sábado, 7 de fevereiro de 2009

OPINIÃO: Desfile de Carnaval, uma competição para todos

A festa carnavalesca da cidade de Aurora vem se tornando numa das maiores animações de rua da região do Cariri. Mas ( nos eventos anteriores) existiu uma grande falha em relação aos que fazem esta festa ser realmente um sucesso. Tal falha é referente aos métodos de avaliação que a meu ver não é justa, principalmente quanto aos blocos; pois já no início da festa já se sabe qual bloco será o vencedor... Que é sempre o que tem mais condições financeiras.
Alguns participantes afirmam que, a avaliação é justa, mas outros a consideram errada. Os que são contra dizem que os blocos com uma boa condição financeira apresentam um abadá mais bonito e encantador, além de dispor de transportes e estrutura para se deslocarem para vários lugares durante o dia, sítios vizinhos à sede etc. Por outro lado, os que são contra também consideram injusta a avaliação pelo fato de os blocos carnavalescos de uma condição financeira inferior não poderem estar em vários lugares, mas são eles os responsáveis pela animação da folia à noite na avenida.
Do meu ponto de vista, esse julgamento deveria criar expectativa até o dia da apuração. Um das sugestões seria a criação de gincanas durante o dia que façam todos interagirem, além de contar como uma das notas nos quesitos de avaliação. Uma outra sugestão, esquecida durante os anos é a do desfile dos blocos pelas ruas. Deveria ser reservada uma noite da festa; de preferência a primeira, para o desfile, dando inclusive oportunidade aos idosos e aos que não podem estar na avenida, ou seja, que todos moradores de Aurora possam conhecer todo o encanto proporcionados pelos blocos de carnaval.
Ainda, é importante que se crie uma nova forma de avaliação, de modo que todos os blocos se interajam, para que não ocorra o que se viu no passado: tumultos e confusões entre os próprios concorrentes.
Um carnaval justo acarretará uma animação festiva sem violência e mais agradável para todos os seus participantes.
Hugo Leonard De’Leon Gonçalves dos Santos
Estudante
Aurora – CE.

Nenhum comentário: