quarta-feira, 18 de maio de 2011

Documentário ferroviário fica pronto no Ceará

O ÚLTIMO APITO_A história da estrada de ferro no Ceará - O Filme.


Depois de seis anos de trabalho, o documentário “O Último Apito – a história da estrada de ferro no Ceará” está finalizado. Produzido pelo documentarista Aderbal Simões Nogueira, a produção conta a história das ferrovias cearenses, do apogeu à desarticulação do transporte ferroviário em favor das estradas de rodagem, que hoje concentram boa parte do transporte de carga e de passageiros.
Aderbal pretende lançá-lo em festivais de cinema e vídeo pelo Brasil. Para isso, busca patrocinadores e colaboradores. Fruto de um trabalho de seis anos do documentarista, todo o trabalho de produção e captação foi feito por conta própria.
As filmagens levaram a incursões por 40 municípios do interior cearense e a gravação de cerca de 100 depoimentos de ferroviários e essoas que, um dia, souberam o que era viajar de trem.“O vídeo é um longa-metragem de aproximadamente 1h30min, que conta a história da antiga RVC-Rede Viação Cearense até os dias de hoje, com depoimentos emocionados de remanescentes desde a década de 20 até os anos 80, quando o trem de passageiros deixou de circular no Ceará”, afirma Nogueira. O vídeo conta também com fotos raras do início da ferrovia no Ceará.

AURORA:

Dentre as estações caririenses que foram destacadas no documentário, incluem-se: a de Aurora e Missão Velha com depoimentos gravados com o secretário de Cultura José Cícero e o memorialista missãovelhense Bosco André durante o Centenário de Maria Bonita em Paulo Afonso-BA. Esta prevista uma sessão de exibição pública do documentário, tanto em Aurora quanto em Missão Velha. Neste sentido JC esteve no último final de semana conversando com o cineasta e diretor Aderbal Nogueira por ocasião do encontro da SBEC/Cariri Cangaço recentemente em Fortaleza.
*Confira o resumo de 15 minutos do documentário.
Revista Ferroviária 11/05/2011 em:
http://www.revistaferroviaria.com.br/index.asp?InCdEditoria=1&InCdMateria=13120&pagina=

LEIA MAIS EM:

http://www.jcaurora.blogspot.com/
http://www.prosaeversojc.blogspot.com/

2 comentários:

José Mendes Pereira disse...

Escritor José Cícero:

Enviei por e-mail, material de pesquisa sobre o cangaceiro Asa Branca.

Retorne informando-me se realmente chegou ém suas mãos. Às vezes devido o sinal, não é enviado.

José Mendes Pereira - Mossoró-RN.

JoãoDamasceno disse...

Olá, excelente documentário, muito bem feito, bem produzido... porém, queria saber como faço pra obter a versão completa desse documentário?
Obrigado e tudo de bom.