sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Aurora realiza com sucesso sua II Conferência de Cultura



A cidade de Aurora viveu na última sexta-feira, 30 a realização da sua II Conferência de Cultura numa realização da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto(Seculte) e PMA.
Mais de 200 pessoas entre artistas, artesãos, músicos, literatos, estudantes, professores e representantes da sociedade civil organizada e do poder público aurorense participaram na sexta-feira, 30 da II Conferência Municipal de Cultura do município de Aurora.
Sob a coordenação do secretário de Cultura José Cícero e da equipe da Seculte, a Conferência da Cultura ocorreu diante de uma platéia ativa, participativa e entusiasmada o que bem demonstrou a maneira com que todos os conferencistas tomaram parte de todo o processo de discussão dos cinco eixos temáticos apontados para a pauta.
Vice-prefeito Antonio Landim abriu oficialmente a plenária:
A plenária da conferência foi aberta às 8:30 h pelo vice-prefeito Antonio Landim vez que o titular Adailton Macedo cumpria compromissos na capital Paranaense onde recebe premiação pela notabilidade da sua trajetória no campo político, bem como pela excelência das sua ações voltadas para a valorização do seu município, assim como pelos primeiros êxitos da sua gestão em vários setores da esfera público-social e administrativo. Uma evidência do que o prefeito com sua determinação está levando o nome de Aurora para outros rincões do país. Um reconhecimento a sua luta e o seu trabalho em prol de uma boa causa.
Logo após o café da manhã oferecido aos participantes o secretário da pasta José Cícero fez uma explanação acerca da conferência para a elaboração de um diagnóstico de como se encontra o movimento cultural aurorense. Um quadro contendo as principais diretrizes, sugestões e reivindicações dos agentes culturais acerca daquilo que se almeja como forma de alavancar a nossa cultura de raiz, popular com todo o seu conjunto de desdobramento, disse o secretário. “Será uma forma legal de dizermos aos nossos governantes como anda a nossa cultura e mais que isso, o que pensa e o que fazem os nossos artistas e artesão”, explicou. Após a apresentação dos temas contidos nos eixos centrais, aconteceu a divisão da platéia em cinco grupos temáticos e de trabalho que elegeram coordenador e relator para o processo de elaboração e colhimento de propostas. Além do vice-prefeito, estiveram presentes o secretário de Agricultura José Dácio, de saúde Petrúcya Lira e representantes da Ação Social e Educação.
Grupos de Trabalhos/discussão dos eixos temáticos:
Em seguida aconteceram as apresentações das propostas e sugestões do cincos grupo que após aprovada foram entregues ao relator da Seculte para a sistematização em um só documento submetido ao coletivo de participantes. Depois ocorreu o processo de escolha por aclamação dos delegados que irão representar Aurora na Conferência Estadual. Além do vice prefeito e do secretário JC também fizeram uso da palavra o professor Ronaldo Santos, a professora terezinha Frazão, relatos dos grupos e pessoas da platéia com intervenções acerca das propostas. Houve ainda a apresentação dos repentistas populares Cícero Cosme e Vicente Bié, Michael Jackson Couver o garoto David aluno do Programa 2º tempo, uma performance que encantou a platéia. Uma exposião com peças artistica e produtos de artesanato também compôs as atrações da iniciativa.
Com o tema geral “Cultura, Diversidade, Cidadania e Desenvolvimento”, a II conferência de Aurora se transformou de vez num autêntico espaço de consulta pública sobre as diretrizes que devem orientar a elaboração das políticas culturais para o município. E que também servirá para o norteamento dos sistemas de cultura do município, do estado e da União. É pensamento da Secretária de Cultura local a elaboração do Plano de Cultura com vistas à construção de uma política efetiva
Após os procedimentos regimentais foram eleitos pelos presentes os seguintes delegados: Cícero Comes, Raimundo Leal, Manoel Landim, Maestro Lula, Terezinha Frazão , João Paulo Santos e Elizete Albuquerque, bem como os respectivos suplentes por ordem dos votos obtidos no plenário. Obedecendo ao critério de 50% de representantes do Poder Público e 50% da sociedade civil.
Em Tempo:
Prefeito de Aurora Adailton Macedo recebe prêmio na capital paranaense
"O prefeito Adailton Macedo encontra-se em Curitiba, onde receberá o “PRÊMIO INTEGRACION LATINOAMERICANO 2009” (Troféu e Diploma), oferecido pela CIPIS (Câmara Internacional de Pesquisas e Integração Social) em reconhecimento a sua relevante trajetória profissional e política. O prêmio é um reconhecimento à comprovada liderança, ações, exemplos e força de trabalho do mesmo para ampliar e consolidar a Integração Municipalista de Aurora e do Brasil, totalmente dentro do esforço da Integração Nacional, com reflexos positivos nos demais países da América Latina. As Láures personalizadas lhes serão entregues solenemente por Autoridades dos Países da América Latina, que estarão presentes ao evento nesta sexta-feira, dia 30 de outubro, durante o “XXXVI Panel Latino Americano de Integracion” a partir das 14:00h, no Salão Ágata do Radisson Hotel, na Cidade de Curitiba-Paraná".
Da: Redação do Blog daurora e Seculteaurora.
Casarão do Coronel Xavier é adquirido por compra pela Prefeitura de Aurora
O mais antigo e importante patrimônio histórico e arquitetonico do município de Aurora acaba de ser comprada pela gestão municipal. Trata-se de um prédio construido nos idos de 1831, anterior até mesmo à igreja matriz, que agora será preservado, tombado oficialmente e servirá para a preservação da própria memória histórica e cultura de Aurora. Vez que no mesmo abrigará, dentre outras coisas, o museu histório, a cademia aurorense de letras, oficina de música, artes e ofícios, além de um espaço para exposiçoes temporàrias, segundo informa a Seculte-Aurora. "Há anos que víamos reivindicando o tombamento do Casarão, bem como de outros prédios históricos com da estação e da residência do agente. Encampamos até um movimento através de uma reportagem-denúncia na Revista Aurora. Mas nada ocorreu, vez que faltava visão, sensibilidade e decisão política por parte da gestão passada", disse o atual secretário de Cultura. Ingressamos até na justiça por intermédio do agora delegado civil o amigo Júnior França que também é advogado. Mas outra vez nada ocorreu, o gestor da época solicitou uma contra-argumental por meio de advogado e o processo-pedido foi arquivado. Agora, o prefeito Adailtontoma uma decisão que eu diria das mais elogiáveis e importante para a preservação da história da sua terra. Só temos que elogiar de forma incisiva esta decisão. O tombamento do Casarão, diria que é um sonho que agora se concretizou. Mas a luta não pode parar, demos um passo importante mas pecisamos continuar...Muita coisa ainda temos que fazer, no entanto temos igualmente que entender as limitações da prefeitura, o momento de crise e o tempo posto que estamos apenas com 10 meses de gestão. Precisamos sim recuperar o tempo perdido, inclusive na área cultural, e se Deus quizer e ele há de querer iremos realizar aquilo que pensamos para a melhoria da nossa Aurora, notadamente porque contamos com um prefeito sensível às grandes causas do povo aurorense, especialmente as que só engrandecem ainda mais a terra do Sr. menino Deus, finalizou.














domingo, 25 de outubro de 2009

Prefeito Adailton Macedo anuncia compra do antigo Casarão do Cel. Xavier, o mais importante patrimônio histórico-arquitetônico de Aurora


Imagens do antigo Casarão do Cel.Xavier de 1831 comprado/tombado pela PMA
Prestes a completar 126 anos de emancipação AURORA recebe um presente do mais significativos: a aquisição pela Prefeitura do antigo Casarão do Cel. Xavier, afirma secretário de Cultura.
Agora é fato. O antigo casarão do coronel Xavier localizado ao lado da matriz e que durante anos serviu a CNEC agora pertence aos aurorenses, posto que acaba de ser comprado pela Prefeitura. O velho prédio representa o mais importante testemunho físico da história de Aurora. Sendo por sua vez a mais antiga edificação arquitetônica do município e região. Construído nos idos de 1831 pelo fundador de Aurora – o Cel. Fco. Xavier de Souza – em completo abandono o centenário prédio há muito vinha correndo risco de ruir ou mesmo de ser destruído pela especulação imobiliária. Por isso foi motivo de muitas preocupações, reivindicações e protestos pelos poucos que se preocupavam com a preservação da história do município.
Em reportagem especial a Revista Aurora, ainda em 2007, já chamava a atenção para a problemática de abandono por que passava aquele valioso patrimônio da história aurorense. Quando ainda na campanha eleitoral o agora prefeito Adailton(então candidato) garantira ao professor José Cícero assim como aos que compunham a Revista Aurora e a comunidade acadêmica em geral que a compra e/ou tombamento do velho prédio seria uma das primeiras prioridade culturais da sua administração. O que felizmente se concretizou agora com a compra não apenas do solar do cel Xavier, como também ante a aquisição de um outro incalculável bem histórico - o casarão da Reffesa que totalmente reformado, hoje abriga a sede da Seculte.
“ O futuro muito mais que o presente haverá de reconhecer essa atitude do prefeito Adailton, ao meu ver, uma das mais nobres e de profundo amor à história da sua terra, que corresponde a defesa e preservação do patrimônio arquitetônico – testemunho vivo de parte importante da história local”, disse o secretário José Cícero. “Recebi a notícia numa ligação telefônica do prefeito, depois, confesso que me emocionei e não me pergunte o porquê desta reação, por que não sei explicar... Foi algo por assim dizer, automático, acho que por ver finalmente um antigo sonho concretizado. Sou um homem de saudade, um inveterado romântico entusiasta da preservação da história dos povos, por ser ela o registro da própria vida social da civilização. Uma ponte a nos ligar com os acontecimentos do passado... Penso que se existe uma vida pregressa, eu presumo que vivi-a em torno destas memórias e dessas edificações que agora somos obrigados a preservar como forma de garanti-las para as novas gerações. De modo que não compreendo como outras pessoas não têm, e nunca tiveram a mesma sensibilidade do prefeito Adaitlon, que mesmo em meio a uma crise financeira, não perdeu de vista esta necessidade preservacionista da memória da sua terra. O descaso e a insensibilidade são dois dos grandes males que mais contribuem para a destruição da história de qualquer povo, de qualquer cidade e de qualquer nação. Por isso, temos que elevar e enaltecer atitudes e ações como esta do prefeito. Tenho certeza de que se os contemporâneo não enxergam a dimensão deste gesto, a posteridade haverá de o fazer... No mais, como tudo na vida gira em torno do efêmero e do transitório, é preciso como dizia Leonardo Boff “saber cuidar”. Sobretudo porque o que fica dos homens na sua passagem pela vida são as boas ações, notadamente as desprendidas, as que elevam e edificam a dignidade humana em todas as suas vertentes. De tal sorte que, defender e preservar a história dos que já se foram é uma atitude para poucos, por isso vibro e me emociono, além de, como secretário de cultura, em nome dos aurorenses agradeço ao prefeito por mais este gesto alvissareiro, ousado e cidadão. O casarão agora, mais do que nunca é, efetivamente de todos os filhos e amigos de Aurora. O desafio agora é conseguirmos recursos financeiros para a sua necessária revitalização. Precisamos reformá-lo preservando e recuperando toda a sua originalidade e transformá-lo numa casa de cultura, oficinas de artes e ofícios, museu histórico, enfim, torná-lo um espaço cultural democrático onde a cultura o lazer e a história de Aurora promovam consciência, reflexão e cidadania”, finalizou o secretário José Cícero. “Quero dizer por fim que este meu estado de alegria e felicidade não pode caber só em mim” completou.
Da: Redação do Blog d'Aurora, do JC e da Seculteaurora

domingo, 11 de outubro de 2009

Ministro José Pimentel assina ordem de serviços em Aurora para construção da agência do INSS








Fotos da solenidade Min. José Pimentel em Aurora
Ministro da Previdência Social, José Pimentel assinou sábado, 10, ordem de serviços com vsitas a construção da agência do INSS em Aurora. Um grande número de pessoas acorreu ao local da solenidade para prestigiar a visita do ministro presidencial ao município.
Uma verdadeira multidão entusiasmada acompanhou de perto na noite de ontem(sábado 10) no Centro Social Urbano(CSU) de Aurora a solenidade de assinatura da ordem de serviço para à construção das instalações da agência do INSS local. Assinatura oficial foi feita pelo próprio ministro da Previdência Social José Pimentel, juntamente com o prefeito Adailton Macedo e do representante da construtora ganhadora da licitação. O ministro José Pimentel esteve acompanhado do vice-prefeito de Juazeiro do Norte Roberto Celestino e de representantes do INSS da região do Cariri. Vereadores, secretários municipais e outras autoridades também se fizeram presentes ao evento, assim como os ex-prefeitos de Aurora João de Zeca e Alcides Jorge. Na mesma ocasião, foram assinadas outras ordens de serviços, cujas obras a partir da próxima semana estarão sendo iniciadas em Aurora. “Estou disposto a dá o melhor de mim pelos meus irmãos aurorenses em todo o decorrer do meu mandato” enfatizou o prefeito Adailton que também agradeceu de público a liberação da agência do INSS para Aurora. Já o ministro José Pimentel, por sua vez, elogiou o empenho do prefeito e disse que a prestação de bons serviços a população é um compromisso do governo Lula e do seu ministério.
O grupo de convivência da 3ª idade assistido pela secretaria de Ação Social do município também esteve presente à solenidade, bem como estudantes, professores e aposentados aurorenses. Após a execução do hino nacional e do município orquestrados pela banda de música local, a prefeitura presenteou o ministro com duas significativas obras de artes produzidas durante oficinas no ateliê da Seculte pelos conhecidos artesãos Dil André e Gil Chagas. Uma pequena peça teatral encenada pelos atores da Secretaria de Cultura também marcou a visita do ministro de Lula. A peça enfocou as dificuldades que os aposentados, trabalhadores e pensionistas aurorenses enfrentaram ao longo dos últimos anos para conseguir o direito a aposentadoria, abordando inclusive, a grande importância da construção da agência do INSS como uma conquista histórica da mais alta envergadura para à sociedade de Aurora do presente e do futuro. Tanto o talento plasmado nas peças de artes oferecidas quanto a qualidade e a performance da peça teatral foram motivos de elogios por parte do ministro durante a sua fala. No final, a Seculte-Aurora através do secretário José Cícero ofertou ao representante do Lula um quadro contendo uma bela e humorada charge do prefeito Adailton Macedo dando as boas vindas a José Pimentel, uma criação do assessor e desenhista da pasta cultural, Erivan de Lavor. A charge foi recebida com muita alegria pelo ministro que, igualmente, elogiou a qualidade do trabalho.
Após a solenidade de assinatura a Prefeitura ofereceu um jantar para a comitiva do ministro e outros convidados no arco-íris magia na vila Paulo Gonçalves. Tanto o discurso do prefeito, quanto do representante do Governo Federal foram entusiasticamente aplaudidos pelos que se fizeram presentes ao encontro. Pimentel fez questão de ressaltar na presença de todos e do representante da construtora que a construção da agência será feita em tempo recorde, principalmente pelo empenho do prefeito Adailton, em especial pela compra e doação do terreno de imediato, coisas que não são comuns em outros municípios.
Nos próximos dias também estarão sendo iniciadas em Aurora, as obras de construção da escola técnica localizada no bairro Araçá, mais uma grande conquista da gestão atual que certamente ficará na história de Aurora pelos imensos benefícios que propocionará à sociedade.
Da: Redação do Blog d'Aurora, do JC e Seculte-Aurora.

domingo, 4 de outubro de 2009

Cometário de Richard Luna acerca do artigo de JC: "Monoarborização de espécies vegetais exóticas em Aurora: bioinvasão vegetal"

"QUE TEXTO MARAVILHOSO!!! ALIÁS NÃO É DIFERENTE DOS DEMAIS ESCRITOS DESTE GRANDE AUTOR ,QUE POR FELICIDADE DE NÓS AURORENSES A NOSSA VIZINHA VIU NASCER E CRESCER, PORÉM "AMADURECEU" NOS SOLOS AURORENSES E A CADA DIA QUE PASSA FAZ BROTAR ESCRITOS VALIOSOS. ESPERAMOS QUE ESSE TEXTO SIRVA PARA QUE AS AUTORIDADES TOMEM ALGUMA ATITUDE URGENTE, PARA QUEM SABE AINDA PODERMOS VER ALGUMAS DAS ESPÉCIES COMO AS QUE SÃO COLOCADAS "SABIAS, ALGAROBAS, JUAZEIROS, OITIS", ENTRE OUTRAS SEREM PLANTADAS E CONSERVADAS. ESPERAMOS TAMBÉM QUE ESSES INSENSATOS DA IRRACIONALIDADE NÃO CONTINUEM TÃO "IRRACIONAIS" E POSSAM, QUEM SABE EM OUTRA TERRA QUE NÃO SEJA A DELES, COM OUTRA POPULAÇÃO QUE NÃO SEJA A CONTERRÂNEA, PROPORCIONAR ALGO DE BOM, E NÃO "PLANTAR" PARA QUE OUTROS QUE VENHAM APÓS OS MESMOS SEREM OBRIGADOS A 'COLHER' ".
PARABÉNS J. CÍCERO PELO TEXTO.
Por: Richard Luna
Serviços:
Inseto: Lacerdinha
1 - Ordem Thysanóptera Esta ordem compreendecorpo estreito e dotado de dois pares de asas de tipo peculiar (franjadas), que, estando o inseto em repouso, se dispõem longitudinalmente na linha mediana do corpo. As formas jovens são geralmente amareladas, e os adultos escuros ou mesmo pretos. Os machos são de menor tamanho do que as fêmeas. O desenvolvimento se processa por paurometabolia, isto é, não há metamorfoses completas. As formas de insetos jovens são semelhantes aos adultos, embora não tenham ainda asas. São fitófagos, possuem os insetos conhecidos pelo nome genérico de "trips". São de pequeno porte, com o aparelho bucal do tipo picador-sugador, peculiar a esta ordem (raspador). Há nas lavouras de cacau, da cebola, do algodão, bem como no cultivo de plantas ornamentais, a incidência desses "trips". A famosa "lacerdinha" é encontrada geralmente entre os hibiscos. Duas espécies são assinaladas entre as orquídeas: o Taeniothrips xanthius Williams e o Anaphothrips orchidearum Bondar, em Minas Gerais e Bahia. É preciso bastante atenção nas plantas originárias desses Estados, os quais atacam as Laelias e Cattleyas, produzindo lesões simétricas nas folhas, por se introduzirem entre elas quando ainda estão novas, fechadas.Deve ser usado um dos inseticidas encontrados no mercado que seja de baixa toxicidade, de preferência sistêmico, isto é, de ação prolongada.
Poderá ser utilizado ainda um dos antigos defensivos agrícolas caseiros, cuja fórmula é a seguinte:
Calda sulfo-cálcica a 32 graus B. ............... 150 g Água .....................................................
10 litros Sulfato de nicotina a 40 % ....................... 10 cc
Fonte:Bonzai RN

Seculte-Aurora promove encontro com funcionários para discutir crise



Na manhã do último sábado 3, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esporte(Seculte) do município de Aurora reuniu todos os seus funcionários para discutir a crise por que passam a grande maioria dos municípios brasileiros e, em especial a situação local. Na ocasião, o secretário da pasta José Cícero falou das dificuldades decorrentes da crise econômico-financeira que ora se coloca à conjuntura municipal. Também explicou da necessidade da implementação de novos ajustes e adequações como forma alternativa para o enfrentamento e superação do problema. “Esta situação está inviabilizando a gestão pública e todo um conjunto de demandas sociais em diversas administrações espalhadas pelo Brasil inteiro, a exemplo do que ocorre com as prefeituras do vizinho estado da Paraíba”, disse o secretário. “Aqui em Aurora, não está sendo diferente”, afirmou, para tanto o prefeito Adailton Macedo está fazendo de tudo para não prejudicar o funcionalismo municipal, finalizou.
Funcionários da sede e zona rural participaram do encontro e tomaram conhecimento de toda problemática financeira atualmente enfrentada pelo município, decorrente do rebaixamento no valor dos repasses da União. Os integrantes da Seculte entenderam como razoáveis o conjunto de medidas a serem executadas pela gestão, bem como as medidas que visam racionar todas as despesas municipais a partir de então.
5ª Rodada da Copa Aurora prossegue desde sexta-feira:
Desde a última sexta-feira, incluindo sábado e domingo prosseguem as partidas que assinalam a 5ª rodada da 1ª Grande Copa Aurora de Futebol Amador – Lêço Quezado, simultânea ao Campeonato Juvenil, segunda divisão de futebol Luiz Simião edição 2009. Os jogos acontecem no bairro São Benedito(Aurora Velha) no campo Virgílio Távora, assim como no Araçá no Romãozão e no novo estádio.
Além de envolver mais de 30 equipes da sede, distritos e zona rural a competição vem sendo motivo de muito elogio por parte de torcedores, desportistas e dirigentes em parte pela organização, logística e participação da população. Cumpre destacar a forma da disputa e o envolvimento dos atletas juvenis(segundo quadro) que pela 1ª vez tem participado de um campeonato exclusivamente organizado para a categoria. A final da disputa está prevista nas duas edições para o dia do município – 10 de novembro.
Peneirão de Futebol Sub-20 previsto para breve:
No último domingo o presidente do Atlético de Cajazeiras – Nivan Furtado esteve de volta à Aurora onde acompanhou de perto as partidas que aconteceram no estádio. Nivan está viabilizando juntamente com o secretário da Seculte José Cícero a data para a realização do chamado peneirão sub-20 quando os atletas juvenis das escolinhas mantidas pelo município se apresentarão para os “olheiros” paraibanos. Os três melhores atletas farão testes numa segunda etapa com vistas a compor as categorias de base do tradicional time de Cajazeiras-PB. Em breve, segundo o secretário, a Seculte estará divulgando a data do tão esperando Peneirão de Aurora.
Da Redação do Blog da Aurora