sábado, 5 de julho de 2014

Seleção Brasileira > Estorinha para destoar um pouco daquela que nos inventaram, ou seja, 'para Boi Dormir'*

Sem fanatismo algum torço para o Brasil na tal Copa da empresa Fifa (com o devido perdão da palavra)... E nem sei ao certo se este meu sentimento é por puro patriotismo como dizem por aí os donos da verdade via TV Globo(perdão novamente), ou pelo fato de que; malgrado o esquema de corrupção empresarial em que se transformara o futebol, confesso que ainda gosto de acompanhar(vez por outra) uma boa partida do futebol-arte(sempre que possível). Posto que, futebol bom como nos velhos tempo, não há em canto algum( a não ser na lábia da TV).
Atualmente o bom futebol(sic) só acontece mesmo para os empresários, os cartolas e os jogadores. Enquanto para o povo só resta mesmo pagar a contas do espetáculo como muito suor, paciência, adoração e sacrifício.
Ora e a mídia? >
Mas a força da mídia(como se ver) tem hoje quase o poder de Deus. Fazendo com que o povo esqueça tudo e se acostume passivamente com tudo o mais que existe de ruim ao seu redor, para enfim para gritar, sorrir, comprar souvenirs, camisetas, ingressos e assistir feliz da vida o tal futebol. Ao ponto de não mais enxergar o óbvio, como por exemplo, que a seleção não está bem. Basta ver como passou pelo Chile além da forma como se pediam ao juiz para acabar a partida com medo de um empate da Colômbia.
Sorte que o futebol mundial esta se nivelando por baixo, em que pese as famosas zebras( que é coisa comum até na copa). Há quem diga até que Neymar foi o melhor jogador em campo... Contra a Colômbia ele só não foi o pior por conta de Fred e Oscar ambos queridinhos do Felipão. Ah, sim o Felipão o melhor técnico do Brasil que rebaixou o palmeiras.
E a contusão do REYMAR? Um crime eu diria. Nada compatível com o esporte dentro do contexto de uma competição planetária como tal. Muito pior que a suposta mordida do uruguaio L. Suárez. Não sei se a Fifa pensará assim. 
E o Desfalque para as semifinais?
Sei não. Não quero acreditar em time de um atleta só. No mais, se o Brasil acha que depende tanto assim de um único jogador e não do seu conjunto para ser campeão do mundo. Então, penso que já está a um passo da derrota. Seja ele Neymar ou não. Prefiro confiar no coletivo.
E a campanha de comoção social - 'FORÇA NEYMAR!'
Ora bolas, já já ele estará de volta e isso não mexerá sequer com um só centavo de dólar dos seus bilhões. Terá os melhores médicos do mundo para tratá-lo. além dos holofotes da imprensa marrom lhe paparicando.
Ora gente. Paremos com isso. Heróis são os trabalhadores brasileiros - não os jogadores da seleção - Por favor Não acreditem tanto no que diz o sr. Galvão Bueno. Buena! Vamos pedir forças para os milhões de brasileiros que desde muito estão( neste momento, inclusive) certamente sofrendo e humilhados nas longas filas dos hospitais sucateados deste país. E os que deviam lhe prestar serviços, quiçá tranquilos diante da TV vendo a copa.
Força para o povo humilde que após cada partida volta para a árdua lida de cada dia como se a própria vida fosse um eterno domingo de futebol... Isso sim é heroísmo, patriotismo e por aí vai.
E mais: se acham realmente que um possível título da seleção irá servir para uma reeleição. Então eu me recuso terminantemente a torcer de coração, ou mesmo a sequer dizer que a minha torcida tem algo a ver com qualquer tipo de patriotismo barato. Ou não!?
Pelo sim ou pelo não. Viva o Brasil campeão...
......................................
Por: José Cícero
- Aurora - CE.

foto: charge ilustrativa(http://jboscocaricaturas.blogspot.com.br)

Nenhum comentário: