domingo, 31 de maio de 2009

Uma pequena reflexão acerca do que escreveu o professor Luiz Domingos

O professor Luiz Domingos de Luna que por sinal é nosso velho companheiro e artífice na difícil empreitada que foi a publicação da nossa memorável e pioneira “Revista Aurora”, que aliás, praza Deus haveremos de em breve, lançarmos mais um número já prestes a entrar no prelo.
Ele, o Domingos enviara-me e-mail sob a epígrafe de Comentário para este Blog e que ora tomo a liberdade de republicá-lo aqui(no rosto da página) como forma de referendar o que escrevo agora à guisa de reflexão necessária acerca do que expôs o nobre amigo De Luna. No tocante ao que lamenta o professor, por sinal coberto de razão: quero a propósito perguntar, que tipo de coisa poderia mais incomodar um verdadeiro mestre que não fosse a aversão da sociedade ao hábito da leitura? O que de algum modo se correlaciona com a produção literária via online justamente nesses tempos de modernidade tecnológica. Naquilo que se convencionou chamar de sociedade da informação? Convêm assegurar que a internet, graças a Deus, não é mais nenhum bicho papão, coisa somente ao alcance das elites como se constatava com tristeza até pouco tempo. Não, agora mesmo a sua popularização já é um fato consumado, inclusive na nossa bela Aurora. Não é à toa que o Brasil é campeão no mundo em acesso a Internet e na aquisição de computadores domiciliares e até no número de Lan House. Então, convenhamos, o que escreve o Domingos é assaz pertinente. Creio que envolve toda uma questão de Leitura, cultura e educação, enquanto ingredientes formadores de novos cidadãos, críticos, reflexivos, conscientes e leitores em potenciais. Tudo está ligado e é preciso estarmos atentos para este fato. Tanto a produção de conhecimento, quanto o acesso a informação e aos meios midiáticos ficaram muito mais fáceis e acessíveis a partir desta "invenção" fantástica que foi a internet com seus sítios, blogs, correios eletrônicos etc.
Nada pode incomodar tanto um educador que o contrário de tudo aquilo que se propõe para melhorar a educação da população. Temos que estar sempre aprendendo o tempo todo e cada dia mais e mais...A internet com os seus macanismos on-line são deveras indispensáveis para este desiderato. Que pode mais incomodar um professor do que os baixos índices de aprendizagem, O desregramento, a indisciplina, o distanciamento ético, os baixos salários, o descompromisso com as questões capitais do globo e que estão diretamente relacionadas ao gênero humano e a vida do planeta, a biodiversidade sem o viés educacional? Que outra coisa poderia incomodar e entristecer mais o verdadeiro professor que não o descaso, o fisiologismo, a mentira, o faz-de-conta para com tudo aquilo que deveria ser feito de um outro jeito, de uma outra maneira... quando mais e mais se distancia dos princípios educacionais, sobretudo aqueles defendidos até mesmo com a própria vida por figuras do naipe de Anísio Teixeira, Calmon, Paulo Freire, Darcy Ribeiro dentre outros?
Quero dizer que a preocupação do meu amigo Luiz Domingos é algo extremante necessário. Muito mais que incômodo e preocupação, diria que, urge que nos indignamos todos. Ou será que já se perdeu até mesmo esta capacidade do homo sapiens?! De modo que, diria ainda ao professor Luiz, que mais grave é saber que aqueles que têm por missão difundir o hábito da leitura não o fazem, não o tomam para si próprios como algo prático, fundamental e necessário como mais uma crucial ferramenta de crescimento e aprimoramento do seu ofício cotidiano. Diria que para tudo, muito mais que o discurso e a mera letra morta do papel, vale o exemplo. Do contrário nada, ou quase nada evoluirá de verdade. E isto é sintomático quando se analisa os resultados referentes à educação do país como um todo. E digamos que no que se refere ao aspecto da leitura, sobretudo e principalmente, tudo que fala o mestre é algo por demais preocupante e, portanto, merece sem mais delonga uma reflexão das mais profundas. Caso queiramos ainda encontra uma saída com tempo.
Por fim, direi que o computador não produz leitores e, tampouco escritores. Ele apenas auxilia, facilita as coisas... abre caminhos, novos horizontes, clarea novas perspectivas. No cotidiano da sala de aula e também fora dela, nas visitas às bibliotecas, na receptividade do livro como algo corriqueiro, quem sabe, produto da cesta básica é que se formamos verdadeiros leitores. E a consequência lógica disso tudo será: apego a produção textual sob as mais diferentes formas. O hábito da leitura também é um déficit dos mais gritantes e vergonhosos por entre os "catedráticos".
José Cícero
Da redação
___________________________________________
Disse/escreveu o professor Luiz Domingos:
"Grande amigo e irmão,
Fiquei muito feliz e agradecido pelo seu brilhante comentário no blog do juazeiro, penso que nós estamos dando a visibilidade a terra do menino Deus a altura da potencialide histórica , artística , cultural (...) que brota da terra do sol nascente. Fico triste, quando vejo que Aurora existe hoje centenas de computadores plugados na internet, porém quando faço um rotativo nO mundo on-line, vejo somente artigos do José Cicero, Dr Arimatéia e Luiz Domingos.
Creio que a nossa juventude deveria, se o artigo ainda é algo distante, pelo menos comentários. Não entendo ainda o porquê de tão poucos comentários nos artigos dos colaboradores de Aurora. Creio que, ou a juventude está plugada em orkut, ou outros sites, e não no essencial que é a integração entre o elo Juventude Aurora, Aurora juventude on-line, penso que nós deveríamos, em oportuno, fazer um artigo versando sobre esta situação, vejo que os meus humildes artigos, a mais das vezes, com exceção de você: JOSÉ CICERO DA SILVA - o pioneiro da Globalização de Aurora no mundo on-line, os comentários de meus textos são de pessoas que eu mesmo, nem as conheço, é sempre uma situação vexatória para mim, Como retribuir comentários de quem eu nem conheço? Enquanto que a turma do universo on-line de Aurora continua muda, calada, omissa.
Irmão fico triste com isto,
Penso que é o momento de colocar esta meninada no mundo on-line,
Concorda?"
Luiz Domingos de Luna
Aurora, 30 de maio,2009

Nenhum comentário: