quinta-feira, 16 de abril de 2009

História: Prefeitura de Aurora adquire antigo Casarão da Reffsa

Prefeitura de Aurora adquire prédio antigo preservando patrimônio histórico do município
A Prefeitura de Aurora acaba de conseguiu a aquisição do prédio histórico conhecido popularmente com 'o Casarão da Reffsa". O antigo prédio serviu durante muito tempo com residência do agente da rede ferroviária quando o trem ainda era uma realidade em toda região. Edificado no inicio da década de 20, o velho casarão constitui uma verdadeira relíquia. Um testemunho vivo de parte importante da história de Aurora. Por pouco, não toma o mesmo destino do Galpão da Reffsa e da Cadeia Pública do município. Ambos demolidos há mais de 10 anos.
Sabedor da importância da preservação da memória histórica e cultural, o prefeito Adailton Macêdo decidiu pela aquisição da casa do agente atendendo a uma das primeiras propositivas da Seculte-Aurora.
O prédio está em estágio avançado de reforma e, conforme o secretário de cultura do município, o professor José Cícero, as obras se estendem igualmente ao prédio da Estação. O primeiro abrigará a sede da secreatria, albergando os departamentos de Cultura, Turismo e Esporte. Além de possibilitar um adequado espaço para Exposições permanetes, oficinas de artes e ofícios, bem como de lazer e entretenimento cultural. "Vamos criar novos espaços para nossos artistas e artesãos", disse o chefe da pasta. O casarão será por assim dizer um verdadeiro propulsor do novo movimento sóciocultural de Aurora.
O titular da Seculte, comemorou a aquisição do prédio por ser pesquisador e estusiasta da preservação da história de Aurora. Quanto à estação ferroviária, a idéia é abrigar a bibliotca Pública que terá seu acervo ampliado. O segundo salão da estação servirá a Ilha Digital e o centro um museu, espaço público-cultural e praça de alimentação(centro gastronômico valorizando a rica culinária local), disse o secretário. "Temos um projeto mais extenso com vistas ao tombamento de outros espaços históricos, a exempo do próximo, que será o antigo prédio que serviu como residência ao fundador de Aurora - Cel. Xavier, que remonta os idos de 1731, Além da estação e a casa do agente do distrito de Ingazeiras, finalizou.
Por: Luiz Neto Xetão
Aurora-CE

2 comentários:

Aurileide Alves disse...

Que bela peça da arquitetura cearense. Fico feliz por saber que no interior do Estado os gestores públicos estão empenhados em preservar as riquezas culturais de nossa região. Abraços

Paulo Afonso de Paiva Cavalcanti disse...

O verdadeiro propulsor do novo movimento sóciocultural de Aurora chama-se José Cícero. A compra do casarão e sua reforma é fruto de uma gestão que vislumbra o futuro com os pés fincados em um passado que não pode ser olvidado. Parabéns prefeito, parabéns Aurora.