terça-feira, 7 de abril de 2009

Professor Tarciso Leite comenta artigo de José Cícero

PREZADO prof. JOSÉ CÍCERO E MUI DIGNO SECRETÁRIO DE CULTURA E TURISMO DE AURORA,
Li e reli seu substancioso artigo, de (4/4/09 no Blog da Aurora), onde analisa e critica o processo de desenvolvimenhto como é visto e dinamizado em nossa sociedade contemporânea, sob comando do capitalismo ou neo-liberalismo...Endosso seu ponto de vista e suas críticas bem fundamentadas. O desenvolivmento, que segundo Karl Max é um "imperativo histórico", devia ser melhor orientado e conduzido, para evitar "tanta exploração do proletariado pela burguesia megalomaníaca, ambiciosa, alienada e desumana". (Das Kapital). Seu artigo dá muito o que refletir, e uma discussão sobre os tipos de sociedades existentes no mundo contemporâneo, inclusas as "subdesenvolvidas e párias" da África, as em "via de desenvolvimento" da Ásia e da América Latina, as que se consideram "desenvolvidas e berço da civilização ocidental": Européias e as que se vêem como protótipos de "sociedades altamente desenvolvidas", como as Norte-americanas...
Parabéns! temos que tentar desenvolver o mundo dentro de uma visão mais humana, igualitária, sem disparidades continentais, regionais, nacionais e sócio-culturais... Temos que descobrir como contribuir para dirimir esta triste situação globalizada, injusta e desequilibrada. Sempre acho que nós, os "conscientes desta realidade", frequentemente vamos na mesma corrente, sem muito fazer para tentar mudar o perfil mundial e descobrir novos horizontes para realizar algo de concreto com o surgimento de uma "nova humanidade". Avante! Tentar conscientizar os outros já é um passo... Mas, por onde começar o alicerce novo desta "nova humanidade"?
Breve estarei em Aurora: Semana Santa.
Abraço do professor conterrâneo,
Tarciso Leite.
Fortaleza - CE.

2 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de parabenizar ao maior intelectual de Aurora, amigo e irmão, Prof. Franciso Tarcisio Leite pela dedicação aos brilhantes trabalhos do nosso Secretário de Cultura Prof. José Cicero da Silva, o maior ativista cultural de Aurora, bem como registrar nesta Semana Santa, a preservação dos parques eclesiásticoos culturais de fé em projeção da Ordem Santa Cruz- Penitentes.(vigilância espiritual) Sejam:
Casarão do Coronel Francisco Xavier de Sousa, 1831 ao lado da Igreja matriz

Preservação da Braúna Santa local de iniciação de Lampião na Ordem Santa Cruz- Penitentes, junho,1927.
Centro de Expansão da fé
Campo do Oleiro ao Getsâmani no Bairro São Benedito. Via Crucis.
Bailarina.
Carro Quebrado Local do Encontro de Lampião com os penitentes.
Capela de cotinha sitio Pavão
Capela da Santa Popular de Aurora - Mártir Francisca
Cruzeiro dos penitentes Padre Luna, início do olho dàgua.
Túmulo de Francisca Xavier dos Santos, filha do Coronel Francisco Xavier de Sousa, indicação feita com vida pelo Saudoso irmão Vila Gonçalves.
Creio ser auspicioso, com a sua chegada a Aurora, um projeto ou selo de preservação, no repasse ao secretário de cultura José Cícero da Silva, como fim parlamento mirim de Aurora. Para aprovação.

O Irmão de Sempre.

Luiz Domingos de Luna. Mestre de Ordem, Ordem Santa Cruz - penitentes - Santa Ugreja de Roma forania de Aurora aos 08 dias de Abril,2009.

José Cícero disse...

Amigo e confrade Luiz Domingo,
A priori mui grato pelos elogios sempre dispensado a minha pessoa, creio que não mereço tanto. Tanto assim, diria que é apenas reflexo da sua bondade incomensurável para comigo.
Com relação ao seu registro preservacionista do nosso rico patrimônio histório material/imaterial, como pode ver tudo o que vc enumera na missiva em epígrafe está devidamente contida nas minhas/nossas resportagens dantes publicadas de maneira até esmiuçada nas reportagens especiais das duas edições da nossa querida REVISTA AURORA. E que portanto, compõem o universo das minhas preocupações,naturalmente, assim como o rol dos projetos e iniciativas deverasmente inseridos na pauta da "nossa" Secretaria de CULTURA, TURISMO E DESPORTO(Seculte-Aurora).
Iniciativas que inclusive. a partir de então precisaram decerto da vossa participação e empenho. Assim como de todos os artistas e demais agentes culturais da terra do Menino Deus e Aldemir Martins. De tal sorte, que estaremos juntos nesta luta continuada em prol da defesa, resgate e preservação da memória e do rico patrimônio aurorense.
Saudações Culturais e literárias.
Abraços salgadianos,
Seu amigo e camarada Prof. José Cícero
Seculte/Aurora