sexta-feira, 16 de maio de 2014

Prefeito Adailton Macedo e Ver. Chico Henrique participam da 17ª Marcha de Gestores em Brasília

O Prefeito Municipal de Aurora José Adailton Macedo, ladeado do vereador Chico Henrique participaram da 17ª Marcha de Prefeitos, vereadores e gestores de todas as regiões do Brasil a Brasília em Defesa dos Municípios, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), no setor de clubes sul
O Prefeito Municipal de Aurora José Adailton Macedo, ladeado do vereador Chico Henrique participaram da 17ª Marcha de Prefeitos, vereadores e gestores de todas as regiões do Brasil a Brasília em Defesa dos Municípios, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), no setor de clubes sul.

O movimento dos prefeitos tem como objetivo pressionar o governo federal no sentido de obter aumento no Fundo de Participação dos Municípios (FPM), haja vista, que a CNM apresentou projetos na Câmara dos Deputados e no Senado Federal que aumenta em 2% o repasse do Fundo, e a expectativa dos prefeitos é que a matéria seja aprovada o mais rápido possível.

Segundo o prefeito de Aurora, Adailton Macedo, os administradores do país não podem cruzar os braços diante de tantas crueldades que o governo federal vem praticando contra as prefeituras, deixando os governantes praticamente impossibilitados de administrar. “Nós (prefeitos) temos que unir forças para que juntos possamos lutar em defesa do nosso povo. Jamais poderemos cruzar os braços pra esse tratamento que estamos recebendo do governo federal”, disse Adailton Macedo.

O parlamentar aurorense, Chico Henrique, falou que é inadmissível os moldes com que a gestão federal vem tratando os municípios brasileiros, principalmente os que constituem a região nordeste. “Temos que defender o nosso povo a qualquer custo, pois fomos eleitos justamente com o compromisso de representar bem a nossa população, discorreu o vereador.   

Na visão dos prefeitos, fica muito difícil administrar com o crescimento das demandas e a redução dos recursos, pois os municípios brasileiros têm sofrido com as constantes quedas do repasse do FPM, inviabilizando desta forma uma série ações e projetos das prefeituras.

Cantando o hino nacional e com palavras de ordem, milhares de prefeitos se concentram na rampa do Congresso Nacional, em Brasília, nesta quarta-feira, 14 de maio. Revoltados com a ausência da presidente da República Dilma Rousseff, e dos ministros, na XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, os prefeitos entram no parlamento dizendo em coro: Dilma pode esperar, a sua hora vai chegar.”

Apesar de terem sido recebidos pelo presidente do Senado Federal, Henrique Eduardo Aves (PMDB-RN), com tapete velho, os gestores municipais afirmavam: queremos respeito”.  O presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Paulo Ziulkoski, voltou a reiterar que os prefeitos esperam do Congresso e dos parlamentares a votação da Proposta de Emenda a Constituição (PEC) que aumenta em mais 2% o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

O Fundo é Constitucional e tem um efeito redistributivo, quanto menor o Município mais ele recebe, e a tem mais de 4 mil Municípios que tem o FPM como sustentação de suas políticas. Essa é uma das nossas lutas”, disse Ziulkoski. Ele também voltou a reiterar a reivindicação de decisão dos royalties por parte do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta quinta, 15 de maio, último dia da XVII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, 03 ministros participaram do evento. São das pastas de Saúde, Arthur Chioro; de Educação, Henrique Paim; e das Cidades, Gilberto Occhi. Os ministros discorreram sobre temas recorrentes e relevantes destas áreas a uma plateia de mais de cinco mil gestores municipais.

Além da presença destes ministros, a programação contou com reuniões paralelas. A das Cidades Históricas, a da Seca no Nordeste e do Portal Cidade/Compras. Às 10:30h, no Plenário principal, houve a apresentação dos projetos e parcerias da Confederação Nacional de Municípios (CNM). Em seguida, a entidade premiou os primeiros 10 colocados no Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS), seguido do encerramento do evento com a leitura da Carta da XVII Marcha a Brasília, que ocorreu as 11:00h.
..................
Fonte: www.aurora.ce.gov.br
Informes- Luiz Neto e Adriano Sousa.

Nenhum comentário: