domingo, 2 de agosto de 2009

Aurorense lança em Juazeiro onde reside o Cordel " A Saga do meu padim"

Filho de Aurora – Teófilo Antonio de Sousa(THEÓ) lança em Juazeiro onde reside, cordel sobre a história do patriarca do Nordeste - o Padre Cícero Romão Batista, em comemoração a passagem dos 75 anos de morte do cearense do século.
Com o título “A Saga do Meu Padim” o trabalho de estréia do jovem cordelista faz um tributo a figura do santo padre do Nordeste em forma de versos que encantam pela beleza da rima e do tema que aborda. O escrito coincide com o aniversário dos 75 anos de morte do santo padre do Cariri e a inauguração da estátua que a Prefeitura de Aurora acaba de inaugurar na praça da estação, no último dia 20 de julho. Estreante no ofício de cordelista o autor após pegar gosto pelo estilo literário também já conclui uma outra ‘estorieta’: 'o encontro de Lampião e Patativa no céu' outro opúsculo que já se encontra no prelo.
Na dura ânsia de conseguir suporte financeiro para a nova publicação o autor manteve contato com a secretaria de cultura de Aurora(Seculte) no sentido de viabilizar mais esta publicação. O secretário por sua vez, fará visita a Lira Nordestina de Juazeiro com vistas a edição do cordel, vez que no projeto geral que a pasta pretende implantar no município existe um programa inteiramente voltado para o gênero literário típico do Nordeste.
Ainda, na Seculte-Aurora, segundo informa o chefe da pasta, está sendo montado um espaço inteiramente dedicado a exposição dos tradicionais “Versos”, ou seja, cordéis de reconhecido valor para a cultura popular, incluindo de autores da terra. “O cordel representa para a cultura nordestina o principal veículo pelo qual muita coisa foi transmitida, difundida através dos anos. O nosso jornal informativo, portanto tem um valor sociocultural inestimável. Por isso precisamos hoje mais do que nunca preservá-lo e, sobretudo apóiá-lo dentro de uma perspectiva de resgate e de preservação da nossa própria cultura popular”, explicou o secretário. "Vamos fomentar a produção literária e artística da nossa terra abraçando iniciativas com esta, estamos começando a construir os alicerces para esta finalidade", concluiu.

Nenhum comentário: