quarta-feira, 16 de março de 2011

Japão: depois da tragédia à Hecatombe. Será?

Depois da catástrofe, agora vem o pânico diante da terrível ameaça de um iminente desastre nuclear, cujas proporções ninguém ainda será capaz de precisar ao certo. Esta é a nova e insustentável imagem do Japão, após a tragédia provocada pela série de terremotos e a grande onda ocasionada pelo Tsunami que juntos arrasaram populações inteiras situadas na margem litorânea do pais do “Sol Nascente”.
Parece improvável (para não dizer impossível) se imaginar uma nação das mais ricas e prósperas do Globo tendo neste momento que passar por uma situação de completo desânimo e sofrimento, como ora atônitos presenciamos pela TV e pela Internet. Uma destruição somente experimentada em históricos estados de guerra e por outro lado, nos remete às horríveis ocorrências de Hiroshima e Nagasak, tristes episódios que puseram fim ao conflito bélico mundial de 1945. Talvez seja este o preço a que todos terão que pagar (de um jeito ou de outro) por conta do péssimo tratamento que há séculos vem sendo dispensado à natureza, movidos que somos, por uma visão predatória e utilitária em relação aos ecossistemas terrestres e os recursos naturais.
Engana-se, todavia, quem pensar que os recentes incidentes do Japão possam se constituir apenas como um fato isolado diante do contexto de profundas mudanças climáticas e de aquecimento global que se batem sobre a face da Terra.
O que está a ocorrer nas diversas partes do planeta, são sérios indicativos de que algo de muito perigoso, grave e preocupante ainda está por vir. Ao que tudo indica provocados pelo alto nível de poluição, atividades antrópicas e o desequilíbrio ambiental por que passa a Terra.
Diante de todo este caos, cabe uma reflexão por parte dos seres humanos. Especialmente as chamadas lideranças mundiais. Ou seja: Será que vale a pena insistirmos tanto namanutenção do atual modelo de desenvolvimento econômico baseado na destruição desenfreada do meio ambiente e dos recursos naturais?
Será que vale a pena pagarmos um preço tão alto pela cega insistência humana em se brincar de ser Deus. Ou ainda será que vale a pena continuarmos investindo na fissão nuclear e na instalação indiscriminada de usinas atômicas pelo mundo afora?
Caso prossigamos com esta insensatez; depois das tragédias do Japão e da Indonésia teremos forçosamente que presenciar à hecatombe final. Quando fatalmente haveremos de vivenciar o mesmo fim que tiveram um dia os dinossauros.
....................
José Cícero
Professor de Biologia
Secretário CulturaAurora-CE.
LEIA MAIS EM:
www.jcaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.seculteaurora.blogspot.com
www.proaeversojc.blogspot.com
Foto: Da Internet

Nenhum comentário: