sábado, 8 de agosto de 2009

Ateliê do artesão Dil André é instalado na Seculte-Aurora



Com a construção de brinquedos educativos, peças de artes, carros antigos em miniaturas, mamulengos em madeira e materiais reciclavéis em geral; artesão de AURORA instala seu ateliê no Casarão da Cultura, onde promoverá oficinas de artes e ofícios destinadas ensinar o que sabe às crianças aurorenses e apresentações turísticas.
Luiz André Avelino, ou mais simplesmente Dil André. Para muitos, o Dil do Araçá, da beira da linha. Uma figura modesta, sem muita expressividade para os menos atentos ou para os que não o conhecem na sua verdadeira dimensão do seu potencial. Ou ainda no seu autêntico ofício de artesão-carpinteiro. Mas, digamos que Dil André, existe na arte que faz e sobrevive, quase sempre, por conta dela. Dil André é por assim dizer, o senhor de si mesmo, enquanto fazedor de mundos, de momentos, de atos especiais, de ilusões e de fantasias, numa espécie de realismo fantástico, por intermédio do qual vive e, a um só tempo, anima e dá sentido ao mundo e a vida em sua volta como um todo. Sua lida, portanto é com a arte. Como de resto, tudo aquilo cujo ato da criação por algum motivo deixou pela metade...um universo incocluso é como ele percebe tudo o mais além das suas mãos. São tantas as definições possíveis para este homem múltiplo e de vivências, mas que o semblante sofrindo denuncia um eterno momento, uma experiência de solidão. Um grande artista quase fadado ao esquecimento.
Estas são apenas algumas, dentre tantas as definições possíveis para aferirmos na sua complexidade estética, todo o grau da arte que o mesmo domina com a mais pura maestria e substantiva perfeição das formas com que só ele consegue quase sempre, plasmar o seu trabalho. Quer seja com a madeira ou com outros materiais destinados à reciclagem. Seu talento com as miniatura de carrinhos de brinquedos, por exemplo, é algo por assim dizer, fora do comum, dado que beira às raias da perfeição. Os detalhes conferido as suas peças( quase sempre carro antigos e locomotivas da famosa RVC da sua infância...) são coisas simplesmente impressionantes, maravilhosos... Fatos, efeitos a inebriar nossos olhos e pensamentos. Algo que cativa desde as crianças aos adultos povoados de reminiscências, mesmo aqueles que quase nada conseguem compreender acerca do verdadeiro valor que concentra a arte na sua íntegra singularidade.
Dil André, é um mestre em tudo que faz. Seu trabalho com a madeira tem o magno toque da perfeição dos deuses. Toda a beleza que possui a nobreza dos renascentistas. A precisão dos grandes artistas grego-romanos, misturada a ousadia dos que se aventuram sempre a encontrar os caminhos que nos levem a perfeição do belo. Uma incursão ao lúdico que ainda existe em nós...
Dil André, um artesão, cuja linguagem vai muito além das mesmices, dos copiadores, do mau-gosto. Um verdadeiro idioma, uma linguagem por meio da qual os deuses da arte e da poesia mantêm um contato permanente com os construtores da fantasia e da felicidade universal, cuja matéria-prima sempre será a tessitura do verbo por meio do fazer cultural e da compreensão do contentamento visual de tudop aquilo, cujos sentidos aguçados acostumaram a vislumbrar como sinônimo de belo, geométrico ou de perfeito.
O Ateliê no interior da Seculte-Aurora:
Para dá vazão a este talentoso artesão de Aurora a Secretaria de Cultura resolveu acomodá-lo na própria sede da Seculte. Para tanto, acaba de instalar seu ateliê em um dos compartimentos internos da Secretaria, ou seja, no andar térreo do chamado Casarão da Cultura – na entrada do porão, onde em breve será instalado o museu histórico de Aurora.
Todo o ofício do artesão aurorense expresso pela quantidade das peças por ele produzidas estão devidamente expostas no local, abertas à visitação pública. Numa espécie de exposição permanente, facilitando o acesso da população as suas obras, cujo acervo é completado com peças de outros talentos da terra. A referida exposição “Talentos da Terra” já se encontra montada havia 5 meses logo na sala-de-estar da Seculte-Aurora, segundo informa o secretário da pasta, José Cícero.
Promoção de oficinas de artes:
"A idéia da instalação do ateliê do Dil no Casarão da Seculte tem por finalidade, entre outras coisas, facilitar a promoção de oficinas destinadas às crianças que desejam aprender a arte do artesão, bem como mostrar in loco, todo o seu trabalho aos que porventura visitarem a nossa sede, já que se trata de um prédio antigo, adquirido e preservado através da gestão do prefeito Adailton Macêdo, completou o secretário. "A criação de um museu no porão do prédio antigo também faz parte dos planos da pasta" completou. "Vamos construir assim, um verdadeiro complexo de lócus culturais, atrativos, envolvendo o Casarão, a Estação Ferroviária, a ilha digital, a Biblioteca, o café cultural, a pedra da estação, a linha férrea, a praça Pe. Cícero(estátua) o Oiti centenário com uma passarela indo até o açude recreio que precisa ser saneado com obras em seu entorno destiando a virar um espaço de lazer ecológico para a população; mas convenhamos, essas coisas não são fáceis, não acontecem do dia para a noite", disse ele.
SERVIÇOS:
Secreatria de Cultura, Turismo e Desporte(Seculte)
Av. Antonio Ricardo, 01 centro
Aurora – CE.
Telefone 88 3543-1022/1385

Nenhum comentário: