domingo, 4 de outubro de 2009

Cometário de Richard Luna acerca do artigo de JC: "Monoarborização de espécies vegetais exóticas em Aurora: bioinvasão vegetal"

"QUE TEXTO MARAVILHOSO!!! ALIÁS NÃO É DIFERENTE DOS DEMAIS ESCRITOS DESTE GRANDE AUTOR ,QUE POR FELICIDADE DE NÓS AURORENSES A NOSSA VIZINHA VIU NASCER E CRESCER, PORÉM "AMADURECEU" NOS SOLOS AURORENSES E A CADA DIA QUE PASSA FAZ BROTAR ESCRITOS VALIOSOS. ESPERAMOS QUE ESSE TEXTO SIRVA PARA QUE AS AUTORIDADES TOMEM ALGUMA ATITUDE URGENTE, PARA QUEM SABE AINDA PODERMOS VER ALGUMAS DAS ESPÉCIES COMO AS QUE SÃO COLOCADAS "SABIAS, ALGAROBAS, JUAZEIROS, OITIS", ENTRE OUTRAS SEREM PLANTADAS E CONSERVADAS. ESPERAMOS TAMBÉM QUE ESSES INSENSATOS DA IRRACIONALIDADE NÃO CONTINUEM TÃO "IRRACIONAIS" E POSSAM, QUEM SABE EM OUTRA TERRA QUE NÃO SEJA A DELES, COM OUTRA POPULAÇÃO QUE NÃO SEJA A CONTERRÂNEA, PROPORCIONAR ALGO DE BOM, E NÃO "PLANTAR" PARA QUE OUTROS QUE VENHAM APÓS OS MESMOS SEREM OBRIGADOS A 'COLHER' ".
PARABÉNS J. CÍCERO PELO TEXTO.
Por: Richard Luna
Serviços:
Inseto: Lacerdinha
1 - Ordem Thysanóptera Esta ordem compreendecorpo estreito e dotado de dois pares de asas de tipo peculiar (franjadas), que, estando o inseto em repouso, se dispõem longitudinalmente na linha mediana do corpo. As formas jovens são geralmente amareladas, e os adultos escuros ou mesmo pretos. Os machos são de menor tamanho do que as fêmeas. O desenvolvimento se processa por paurometabolia, isto é, não há metamorfoses completas. As formas de insetos jovens são semelhantes aos adultos, embora não tenham ainda asas. São fitófagos, possuem os insetos conhecidos pelo nome genérico de "trips". São de pequeno porte, com o aparelho bucal do tipo picador-sugador, peculiar a esta ordem (raspador). Há nas lavouras de cacau, da cebola, do algodão, bem como no cultivo de plantas ornamentais, a incidência desses "trips". A famosa "lacerdinha" é encontrada geralmente entre os hibiscos. Duas espécies são assinaladas entre as orquídeas: o Taeniothrips xanthius Williams e o Anaphothrips orchidearum Bondar, em Minas Gerais e Bahia. É preciso bastante atenção nas plantas originárias desses Estados, os quais atacam as Laelias e Cattleyas, produzindo lesões simétricas nas folhas, por se introduzirem entre elas quando ainda estão novas, fechadas.Deve ser usado um dos inseticidas encontrados no mercado que seja de baixa toxicidade, de preferência sistêmico, isto é, de ação prolongada.
Poderá ser utilizado ainda um dos antigos defensivos agrícolas caseiros, cuja fórmula é a seguinte:
Calda sulfo-cálcica a 32 graus B. ............... 150 g Água .....................................................
10 litros Sulfato de nicotina a 40 % ....................... 10 cc
Fonte:Bonzai RN

Nenhum comentário: