sábado, 28 de agosto de 2010

Seculte-Aurora distribui cordel sobre Lampião, lançado no Cariri Cangaço.


Por ocasião do Seminário Cariri Cangaço 2010, seção de Aurora, a Prefeitura por intermédio da sua Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto(Seculte) lançou oficialmente o cordel – “Vida e Morte de Lampião” de autoria do jovem repentista Cícero Cosme.
Traçando um perfil bem objetivo de Lampião – o rei do Cangaço, por meio do verso simples e popular o cordel de Cícero Cosme enfeixa ainda nas suas páginas, as diversas passagens de Virgulino/Lampião e seu bando pelas terras aurorenses. Assim como, relaciona outros personagem importantes que, inclusive são filhos de Aurora e que tiveram participação decisiva na chamada trama para à invasão de Mossoró-RN, cuja logística ocorrera na fazendas Ipueiras em Aurora de propriedade de Zé Cardoso e o coronel Izaías Arruda.
A publicação foi a penas a primeira de uma série que a Seculte-Aurora irá dá prosseguimento dentro das edições ‘Poeta Serra Azul de Arte e Cultura’.
O citado cordel foi distribuído gratuitamente a todos os participantes e pesquisadores do Cariri Cangaço. Durante toda esta semana, a distribuição continua sendo franqueada às bibliotecas e às escolas da rede estadual e municipal, segundo informa o secretário da pasta. Como também está disponível na sede da secretaria da Cultura para os interessados. “Iremos enviar via correios a todos os membros filiados à Associação dos Filhos e Amigos de Aurora(AFA) com sede em Fortaleza e em Brasília”, disse.
Já conforme o autor do cordel, a publicação foi bem recebida pelos leitores, pois se trata de um tema dos mais bem aceitos pela população.
A publicação assim como a própria realização do Cariri cangaço foram frutos da decisão pioneira do prefeito Adailton Macedo, cuja visão de futuro está conseguindo mudar para melhor o município de Aurora como um todo.
Publicação sobre a passagem de Lampião por Aurora:
O secretário JC que proferiu a palestra do Cariri cangaço-seção local, garante que o resultado da sua longa pesquisa de campo acerca da passagem de Lampião por Aurora, assim como todas as minúcias referentes a trama para a invasão de Mossoró na fazenda Ipueiras e outras novidades na história de Lampião e do Cangaço ocorridas na terra de Izaías e Zé Cardoso estarão sendo organizadas num livro que o mesmo está finalizando para ser lançado ainda este ano, além da mais nova edição da Revista Aurora que por acúmulo de trabalho não foi possível por ocasião do evento do dia 21.
Da Redação do Blog d'Aurora e da Seculte.
LEIA MAIS EM:

Um comentário:

Salete Maria disse...

Queremos parabenizar a você pelo blog e convidá-lo a visitar o nosso Cordelirando e ler um cordel sobre a Lei Ficha Limpa.
Neste cordel, Salete Maria nos informa, de maneira clara, porém simples, a respeito deste assunto tão importante, principalmente nos dias de hoje!
Abraço fraterno,
Equipe Cordelirando