sábado, 21 de maio de 2011

AURORA: Um pouco mais sobre a polêmica dos buracos das rodovias e a parte que nos cabe

Por José Cícero
Foto: Situação dos Estragos da CE-286 rodovia de acesso a cidade de Aurora

Quem bom que o governador Cid Gomes agora resolveu se incorporar da velha marca do seu irmão e mentor político - CIRO. Nos tempos em que este(Ciro)- antes de virar ministro e depois ser dominado pelo ‘Lulinha paz e amor’ - tinha como uma das suas característica a crítica ácida. De fato, não tinha papas na língua. Ao ponto de até criar uma imagem nacional chegando até a se candidatar à presidência da República. E não fez feio não.

Depois virou ministro se sentiu razoavelmente fortalecido politicamente o suficiente para puder mandar no jogo. De quebra trocara o seu idealizador Tasso por Lula(claro, leia-se o poder). Entrou no PSB virou da noite para o dia homem de esquerda – socialista vermelhão e de carteirinha.

Porém, logo depois de adentrar o palácio como ministro tivera que ficar caladinho, caladinho... quase irreconhecível. Tudo para não comprometer a ascensão do mano governador, agora aliado de primeira hora dos “esquerdistas" e do próprio Lula com o seu PT.

Mas não medira o suficiente e com o devido cuidado o seu passo longo. A começar, por se deixar cair na esparrela de trocar de domicpilio eleitoral para ser possível candidato do planalto ao governo de São Paulo. Lula e a cia petista com os beneplácitos dos pseudosocialistas do PSB deram lhe um xeque mate. Cortaram suas asas, tanto que ficou inviabilizado de vez de candidatar até mesmo a deputado. E o mais gozado: Ele permanecera calado.

Então, por que agora quem assume a velha rispidez é justamente o Cid? O que poderá está acontecendo nos bastidores? Como estará a relação com a Dilma?

A crítica ferrenha que fizera o governador ao Ministério do Alfredo Nascimento e o Dnit, penso que trás embutido no seu bojo e, de modo muito subliminar, algo que até agora não sabemos exatamente. Mas, a qualquer momento virá à tona. Quem viver verá...

E a estrada nossa de cada dia?

E por falar nas péssimas condições das estradas, cuja bola foi levantada por Cid. É bom que se diga que esta calamidade não é um privilégio apenas do n Ceará, porém do Brasil inteiro. O problema é que o Lula acabara com a oposição. E agora mais do que nunca, todos são de esquerda. Todos estão com Dilma. Por isso o silêncio sepulcral. Ninguém tem mais coragem de falar sequer do sexo dos anjos. A não ser alguns gatos pingados que de tão poucos e tão pingados parecem que não são ouvidos. Uma pena.

Todos estão com Dilma e Dilma ao que parece não está com ninguém. Por sinal uma situação muito parecida com a conjuntura atual do nosso bondoso Ceará do Sr. Cid Gomes.

Diria que os problemas das rodovias brasileiras ainda darão muito pano para as mangas. Um alto preço que haveremos de pagar pelo descaso e abandono que "eles" fizeram historicamente com as ferrovias. A mando(claro) dos grandes empresários dos transportes rodoviários que desde muito, têm lobby forte no Congresso e por tudo quanto é canto.

Só não ver quem não quer. Mas o transporte rodoviário brasileiro está em crise há muito tempo por uma série de fatores que nos saltam os olhos. E já já se tornará de vez inviável.

Então, por que será que as passagens aéreas estão em muitos casos, mais baratas do que as de ônibus, além dos seus preços promocionais pra lá de convidativos? Por que será que nos países mais desenvolvidos do mundo o transporte ferroviária está em plena ascensão e por aqui é tratado com reservas, despretígio, preconceito, desdém e descuido premeditado? A quem interessa tudo isso? Quem lucarará com este estado de coisa?

Por Deus não me venham com essa de Transnordestina. por que aquilo lá está carecendo de muitos ajustes, notadamente na parte que por acaso possa tocar para nós - gente dos sertões. Que parte possivelmente favorecerá a grande massa da população nordestina. Aliás, e por falar nisso, transnordestina e transposição estão ficando parecidinhas demais para o meu gosto de "gato escaldando que tem medo de água fria".

Enquanto houver eleições por este país de meu Deus. Haverá projetos como estes, alguns irrealizáveis, outros intermináveis. Alguns utópicos, outros demasiados refeitos, reconstruídos, reformados... Simplesmente porque são ótimos para serem usados em palanques. A propósito, por que será a malha ferroviária da antiga Rffsa mesmo correndo em muitos trechos paralelas às novas não podem ser utilizadas? Será por que o Brasil tem dinheiro demais para quando terminarmos uma, possamos abandonar a outra?

E a Estradas?

Bom, voltemos aos estragos das nossas rodovias nossas de cada dia. De modo que creio ser muito oportuno a proposta de uma CPI solicitada por este deputado cearense guerreiro Heitor Férrer(PDT). Ora, é óbvio que muita coisa está errada e mal explicada nestes negócios todos. E a sociedade precisa saber da verdade. Apenas isso.

Uma pena que tanto aqui quanto lá em cima a instalação de uma CPI(ao contrário do passado recente) se ocorrer será quase um milagre. Mas que é necessário isso ninguém tem mais dúvida! Quem sabe sob a pressão social a coisa possa andar... Porque do jeito que vai nada avançara.

Em Tempo:

Aqui em Aurora a nossa CE-286( agora denominada de Orlando Leite de Macedo) também está aos poucos se transformando numa lástima. Creio que daqui a pouco poderemos propor a realização, igualmente do nosso Rally da caatinga.

E o pior é que a empresa responsável pela manutenção desta rodovia é leniente e os trabalhos de conservação são deveras ruins. Além de paliativos são efêmeros demais...Será que estão esperando que a estrada(o asfalto) se acabe de vez para quem sabe começar do zero. Será que esta é melhor alternativa. A opção mais inteligente e viável. Nem Freud explica!

O que vale para as rodovias federais valerá também para as estaduais. Afinal como se diz por aqui - o que toca para João toca também para Antonio. Vamos pedir melhorias para a nossa CE ao governador antes que seja tarde, sobretudo a sonhada ligação de Aurora com a estrada padre Cícero, que fica bem ali; não mais que uns 20 Km. E quem sabe com Ingazeiras e Missão Velha. Estrada boas e conservadas é um claro sinal de desenvolvimento, mas sem ser preciso abandonar as ferrovias.

Serviço de Informação ao leitor:

Heitor Férrer quer dados sobre os contratos de construção e manutenção de rodovias. Algumas, segundo o parlamentar pedetista do CE já estão deterioradas antes mesmo da inauguração ".

Leia mais em:

www.jcaurora.blogspot.com

www.prosaeversojc.blogspot.com

www.blogdaaurorajc.blogspot.com

Foto: JC em 21.05.2011

Um comentário:

José Mendes Pereira disse...

Secretário José Cícero:

Estou esperando conformação se o material de pesquisa chegou as suas mãos.

José Mendes Pereira - Mossoró-RN.