pagamento", afirma. O YouTube já aposta na mesma premissa, e paga aos usuários por conteúdos muito populares, na expectativa de que a qualidade dos vídeos seja o destaque. A prática também já foi testada pelo Blogger, do Google.

Um outro exemplo é a rede social espanhola TuyYou, que pretende oferecer uma comissão pelas compras realizadas pelos usuários recomendados. Além de uma plataforma de comércio eletrônico, o TuyYou permite compartilhar conteúdo e realizar contatos profissionais.

Fonte: Terra
........................................................................
LEIA MAIS EM:

WWW.seculteaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.eitaaurora.blogspot.com

www.cariricangaco.com

WWW.jcaurora.blogspot.com

Imagens: Da Internet

quinta-feira, 22 de março de 2012

Eleições em AURORA:

Senador Eunício Oliveira nega apoio a Carlos Macedo em Aurora

Por Tarso Araújo
Senador Eunício Oliveira, Vice-presidente da República Michel temer e o Dep. Federal Raimundo Macedo(PMDB).

Prefeito Adailton Macedo(PMDB), Gov.Cid Gomes(PSB), Eunício Oliveira e o vereador Chico Henrique(PMDB)

O ex-prefeito de Aurora, Carlos Macedo, começa a ter dificuldades para montar seu palanque para as eleições municipais deste ano.

Após aprovar a ferro e fogo suas contas na Câmara Municipal, numa sessão realizada no último sanado, 17, quando vereadores do PMDB questionaram a forma como a sessão aconteceu, agora, Macedo se sente livre para pensar a retornar à prefeitura.

Acontece que para formar o palanque terá que superar dois obstáculos. O primeiro é o PT de Aurora, que, provavelmente, não apoiará Macedo. O motivo é simples: par aos petistas Carlos Macedo faz uma oposição desleal ao prefeito de Juazeiro Manoel Santana (PT).

O ex-prefeito de Aurora é considerado hoje persona non grata no PT cearense e o diretório estadual não quer ouvir falar de aliança com Carlos Macedo em Aurora.

Tudo indica que o setor do PT mais ligado a Carlos Macedo seja autorizado a não se aliar com o Macedo.

O outro problema é a falta de apoio estadual. Num contato com o Senador Eunício Oliveira (PMDB) que sempre apoiou Carlos Macedo a resposta foi concreta.

Ao ser procurado por Macedo para apoiá-lo nas eleições municipais deste ano, Eunício Oliveira respondeu a Carlos Macedo que em Aurora o PMDB tem candidato: o prefeito Adailton Macedo.

Para o vereador Chico Henrique (PMDB) causa estranheza esse tipO de contato de Carlos Macedo com Eunício Oliveira. "O PMDB de Aurora está organizado e iremos no final deste mês confirmar a pré-candidatura do prefeito Adailton Macedo", avisa Chico Henrique, lembrando que nesta data o PMDB fará um encontro municipal com a participação de militantes e dirigentes do PMDB.
Sem o apoio de Eunício Oliveira fica mais difícil Carlos Macedo retornar à prefeitura de Aurora. Outra dificuldade é que o senador Eunício Oliveira deve conversar com o governador Cid Gomes (PSB) e dentro do acordo entre PMDB e PSB pedir que em Aurora o PSB apoie a reeleição de Adailton Macedo, já que em outras cidades o PMDB deve apoiar o PSB.

Para Eunício, a prioridade em Aurora é a reeleição de Adailton Macedo. Enquanto isso, Carlos Macedo terá que se conformar em sair isolado com o PSB, caso seja autorizado pelo governador Cid Gomes(PSB).
............................................
Fonte: Site Miséria(JN)
LEIA MAIS EM:

WWW.seculteaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.eitaaurora.blogspot.com

www.cariricangaco.com

WWW.jcaurora.blogspot.com

Fotos ilustrativas(arquibo BA e da Internet).

segunda-feira, 19 de março de 2012

ESPERANÇA VEGETAL...

Testes feitos com a planta avelós traz esperança para quem tem câncer, HIV e dor

Avelós é uma planta comum na região
O nome científico Euphorbia tirucalli pode não dizer muita coisa para pacientes de câncer. Mas, quando se fala em avelós, alguns já conhecem e se animam. Originária da África, a planta se adaptou bem ao Nordeste. Mas é preciso ter cuidado com ela: especialistas alertam que o avelós é muito tóxico, e que só o contato com o látex (conhecido como leite) pode lesionar a pele, os olhos e causar alergias.

Mesmo com propriedades tóxicas, o potencial do avelós é grande. Quem explica é o doutor em Tecnologia Farmacêutica pela Universidade do Porto e coordenador dos estudos financiados pela empresa cearense Amazônia Fitomedicamentos, Luiz Francisco Pianowski. “Provamos a ação para câncer em vários testes iniciais. Fizemos testes com animais, testes toxicológicos para provar que era seguro dar a humano. E depois chegamos a humanos”, conta.

A pesquisa com o avelós começou em 2003 e não se restringiu ao câncer. Com o tempo, e por causa dos pacientes que tomavam as conhecidas ‘garrafadas’ (preparações elaboradas com plantas medicinais) feitas com avelós e diziam não sentir dor, os pesquisadores foram investigar se a planta podia funcionar contra isso. “Realmente achei uma molécula, isolei no meu laboratório, começamos a trabalhar e aí a surpresa é grande”, comemora o pesquisador.

E como se não bastassem essas duas importantes linhas de pesquisa, eis que uma terceira também passou a ser estudada. “Por uma questão de mecanismo de ação, deduzi que uma molécula que agia em câncer poderia agir em HIV”, conta Pianowski. Ele explica que alguns testes toxicológicos já foram feitos na França. Agora, o próximo passo é iniciar os testes em macacos nos Estados Unidos.

Os bons resultados obtidos até agora pela equipe do pesquisador Luiz Francisco Pianowski podem representar a esperança para muitos pacientes. Mas é preciso prudência na hora de falar de resultados. Os estudos demandam tempo; até que possíveis medicamentos cheguem ao mercado, costumam se passar anos. Mesmo assim, as pesquisas com o avelós são animadoras, tanto que, cada uma, possui um financiamento de mais de R$ 30 milhões, segundo Pianowski.

Nesta edição, o Ciência & Saúde apresenta cada uma dessas pesquisas. Afinal, quem não tem algum familiar ou amigo que não sofra com um desses males? Também vamos adentrar ao mundo das plantas medicinais e ver como elas estão sendo utilizadas no Estado. Até porque elas estão longe de servir apenas para aquele tradicional chazinho. Que também é muito bom, não negamos.
Fonte: Jornal O Povo
LEIA MAIS EM:

WWW.seculteaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.eitaaurora.blogspot.com

WWW.jcaurora.blogspot.com

segunda-feira, 5 de março de 2012

O último adeus para CICÉU que a partir de hoje foi morar no céu...

UM TRISTE ADEUS PARA MEU AMIGO E COMPANHEIRO DE LUTA, CICÉU

Cicéu no distrito de Stª Vitória(em Aurora) de camisa branca ao lado do sec. de cultura José Cícero e do prefeito Adailton Macedo


Fui pego de surpresa nas primeiras horas da manhã de hoje(segunda-feira,5) quando recebi um telefone de Missão Velha dando conta do falecimento do meu amigo e conterrâneo Cíceu num acidente automobilístico ocorrido na estrada que liga aquela cidade à Barbalha. A esposa e a filhinha do mesmo também sairam gravemente feridas e encontram-se internadas em hospital da região. Torcemos, ao tempo em que pedimo a Deus que elas se recuperem o mais rápido possível.
Um Pouco sobre o companheiro Cíceu:
Comecei praticamente minha militância política em companhia de Cíceu, nos anos 80 num tempo difícil para os que se aventuravam a pelo menos dizer que eram de esquerda, face o rolo compressor e as perseguições de toda sorte, engendradas no mais das vezes pela velha políticas dos poderosos - os cornéis do asfalto. Além do preconceito da sociedade de então quando chamávamos de comunistas. Ele pelo Partido dos Trabalhadores(PT) e Eu pelo Partido Comunista do Brasil (PC do B) duas siglas partidárias recém criadas naquela cidade.
Anos de dificuldades, mas em contrapartida, de um certo romantismo grandiosos e apaixonante. Éramos por assim dizer, dois neófitos na militância partidária, mas tinhamos a ousadia de combater com nossas ações e ideias os chamados resquícios da ditadura e o continuísmos de uma política caduca que grassava por nossa cidade assim como pelo Cariri inteiro. Histórica campanha da "Frente Brasil Popular" que pela 1ª vez alçou o então operário e sindicalista Luis Inácio LULA da Silva como condidato à presidência da República. Algo quase impossível para aquela época. Uma utopia que abraçamos ao lado de outros poucos companheiros de então. Um produto das Diretas Já que aos poucos se fortalecia dando os primeiros passos no sentido da formação da realidade democrática que vivenciamos hoje. Hoje todo mundo é de esquerda - é Lula, é Dilma, é petista, é comunista, é socialista... eis a chamada embriaguês do poder.
Então: Pela 1ª vez Missão Velha tinha o seu comitê de campanha realmente de esquerda. Poucos tinham coragem de votar em Lula. Nos estávamos lá. Um cubículo apertado no final da rua São Francisco já descambando para a velha estação do trem. Um quarto todo pintado de um vermelho revolucionário. E um letreiro na sua fachada tão baixa que a gente alcançava com as mãos. E que no final do mês nos cotificávamos para pagar o aluguel. Os poderosos chamávamos de loucos e de subversivos. Uns zé ninguém... Cicéu ria muito com estas posições direitistas e burguesas.
Todas as tardes e noites estávamos lá nos reunindo com o pequeno grupo. Marcando posição. Defendíamos sob ferro e fogo o nome de Lula presidente e JoséPaulo Bisol vice. Além das candidaturas do PT e do PC do B. No dia que recebemos o então deputado estadual Inácio Arruda, ficamos entusiasmados. Depois João Alfredo, Chico Lopes, e também o candidato José Pimentel além da ajuda de pe. Ivan. O padre Andreola passou várias tardes conosco no pequeno ambiente. Algo que nos animava sobremaneira...
Cícéu era um apaixonado pela política e pelo PT em especial. Juntos alimentávamos o velho sonho da revolução. Liamos o marxismo e tinhamos a guerriha do Araguaia como um norteaser repetido se preciso fosse. Num tempo em que ninguém precisava ingressar nestes partidos pelas portas do fundo, isto é,como vemos agora, com outros interesses que não fosse o da construção de um Brasil diferente. Agora os partidos ditos de esquerdas(com raras exceções), dantes revolucionários, marxistas, leninistas, xiitas e radicais refizeram suas posições na ânsia de se manter comodamente no poder. Mas creio que meu Amigo Cicéu continuou sonhando com nos velhos tempos. Acreditando num futuro mais digno e alvissareiro para os trabalhadores e o povo em geral.
Depois na luta pela sobrevivência tomamos novos caminhos - ganhamos por assim dizer, 'o oco do mundo'. Mas a lida política nunca deixamos de lado. Cicéu era também um músico inveterado. Fez dupla ao lado de Moreira( agora Moreira Paz). Compõs canções regionalistas e fez shows na periferia deste mundo chamado Cariri. Rondou como um peregrino destemido este Cariri querendo igualmente mostrar o seu lado artístico. A canção dos festivais estudantis "Cana Fístula", mesmo após mais de duas décadas ainda hoje é lembrada como um verdeira poema-hino sertanejo dedicado por ele a sua terrra -Missão Velha.
"Minha Missão Velha sei que tu és bela resolvi falar de te"... Tão alegre e bonita mais parece uma cana fita no portão do Cariri", escreveu ele numa passagem da sua antológica composição madrigal...
Quando outro dia o reencontrei - ele cantava com uma banda - "Cíceu e banda na pisada do forró". Tornou-se funcionáriode carreira dos Correios onde era coordenador regional.
Tinha o prazer de muitas vezes encontrá-lo quando das minhas visitas à Missão velha ou ainda por telefone. Teve por maisde uma vez a coragem de se candidatar a prefeitura da sua terra - constituindo a terceira opção pela coligação PT-PC do B e PMN. Depois disputou mais duas uma vaga na câmara ficando na suplência. Tivera uma votação considerável para a época.
Sempre falávamos de política, de música, de cultura, assim como de outras amenidades do dia a dia... Ele sempre perguntava-me pelos meus escritos literários e a produção na imprensa. Vez por outra líamos, um do outro, artigos publicados na imprensa - o jornal do Cariri por exemplo.
Na primeira edição do nosso Festal Junino - festival de quadrilhas juninas de Aurora o convidei para se apresentar no evento aurorense junto com a sua banda. Esteve também aqui em Aurora em 2009 representando os Correios por ocasião da 'Comitiva da Cidadania' um movimento que a prefeitura realizou daquela feita, no distrito de Santa Vitória. Ele esteve lá conosco(ver foto acima). Também nos ajudou muito quando da criação do 1º selo postal do município - comemorativo a passagem dos 128 anos de Aurora.
Talentoso e sempre cantando a boa música de qualidade e de raiz ele se saiu muito bem ao lado da sua banda no nosso festival. Tinha igualmente como eu, verdadeira ojeriza ao chamado forró descartável produzido pelas bandas de forró.
Tínhamos a intenção de trazê-lo novamente agora na IV edição do festal que acontecerá em Junho. Mas infelizmente Deus o chamou primeiro.
De modo que hoje, posso dizer que perdi um velho amigo. E dos bons! Um camarada de antigas batalhas e lutas aguerridas em favor da democracia como substância para a construção de um Brasil diferente... Com ele; diria, que aprendi sempre a travar o bom combate. Assim como não desistir nunca...
Com um misto de saudade e reverência quero neste instante difícil render minhas sinceras condolências a todos os seus amigos e familiares.Ainda a toda comunidade missãovelhense. Dizer por fim, que a nossa Missão Velha perdeu um grande homem... Um lutador. Um idealista. Um cara que sempre sonhou contruir uma sociedade diferente, justa, igualitária e fraterna para todos.
Que o bom Deus onipotente o coloque no lugar que merece. No seu lado direito, onde certamente estará junto de todos os grandes homens da nossa história.
Saudades eternas a meu amigo, irmão e camarada Cícéu.
.......................................
José Cícero
Secretário de Cultura
Aurora - CE.
...................................................

LEIA MAIS EM:

www.seculteaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

www.eitaaurora.blogspot.com

WWW.jcaurora.blogspot.com

domingo, 4 de março de 2012

Governo do Estado comemora entrega da 80ª Escola de Educação Profissional

PDF

80_eep2 O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação, comemorou nesta quinta-feira (01º) a entrega da 80ª Escola Ensino Profissional no Ceará. A nova unidade será inaugurada às 19 horas, em Aurora, na Região do Cariri, nesta quinta-feira. Para celebrar a data, a secretária da Educação, Izolda Cela, e os servidores da Seduc se reuniram para a comemoração. “Agradecemos a participação de todos no processo de implantação dessa rede que teve início em 2008, com 25 unidades, e agora atinge essa marca importante, atendendo em tempo integral 31 mil
jovens”, disse Izolda Cela. A meta é até o fim de 2014, esse número chegar a 140 unidades.

As escolas profissionais promovem a articulação do ensino médio com a formação para o mundo do trabalho. O programa oferta uma habilitação profissional à juventude cearense que pode optar entre 50 cursos técnicos, com três anos de duração, pautados na vivência do protagonismo juvenil. No ano letivo de 2012, 95 Escolas Estaduais de Educação Profissional estarão em funcionamento. Esse programa de educação profissional é o maior do Brasil.

80_eep2_2

As EEEPs funcionam das 7 horas às 17 horas. São modelos inovadores em conteúdo, método e gestão. Os estudantes contam com três refeições diárias, recebem uniforme escolar, livros didáticos e técnicos, apoio permanente à aprendizagem e à formação, além de disponibilidade de um ônibus com a capacidade para 32 pessoas que viabiliza atividades pedagógicas.

Os prédios apresentam uma área de 4,5 mil metros quadrados. Dispõem de 12 salas de aula, auditório para 201 lugares, biblioteca e dependências administrativas. Lá, os estudantes têm acesso a Laboratórios Tecnológicos, de Línguas, Informática, Química, Física, Biologia e Matemática. A comunidade escolar conta também com um ginásio poliesportivo e um teatro de arena. A construção segue o padrão estabelecido pelo MEC para escolas profissionais.
.......................................................

Fonte: Assessoria de Imprensa da Seduc/ http://www.ceara.gov.br
Jacqueline Cavalcante ( jacquelinec@seduc.ce.gov.br / 85 3101.3972)

LEIA MAIS EM:

www.seculteaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

www.eitaaurora.blogspot.com

WWW.jcaurora.blogspot.com

sábado, 3 de março de 2012

Saudade dos antigos Conjuntos Musicais do Cariri

João Martins no tempo das grandes festas dançantes


João Martins e seu conjunto animaram festas memoráveis no Treze Atlético Juazeirense, no Clube dos Doze, no BNB Clube e na AABB em Juazeiro do Norte. Eram grandes festas, especialmente as realizadas nas décadas de 60 e 70, quando a sociedade juazeirense bancava festas inesquecíveis, como a Festa Branca, a Festa das Flores, a Festa das Debutantes e as tradicionais Festas de Colação de Grau. João Martins estava no centro de tudo isso.
Ele veio de Missão Velha para Juazeiro em 1954. É alfaiate de profissão e músico por vocação e idealismo. Iniciou sua carreira de músico em nossa cidade, tocando no Regional da Rádio Iracema, apresentando-se no Clube dos Doze. Tocava violão. Em 1961 criou com seu sobrinho Rosiel o J. Martins e seu Conjunto. Em 1967 mudou o nome para J. Martins Show e depois, em 1971, uniu-se a Hildegardo Benício, de Crato, e fundou o Hilder Martins Som.
Na foto acima vemos a formação do J. Martins Show, da esquerda para a direita: Patrício (acordeão), João Martins (guitarrista), Roterdan (contrabaixo), Chico Cancão (saxofonista), Bebê (pistonista), Geraldo (baterista), Wilson (percussionista e vocalista) e o empresário Raimundo Milton. A todos esses músicos a nossa homenagem.
------------------------------------------------------------------
Fonte:http://juazeiroanos60.blogspot.com/2012/03/joao-martins-no-tempo-das-grandes.html?spref=fb

LEIA MAIS EM:

www.seculteaurora.blogspot.com

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

www.eitaaurora.blogspot.com

WWW.jcaurora.blogspot.com