terça-feira, 21 de junho de 2011

Forró Atual quanto pior melhor..*

"Na tão esperada festa de São João, o forró feito com arte, poesia e prazer criativo vai continuar sendo ignorado. É triste ouvir e ver o que está sendo oferecido e vendido como forró, especialmente aqui no Nordeste.
Mas é o sinal dos (péssimos) tempos.
Não há a menor vontade, pela maioria das pessoas que ouvem o 'forró moderno', de tentar perceber se ele é bom ou não. O que defini se ele é bom é a quantidade de vezes que é ouvido. Ou seja, tudo que for repetidamente tocado em rádios, carros e em toda parte é, sem dúvida, bom.
Será que vivemos um momento sem igual na nossa região, em que todas as músicas produzidas são maravilhosas? Não, é óbvio que não. A explicação é simples: perdemos a noção do que é feito com qualidade. Vivemos a inversão total: quanto pior, melhor.

Jamais quero cair no erro de dizer que só o que ouço tem valor. No entanto, hoje, quase tudo que se ouve ou se dança, independente do que está sendo dito ou destacado, é simplesmente aceito. A condição, quase inalterável, é que o tema seja relacionado a sexo, à bebida e à futilidade. Não quero dizer que músicas precisam discutir temas profundos, mas que possam variar de temas, mostrar, minimamente, originalidade.
Mas como variar, se o que boa parte de nós quer é a repetição. Assistam dez shows desse 'forró atual' e estarão vendo e ouvindo a mesma banda. O mesmo timbre de voz, as mesmas músicas, as mesmas coreografias. Se você fechar os olhos, e não souber quem vai tocar, será impossível perceber a diferença. A única coisa que muda é a fama e o nome do grupo.
Por isso que se repete tanto o nome das bandas no meio das músicas, pois essa é a única maneira de dar destaque ao que é cada vez mais igual.
Francamente, não tenho mais a ilusão de ver muita gente percebendo o óbvio: o que é feito ou não com qualidade. Sabemos que cada vez mais as pessoas estão desistindo de pensar, pois assim é mais fácil. Se o outro gosta, se todo mundo está ouvindo, deve ser bom, e eu também devo gostar. O lixo é luxo. E o luxo é consumir cada dia mais o lixo que nos apresentam. Pra quê qualidade, se poucos vão perceber? Discordo. Qualidade me dá gosto e uma mínima esperança de evolução.
É como disse o saudoso Accioly Netto, um dos poucos e legítimos poetas do forró, na sua bela música 'A Natureza das Coisas': 'Se avexe não./ Amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada./ A lagarta rasteja até o dia em que cria asas'. Embora quase tudo seja NADA no 'forró atual', ainda há gente que espera que a arte possa continuar criando ASAS.
Fonte: http://www.conversasdosertao.com
LEIA MAIS EM:
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.seculteaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com

sábado, 18 de junho de 2011

Asteróide vai passar pela Terra, afirmam cientistas da NASA

Asteroide:Nasa descarta colisão e minimiza efeito gravitacional do objeto. ‘YU22′ ficará a uma distância de apenas 325 mil quilômetros do planeta(foto Nasa).
A agência espacial norte-americana (Nasa) divulgou que um asteroide de 400 metros de diâmetro irá passar perto da Terra, a uma distância menor do que a do planeta em relação à Lua. O asteroide é chamado YU22 e deve se aproximar em 8 de novembro de 2011, ficando a apenas 325 mil quilômetros da Terra.
Esse valor é menor que a distância média da Lua para o planeta: aproximadamente 385 mil quilômetros. Mas para os especialistas, é comum a cada 25 anos a chegada de um objeto do tamanho de YU22 e passando à mesma distância. Segundo o programa da Nasa responsável pela detecção e estudo de objetos que passam perto da Terra (Near-Earth Object Program, em inglês), não há risco de colisão com a Terra. A agência também minimiza o efeito gravitacional do asteroide, afirmando que não seria possível sequer medi-lo.

Um impacto entre a Terra e YU22 também está descartado pelos próximos 100 anos, segundo o chefe do programa Don Yeomans. Mas outro objeto com esse tamanho a passar tão perto do planeta só deverá existir em 2028. O asteroide foi visto pela primeira fez em dezembro de 2005 pelo astrônomo Robert McMillan, chefe de um trabalho de monitoramento do céu financiado pela Nasa e realizado na Universidade do Arizona.
No começo do 2010, as melhores imagens do objeto foram feitas, quando YU22 estava bem mais longe: a 2,3 milhões de quilômetros de distância da Terra. Para os astrônomos, o interesse está na oportunidade de poder estudar com detalhes da composição mineral e do formato do asteroide.
Fonte: G1
...........................
LEIA MAIS EM:
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.seculteaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com

sexta-feira, 17 de junho de 2011

TOP SECRET - O QUE A NASA NOS ESCONDE?

Depois da FEMA, NASA manda funcionários e suas famílias se prepararem para situação de emergência.

HOAX? Não! Pois existe uma página oficial no site da NASA explicando “tim-tim por tim-tim”…
Então, o que estão à esconder de nós?
Será por causa da aproximação do cometa Elenin? Será mesmo que ele irá trazer danos à Terra (pois dificilmente irá nos atingir)?
Será a tempestade solar que nos aguarda? Uma grande crise irá estourar? Uma lei marcial? E os campos de concentração?
Por que tanta preocupação em preparar seus funcionários e familiares a uma situação de emrgência?
Lembram-se dos apelos da FEMA a aproximadamente 2 anos atrás?
E os bunkers? Por que a as elites estão construindo abrigos subterrâneos para si?
É, dá-se a entender que o futuro (principalemente o nosso) não será tão fácil…
Paranóia? Não sei… Mas está tudo muito estranho e silencioso…
Como a mídia se preocupa apenas em distrair o povo, e não nos informa nada, temos mesmo que considerar diversas possibilidades.http://www.blogger.com/img/blank.gif
Veja a página da NASA que contém o aviso:http://www.nasa.gov/centers/hq/emergency/personalPreparedness/index.html
E o vídeo: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=BZUPGw7p9I0#at=75

FONTE:

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Aurora, cenário marcante do Cariri Cangaço 2011

Por: Manoel Severo

Bosco André, José Cícero, Manoel Severo e Sousa Neto(na sede da SECULTE-Aurora)

Reunião de trabalho marcou a confirmação do município de Aurora como um dos principais anfitriões do Cariri Cangaço 2011. O encontro entre a Curadoria do evento e representantes do município aconteceu na sede da Secretaria da Cultura de Aurora, sob o comando do pesquisador, escritor e poeta, José Cícero. Ao encontro compareceram, além de Manoel Severo(Fortaleza/Crato), curador do Cariri Cangaço, os pesquisadores Bosco André(Missão Velha) e Sousa Neto(Barro).

Caravana Cariri Cangaço visita a lendária Estação da RVC de Aurora, onde tombou baleado(1928), o Cel. Izaías Arruda. Fotos: 1- Sec. JC acompanha os pesquisadores do CC Severno, Bosco André e Souza Neto. 2- Marcos históricos da antiga estação do trem de Aurora.

O secretário de cultura de Aurora, pesquisador do cangaço José Cícero, que na oportunidade representou o prefeito municipal Adailton Macedo, asseverou "a grande satisfação do município em acolher pelo segundo ano consecutivo o Cariri Cangaço e afirmou que a cidade já se prepara para receber o grande público que com certeza estará participando do evento."

Para o pesquisador Bosco André, a "presença de Aurora se configura como um dos pontos centrais do Cariri Cangaço, uma vez que foi cenário e palco de um dos episódios mais fortes da vida de Lampião, que foi a traição de Izaías Arruda". Já Sousa Neto considera que é "muito importante essa conjunção de esforços dos municípios do cariri, como Aurora, Barro, Missão Velha, Barbalha, Crato e Juazeiro, para fortalecer a memória e a história de uma época tão importante.

(*) NOTA CARIRI CANGAÇO: Aurora receberá a segunda noite solene do Cariri Cangaço 2011, precedido de visita técnica o município recebe a caravana de convidados e o público em geral, na noite de quarta-feira, dia 21 de setembro.
FONTE: Blog oficial do Cariri Cangaço - www.cariricangaco.blogspot.com - Fotos: In CC: Manoel Severo
LEIA MAIS EM:
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.jcaurora.blogspot.com
www.seculteaurora.blogspot.com
.

terça-feira, 7 de junho de 2011

Prefeito de AURORA Adailton Macedo participa do 1º Encontro do Hospital Regional do Cariri

Prefeitos, secretários de saúde e dirigentes de hospitais polo de municípios da região do Cariri participaram ontem do 1º Encontro do Hospital Regional do Cariri (HRC).
No evento, que teve como anfitrião o secretário da Saúde do Estado, Arruda Bastos, eles visitaram as instalações do novo equipamento e foram informados sobre o fluxo de funcionamento da unidade de saúde.

"O HRC veio para agregar novos serviços e não para substituir o que já vem sendo realizado pelos municípios", afirmou o secretário, destacando as especialidades que serão atendidas no local, evitando que pacientes sejam transferidos para Fortaleza. Cardiologia, urologia, proctologia, oftalmologia, mastologia, neurologia, gastroenterologia, traumato-ortopedia, cirurgia geral, cirurgia plástica e clínica médica.

Nesta semana dois novos serviços entram na rotina de atendimento do hospital: ressonância magnética e tomografia. Arruda Bastos enfatizou que na condição de unidade terciária de alta complexidade, o HRC recebe somente pacientes encaminhados pelos 44 municípios da macrorregião do Cariri por meio da Central de Regulação do Estado. Com a oferta de serviços de ambulatório cirúrgico, ultrassonografia e exames laboratoriais, o hospital iniciou o atendimento na última segunda-feira, 23 de maio. No dia seguinte, a terça-feira, começaram a ser realizados os exames de endoscopia.

Os prefeitos também foram esclarecidos sobre o Fundo Estadual de Atenção Secundária à Saúde, para o qual os municípios disponibilizarão 15% dos recursos do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para custeio das Policlínicas regionais, Unidades de Pronto Atendimento (Upas), Centros de Especialidades Odontológicas (Ceos) e Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu). O fundo conta com dois terços de recursos do Estado e um terço dos municípios da microrregião.

Na segunda-feira, 6, a Secretaria da Saúde (Sesa) realiza um novo encontro no HRC. Será com instituições de saúde, universidades e conselhos municipais de saúde.

Fonte: Jornal o Povo - Fortaleza-CE.
............................
Nota da Redação:
Um Dedo de Prosa!
Por José Cícero

No contexto de um mundo moderno a que todos denominam simplesmnete de globalização, é bom que se diga que qualquer homem público e, por excelência que se preza como autêntico representante do povo, precisa necessariamente está antenado com todos os principais acontecimentos da terra que representa, assim como da região, do estado e, po que não dizer da nação e do mundo como um todo...
Muitos, infelizmente, ainda apegados aos velhos conceitos, assim como ao antigo 'modus operandi' dos políticos mastodônicos do passado, às vezes até criticam injustamente as viagens dos nossos prefeitos do interior para as metropóles. E a nossa querida Aurora não é uma exceção a esta crítica sem fundamento onde, a um só tempo, se acomodam a revanche e a políticagem. Muito especialmente dos que resolveram fazer a 'oposição por oposição'. No entanto, não enxergam e sequer compreendem que só se é possível conseguir recursos públicos, digamos extras e significativos para se fazer coisas novas e diferentes quando se vai a capital e ao centro do poder. Do contrário, o município( em muitos casos pequenos e sem muito peso, portanto sem nenhum poder de barganha) fica como que à ver navios, parado no tempo esperando, por assim dizer, quase o milagre eterno de uma liderança olhá-lo com bons olhos e fazer uma oferta de uma emenda etc. Isso é pura miragem. Porque nem sempre é assim que as coisam funcionam nesta política da pós-modernidade. De sorte que não é nada inteligente a opção da inércia, ou seja, de ficar esperando em 'brancas nuvens' o mundo passar... Aguardando mês após mês apenas os parcos recursos que constituem os chamados repasses constituicionais. E ainda por cima mais recentemente, ter que assistir passivamente a diminuição destes valores e o aumento às vezes incontroláveis das despesas e das obrigações em faces das imensas e cada vez mais crescente demandas sociais e trabalhistas.
Conquanto, neste ritmo a administração pública chegará ao ponto de se tornar inviável. E desse jeito, o município não avança. Não cresce e não se moderniza. Por fim, não consegue prestar um bom serviço aos seus munícipes, notadamente os mais carentes num dos segmentos mais senssíveis: as crianças e a juventude.
Por isso, além de projetar o nosso município, estas viagens e estes encontros de lideranças fortalecem os futuros atos reivindicatórios em favor da nossa municipalidade e do nosso tão sonhado progresso social.
Quanto o município não perderia, caso o gestor público, não tivesse a necessária ousadia de travar o bom combate no além-fronteira no sentido de angariar novos recursos e novas obras para a terra que representa? Quantas conquistas já empreendidas teriam sido perdidas caso o gestor não estivesse atento e sempre disposto a buscá-las mesmo sabendo de toda a demora e a dificuldade que representar?. Ora, como diria a canção revolucionária de Vandré - 'Quem sabe faz a hora não espera acontecer...' Penso que isso, sobretudo no que diz respeito as adminsitrações pública é uma verdade inexorável. Mais ainda: uma necessidade quase vital a que todo município terá que assumir daqui pra frente, sob pena de parar no tempo e no espaço. De ficar pra tás na corrida do seu desenvolvimento num contexto mais geral...
Acaso alguém já fez este cálculo? Ou seja, de quantos benefícios em obras, ações e finanças o prefeito Adailton macedo já conseguira para Aurora nas suas andanças por Forteza, Brasília e outras localidades por este país afora? O quanto Aurora já se fez conhecida por conta da ousadia de nunca ter medo se imiscuir por entre os grandes?
Neste caso, confesso que seria de bom grado lembrarmos um pouco de mais um velho e sábio adágio sertanejo, que diz: "Cobra que não anda não come caçote".
Nisso, eu assino em baixo...
JC - Da redação.
LEIA MAIS EM:
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.seculteaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Novo site na praça: Equipe do “Eita Aurora” visita cemitério da Bailarina



Belas e bucólicas imagens do enigmatico e palpitante Cemitério da Bailarina na região de Antas em Aurora

Estive recentemente, creio que pela quinta vez, em mais uma visita ao enigmático Cemitério da Bailarina localizado nas brenhas do sítio Carro Quebrado no riacho das Antas na direção dos Patos em plena caatinga.
A convite do site “EITA AURORA” que será lançado em breve sob a coordenação dos jovens: Lamarck Dias, Filipe Gonçalves, Aldo Rangel e Pedro Victor. Fui literalmente alçado à condição de guia especial visto que nenhum dos integrantes do novo site conheciam tal lugar a não ser pela Revista Aurora. Queriam que, além de os acompanhar também que eu gravasse entrevista acerca da história do cemitério e outras informações pertinentes. Aceitei de bom grado o convite. Levei-os até lá. O caminho agora com a invernada estava irreconhecível ao ponto de pensar que havia perdido o local exato onde ficava a entrada do cemitério serrote acima, agora quase fechado pelo matagal verde.
Uma bela reportagem foi gravada no ambiente. A matéria será exibida em primeira mão no rol de estréia do novo site o que será muito no sentido de que possamos dá maior visibilidade a tal importante espaço turístico de Aurora.
Trata-se do fantástico cemitério da Bailarina. Necrópole enigmática que nos remete inapelavelmente ao século XVII muito provavelmente, conforme uma das remota descrições tumulares ao distante ano de 1747.
Por tudo isso o cemitério da Bailarina com toda certeza representa um dos nossos maiores patrimônios históricos que, curiosamente, até bem pouco tempo era praticamente um ilustre desconhecido por quase a totalidade da sociedade aurorense.
Até que em 2007 por ocasião da publicação do primeiro número da ‘Revista Aurora’ resolvi pesquisar este altivo monumento da nossa memória histórica. A matéria virou a reportagem especial de capa da Revista e, por gravidade, fora inclusive publicada no caderno Regional do jornal Diário do Nordeste, no Jornal O Povo e outras mídias.

Ao lado do companheiro Luiz Domingos, resolvemos virar de vez exploradores da história do esquecimento. Quando de moto e a pé, passamos meses pesquisando, registrando e visitando paulatinamente diversos pontos há muito escondidos da história de Aurora.
Hoje felizmente, muitos deles assim como o cemitério da Bailarina estão começando a despertar o olhar e a atenção da nossa gente contemporânea, dantes carente de compromisso com a importância de se resgatar e preservar elementos singulares da história. De modo que muito, do nosso patrimônio material e imaterial agora começa a se tornar mais conhecidos e visitado por muita gente.
Cumpre destacar que, com este objetivo é que estaremos a frente da Secretaria de Cultura e Turismo do município concluindo ainda este mês o inventário histórico e turístico de Aurora. ...........................
Por José Cícero

LEIA MAIS EM:

www.jcaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com www.seculteaurorajc.blogspot.com www.aurora.ce.gov.br www.prosaeversosjc.blogspot.com