sábado, 2 de março de 2013

Do Blog do Cariri Cangaço

A Beleza e Simplicidade dos Canfundó! Por: Manoel Severo

Ainda por ocasião de nossa visita às terras do Coronel Santana, no distrito de Jamacaru, no alto da Chapada, solo sagrado de Missão Velha, acabamos passando por um desses lugares mágicos perdidos no tempo e no espaço: Cafundó. Não é o "Cafundó do Judas", mas o Cafundó dos Furtado e fica exatamente na estrada viscinal que liga a via principal que vem de Missão Velha em direção à Jamacaru. Antes da sede do distrito pegamos essa estrada à direita rumo a lendária Gameleira de São Sebastião, onde se localiza a famosa "Serra do Mato" e a não menos famosa "Fonte da Pendência", redutos do Coronel Santana e pouso certo de Virgulino Lampião.
Estávamos acompanhados dos confrades, Pedro Luiz e o casal José Cícero e dona Cláudia. O lugar é simplesmente maravilhoso, a natureza pródiga nos permite "viajar" e por alguns instantes nos desligarmo-nos do mundo real.
 Manoel Severo, Pedro Luis, Dona Terezinha e José Cícero
José Cícero e o banco de cem anos
Na casa de dona Terezinha Furtado Cruz, bem à beira do caminho, residência secular, pode-se perceber o zêlo e esmero a começar pelo madeiramento de seu telhado, "delicadamente curvado" como se estivesse reverenciando os visitantes; Dona Terezinha, proprietária do lugar não perde tempo e nos convida a sentar no banco de estimação, "esse banco também tem mais de cem anos" confirma dona Terezinha.

Dali podemos ter uma espetacular vista do vasto vale do cariri, logo abaixo, Missão Velha e Juazeiro do Norte se destacam sob nossos olhos, a tarde ainda cai mansa, tão mansa que dá vontade de expertimentar a o lazer preguiçoso dos moradores do lugar: Com direito a  rede armada sob a proteção da Chapada e abeçoada pelo sol e a brisa de nosso amado cariri...

 
 

Manoel Severo

Missão Velha, Jamacaru, Gameleira de São Sebastião, Cafundó... 
Esse é o Cariri Cangaço 2013. 
Vem com a gente !

...................................................

Um comentário:


UM DEDO A MAIS DE PROSA...
Maravilha meu caro Manoel Severo,
Mesmo com suas descrição primorosas expressas neste texto acerca da nossa visita aquela bucólica e singular lugar, nada como conhecer in situ, isto é, com "olhos, corpo, alma e coração" esta feitura de Deus - a que aprendemos simplesmente chamá-la de 'Natureza' dos cafundós do Jamacaru, Gameleira do Pau, Serra do Mato e afins... Belezas missãovelhenses assaz indescritíveis fincadas sobre as fímbrias da Araripenha Serra.
Um imenso presente dos céus ofertado aos homens e as mulheres do vale e do Nordeste. Coisas que, de tão belas, aprazíveis e reconfortantes faz-se necessário, primeiro senti-las para em seguida, tentar dizer qualquer sensação sobre elas. Em última instância um verdadeiro refrigério para nosso cansaço, stress, mesmice, fadiga e monotonia provocados(no mais das vezes) pelo tédio infernioso das metrópoles.
Belezas raras, exuberantes e abundantes que todos terão a grata oportunidade de testemunhar e conhecê-las com os olhos e com as mãos em setembro, durante o Cariri Cangaço 2013 - O grande encontro do Cariri e do Nordeste com a sua própria história... Sejam todos bem-vindos!
Em setembro mais uma vez o Cariri cearense se fará universal...
Pax!
José Cícero
Aurora - CE.
.....................................................
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.jcaurora.blogspot.com
www.seculteaurora.blogspot.com
www.afaurora.blogspot.com

Nenhum comentário: