sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

O Salgado é uma artéria aberta...

Por José CíceroComo certa vez dissera Demócrito - o cearense -, com o seu Jaguaribe, também direi eu agora que o Salgado ‘é uma artéria aberta’.
Um símbolo indelével da natureza de Deus em todo o seu ofertório de bonança engrandecendo o Cariri e facilitando a vida árdua dos homens.

Como que a vida toda nadando em seu remanso...
O rio Salgado é uma vontade incontida de uma gente sertaneja forte e destemida que nunca se entrega aos percalços de uma lida sofrível e estafante.
Uma sentença de grandes promessas se consolidando na mesma dimensão da fartura que ele nos oferece graciosamente a cada dia.
Uma celebração de eterna beleza e encantamento como um colírio ecológico a clarear nossos olhos para o espetáculo da vida diante do idílio dos seus ecossistemas.

Fático bioma. Natural poema de um Homero caririense em sua odisséia ambiental.

Inigualável milagre diluviano da caatinga a se derramar como trombas d’águas engravidando o Jaguaribe na sua imensa ânsia de querer ser mar.
O rio Salgado é um caminho de riquezas por meio do qual o Cariri adolesceu e se fez grande diante do Ceará e do mundo inteiro.
O abraço fraternal de Deus unindo os homens de boa-vontade. Mistério de doces águas em abundância matando a sede dos que nunca desistiram de lutar.

Rio Salgado, louvação de tudo que é sagrado a se derramar em correntezas de dádivas e exuberância sobre a consciência dos que são tocados pela boniteza da sua incomensurável biodiversidade.

Rio Salgado uma artéria aberta...

___
Prof. José Cícero
Secretário de Cultura
Aurora-CE.
LEIA MAIS EM:
http://www.jcaurora.blogspot.com/
http://www.aurora.ce.gov.br/http://
www.seculteaurora.blogspot.comhttp://
www.blogdaaurorajc.blogspot.com/
Foto: jc

N.R. :Comente as nossas postagens.

Suas impressões, sugestões e críticas, além de colaborações jornalísticas e literárias serão sempre bem-vindas.

Nenhum comentário: