sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

AURORA: Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto promove primeira reunião do ano



Na noite da última quarta-feira, 7 aconteceu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Aurora, no centro da cidade, a 1ª reunião da Secretaria da Cultura, Turismo e Desporto tendo a frente o secretário professor José Cícero. Estiveram presentes todos os futuros integrantes dos três departamentos que compõem a pasta, bem como os diretores de cada área: Erivan Lavor pelo Núcleo de Ação Cultural, Maria de Lurdes pelo Núcleo de Turismo e Raimundo Borges(Tabosa) pelo Núcleo de Esporte.
Artistas, Desportistas, agentes cultuais, artesãos e outros convidados também participaram do encontro.
Ao abrir a reunião o secretário da pastaJosé Cícero fez uma explanação geral acerca dos principais objetivos e metas da sua secretaria, além da apresentação relativa as principais propostas estabelecidas para a construção de uma política sociocultural, esportiva e turística para Aurora. Na mesma oportunidade foi também apresentado um breve resumo sobre o imenso potencial que o município dispõe nas três áreas de atuação elegidas pela secretaria, com destaque para o rio Salgado, os artistas da terra, a figura da mártir Francisca - a santa popular de Aurora, além da rica e expressiva historiografia do lugar.
A formulação de um calendário festivo e permanente também foi debatido na reunião, com ênfase para o carnaval(AuroraFolia-2009), Festival de quadrilhas juninas e de poesia popular, os primeiros Jogos abertos de Aurora, Semana de arte e cultura, Festival Gastronômico(sabores da terra), Feira Municipal do Artesanato, festas religiosas, prédios históricos, dentre outros itens e eventos a serem explorados pelo setor.
“Temos a convicção de que estamos no caminho certo e que com a disposição do novo prefeito Adailton Macedo e o total empenho dos que fazem a nossa secretaria estaremos colocando Aurora na berlinda dos grandes acontecimentos culturais, turísticos, esportivos e gastronômicos do Cariri” enfatizou o secretário. “Precisamos resgatar, desenvolver, preservar, difundir, prestigiar e incentivar todo o rico manancial cultural que dispomos, posto que uma cultura não se criar : vive-se”, finalizou.

Um comentário:

Coluna do Domingos disse...

Creio e Confio plenamente que o nosso secretário de Cultura, Turismo e Desporto - José Cícero da Silva, deverá, a exemplo desta primeira reunião, contemplar em muitas outras, juntamente com os que fazem o ativismo vivo do nosso patrimônio cultural, hitórico,artístico (...)
É na grandeza do Momento quando a Santa popular de Aurora-Mártir Francisca - ganha tese de mestrado na UFC, nós em Aurora ganhamos também a oportunidade de edificação do turismo religioso, no Centro de Expansão da Fé católica, "ao sangue dos mártires semente de cristãos", bem como na fatalidade da morte do Rio salgado a sua ressureição, ao patrimônio histórico de Aurora, priorizando a Casa do Cel. Francisco Xavier de Souza -1831) sobradinho ao lada da igreja, neste novo nascer de olhar para as nossas potencialidades geográficas, Rio Salgado, Massalina, religiosas: Brauna Santa, Bailarina e com o celeiro de artistas, intelectuais, poetas, artesãos, da comédia, a 7º arte, com certeza teremos um novo renascimento que publicou para o mundo o nome da intelectualidade clássica para a epistemologia genética da humanidade.
Penso que a hora chegou, creio que o José Cíero irá materializar de forma histórica a cidade onde o rei do cangaço, Lampião, foi batizado na Ordem Santa Cuz, onde o Pe Cicero escolheu para edificar sua casa de veraneio.... " Que rastreia no imaginário popular o centro de cultura histórica cultural e religiosa para o mundo materialidao do agora". Do Já. Parabéns, grande intelectual