segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Comentando o Comentário acerca do Artigo: Aurora, canteiro de obras: a crítica pela crítica

Jamil deixou um novo comentário sobre a sua postagem "ARTIGO: Aurora - Canteiro de obras - A crítica pela crítica":
"Esse tipo de aplicação do dinheiro público,deve ser diplomaticamente analisado e discutido com a comunidade. Aparentemente parece muito bonito, no entanto deve-se expor as consequências do perceptível contraste de uma obra drasticamente transformadora num municipio, primeiramente de um transido nada intenso,a maioria da população é pobre e baseada em principios da agricultura na zona rural com um comércio modesto e pouco desenvolvido. Então o porque desse processo equivocado no meio urbano de Aurora. Será que não vai ocorrer problemas com a escoação da Água, já que se aproxima o periodo de chuvas. E a educação nos meios de transito, que agora será mais do que necessário, e os demais setores do município a educação, a saúde, a segurança da comunidade, e o transporte escolar e a produção da zona rural não merecem a mesma atenção de investimentos. Enfim, qual a perspectiva dessas obras, a sua execução certamente irá apreender uma serie de modificações relacionais na sociedade aurorense.Os orgãos municipais envolvidos devem ficar atentos para as consequências de tamanha mudança, pois o asfaltamento não quer dizer necessariamente que o município estará progrendindo e se desenvolvendo, ou melhor vamos aguardar se estas modificações trarão benefícios para a comunidade em geral , o que é mais importante!!!"
__________________________________

Caro Jamil,
A priori agradeço a gentileza do teu comentário no nosso modesto Blog do JC.
O que queremos num primeiro momento é, justamente isso, ou seja, provocar um ambiente de intensa e salutar reflexão dentro de uma perspectiva de discussão do nosso cotidiano sócio-cultural, educativo e político.
Como se trata de um artigo, creio que seria interessante comentar o teu comentário, que aliás é muito bem vindo:
1- Se toda e qualquer obra tivesse que ser discutida demasiadamente com a comunidade como você coloca, isso ao meu ver praticamente inviabilizaria a sua realização efetiva, sobretudo pela questão do tempo e a subjetividade das pessoas. No mais, o gestor público assim como a edilidade foram escolhidos por todos nós(comunidade) portanto, têm a chancela para a realização de obras e ações do interesse público. O prefeito quando foi eleito pela maioria foi justamente porque propôs um leque de obras e ações dentre as quais o asfaltamento. Então, o povo antecipadamente já o aprovara. Depois, tudo que é feito e/ou aplicado tem o crivo e o conhecimento do legislativo o que demonstra o viés do processo democrático.
2- Você diz em relação ao asfalto “aparentemente muito bonito”. Não tem meio termo não. Não é aparente. É bonito mesmo! Isso ninguém tem dúvida... Tanto que a maioria da população o aprovou, isso é notório nos comentários por todos os quadrantes do município.
3- “Um trânsito nada intenso”? Ora, para os padrões de Aurora, amigo, o nosso trânsito já beira as fímbrias do caótico. Mas o executivo já mandara para a Câmara o projeto de criação do Demutran – o que já foi devidamente aprovado.
4- Com a rapidez com que os problemas se avolumam, todos os municípios por mais pobre ou menores que sejam, precisam se antecipar à problemática gerada pelo crescimento urbano e o inchamento das cidades. E graças a Deus e a racionalidade dos homens, isto está sendo feito em Aurora, digo, obras sociais com a perspectiva de futuro.
5- Você coloca como “ processo equivocado no meio urbano de Aurora”. Desculpe mas não vejo assim. Toda intervenção humana na natureza gerou algum tipo de desequilíbrio isso é uma característica do avanço tecnológico e da própria modernidade em todas as suas variáveis. Conquanto, um processo, diria irreversível. Por exemplo, quando se calçou a cidade pela primeira vez também gerou problema com relação ao escoamento, infiltração das águas pluviais etc.
6- Sim, como você diz, concordo que outras áreas merecem sim o mesmo investimento. O que inclusive já vem sendo feito no transporte escolar, a saúde, o esporte, a cultura, a agricultura etc. Faça a conta em relação ao governo anterior. A criação do Demutran também inclui a educação no trânsito.
7- Amigo, o asfalto só nos indica progresso. Mas digamos que não é apenas a pavimentação asfáltica... veja as outras obras: Creches, Posto de saúde, Escola Técnica, agência do INSS... e olha que são apenas 12 meses.
8- Sim, devemos estar preparados para o novo. Não apenas os setores públicos, mas a sociedades em geral. Todas as grandes mudanças da história causaram impacto. Em Aurora não será diferente. O futuro provará que nós os contemporâneos estamos no caminho certo. E olha que não me refiro a nenhum tipo de revanchismo político. Isso sim às vezes atrapalha. Mas as incompreensões também sempre existiram em todos os acontecimentos, inclusive os de caráter público-social.
9- Por fim, você ressalta que a maioria da nossa população é pobre. Eu digo; o que isso tem a ver com o asfalto? Isso inviabilizaria a obra em que? Uma visão urbanística moderna, limpa e organizada valoriza a cidadania e facilitar sim a vida urbana para um melhor convívio social das pessoas. Urbanismo é comodidade e bem-estar. De resto, por que grandes obras só podem ser feitas para as elites? Ao meu ver, o asfalto assim como todas as demais obras e ações da gestão atual são feitas para o segmento popular, sem nenhuma exceção...
10- Amigo. Sei que algumas das intervenções antrópicas criadas pela modernidade vão de encontro ao harmonioso e necessário equilíbrio da natureza. No entanto, não podemos ser “a palmatória do mundo”. Não podemos nos dá ao luxo de permanecermos por mais tempo à margem da modernidade e, tampouco do progresso e do desenvolvimento urbano. O asfalto não é uma invenção da Aurora, mas uma ferramenta utilizada em todo mundo. Sinal de progresso sim. Sei, que não é o seu caso, posto que você é um cara inteligente e sincero. Mas, a maioria dos poucos que criticam as obras do asfalto, os fazem por puro revanchismo. Um sentimento que não ajuda a cidade em quase nada.
Um forte abraço com a dimensão do Salgado. Feliz Natal e um Ano-novo recheado de efetivas realizações e prosperidades, tanto em espírito quanto em matéria.
Fraternalmente,
José Cícero
Aurora - CE.

Nenhum comentário: