sábado, 9 de maio de 2009

Antigo Casarão da Reffesa agora pertence ao município, afirma secretário de Cultura






Uma conquista das mais importantes. É com este sentimento de entusiasmo que todos os integrantes da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporte(Seculte) do município de Aurora vêm avaliando a recente aquisição através da Prefeitura, de um verdadeiro monumento histórico de Aurora. Trata-se do antigo casarão da Reffesa, conhecida no passado como a ‘residência do agente’. Uma bela construção que bem relembra o período neoclássico, bem como a época áurea do município, quando Aurora era recordista na produção do "ouro branco" o algodão", diz o secretário da pasta José Cícero.
O velho casarão, agora completamente revitalizado irá abrigar a sede da Seculte e ainda servirá como um espaço cultural contendo sala de exposição, apresentações artísticas e oficinas de artes e ofícios.
Localizado estrategicamente no coração da cidade bem ao lado da estação ferroviária, o prédio do início dos anos 20 após as obras de reforma conferiu uma nova vida ao espaço urbanístico da cidade de Aldemir Martins e Serra Azul. “Estaremos trabalhando a partir de agora no processo de tombamento e aquisição do sobrado do fundador de Aurora - Cel. Xavier”. Uma construção ainda mais antiga, que remonta os idos de 1831, localizado ao lado da igreja matriz. Esta semana concluiremos a reforma da Estação Ferroviária que sediará a biblioteca central e Ilha digital, além de espaço para exposição temporária, museu, cine clube e um centro de gastronomia tradicional da terra. Um local de visitação pública, como no passado, enfatiza o secretário.
Dentro dos próximos dias a Prefeitura estará realizando a solenidade de inauguração dos novos empreendimentos culturais de Aurora. A instalação do museu do engenho de cana a céu aberto no entorno dos dois prédios, também é intenção da Seculte. O prefeito Adailton Macêdo assim como o seu vice Antonio Landim não escondem a vontade de promover uma política de cultura voltada para o incetivo e o resgate dos valores da terra. Na próxima semana o secretário estara viajando à Fortaleza quando juntamente com o Dr. Paulo Quezado e o próprio prefeito visitará alguns órgão estaduais no sentido de reivindicar novas conquistas para a Aurora nas áreas de cultura, turismo e esporte.
Da: Redação do blog: JC e de Aurora
In Revista Aurora

Nenhum comentário: