domingo, 15 de setembro de 2013

O Cariri Cangaço volta ao município de Aurora neste DIA 20 de setembro.

Marica Macedo do Tipi: Sertaneja de Aurora, matriarca do Cariri

Durante o Cariri Cangaço deste ano Aurora viverá mais um grande encontro com a sua história. Em 2010 o tema foi "Os 83 anos da passagem de Lampião por Aurora", cuja palestra foi feira pelo secretário de cultura do município o professor José Cícero. 
Na edição seguinte, 2011 - "A trama da Ipueiras com vistas à invasão de Mossoró" a cargo do memorialista missãovelhense João Bosco André. Este ano, o tema será um dos mais notórios e palpitante, ou seja, "Marica Macedo do Tipi: sertaneja d'Aurora, matriarca do Cariri", cuja explanação será feita pelo seu neto - o Dr. Vicente Landim de Macedo, residente em Brasília, autor de uma obra homônima. O mesmo é presidente de honra da Associação do Filhos e Amigos de Aurora, residentes na capital Federal.
COMITIVA DE FAMILIARES DO CEL. ISAÍAS ARRUDA:

Este ano, além de diverso pesquisadores e aficionados pela história do cangaço e dos sertões nordestinos(inclusive do exterior) Aurora contara ainda com a presença de mais de 20 familiares do célebre coronel filho da terra - Isaías Arruda, na sua grande maioria residentes no estado de São Paulo(ver fotos). A exemplo da filha do coronel Orlandina Arruda e demais membro do grande clã que tivera origem no solo aurorense. Os mesmos serão homenageados em Missão velha onde o decano coronel chegou a ocupar o posto de prefeito municipal.
A  curadoria do CC homenageará na oportunidade em Aurora, algumas personalidades locais; tais como: o prefeito Adaiton Macedo, o Dr. Vicente Landim de Macedo, D. Orlandina Arruda(filha do cel. Isaías Arruda) e o Dr. Marcolino Ferreira Lira.
 
O Cariri Cangaço agora na sua IV edição acontece  de 17 a 22 de setembro em  sete municípios caririenses. A saber: Crato, Juazeiro do Norte, Barbalha, Missão Velha(Jamacaru), Barro, Porteiras e AURORA. 
Além de já ter ocorrido no começo do ano à guisa de  pré-lançamentos em Sousa e Nazarezinho na Paraíba, Lavras da Mangabeira(CE) e Piranhas e Canindé de Francisco(SE). 
Trata-se portanto, de um evento dos mais concorridos na região Sul cearense e, um dos mais gabaritados do Nordeste em se tratando da temática regionalista/sertaneja com seus temas afins.
 
Participantes e Convidados: 
 
Pouco mais de 150 pesquisadores de todo o país e até do exterior, conforme disse Manoel Severo - curador do evento, deverão está participando do acontecimento durante os 7 dias. 
Além dos seminários e dos debates propriamente ditos, os participantes do CC também participarão de visitas técnicas, ocasião em que conhecerão in loco importantes locais históricos dos municípios envolvidos. De forma que o CC é, por assim dizer, uma significativa vitrine em que mostraremos a rica história e a cultura dos nossos sertões  para o Brasil e para o mundo, disse o secretário de cultura de Aurora o professor José Cícero.
"Uma maneira viável e inteligente  de resgatarmos a nossa verdadeira história junto às gerações do presente e do futuro, além de projetarmos culturalmente estes rincões, no que se refere ao potencial turístico, histórico, ecológico  para o Nordeste  e o Brasil como um todo. Uma pena que muitos dos nossos vizinhos, malgrado o potencial não se deram conta ainda deste filão, que também é bastante educativo para a nossa população, enfatizou.

SERVIÇO: 


O evento NA sua III Edição  será realizado no próximo dia 20 A PARTIR DA 19 no auditório da Escola Estadual de Ensino Profissional  Leopoldina Gonçalves Quezado(no Araçá).
A secretaria municipal de cultura e turismo (Secult) de Aurora está ultimando os preparativos da grande festa da história. 
..................
 
LEIA MAIS EM:

e no Orkut e  Facebook.

Nenhum comentário: