segunda-feira, 9 de maio de 2011

A última viagem do TT das Madrugadas...Tarcísio Tavares

O comunicador, o boêmio e o amigo de todas as horas

Fonte: O POVO Online/OPOVO/Vida e Arte

Amigo fraterno, publicitário enérgico, anfitrião carinhoso e receptivo. Parceiros e amigos levam Tarcísio Tavares nas lembranças de um tempo bom


  •  (BANCO DE DADOS)
  • Assim como lá, se comportava aqui: entre as campanhas populares, a associação dos clubes sociais do subúrbio, e circulando na elite, recebendo colunistas de jornal, gente que mexia com muito dinheiro, com poder. A mesma habilidade, amabilidade e alegria conviviam em Tarcísio Tavares, onde quer que estivesse. “Ele circulava muito bem entre as elites e a periferia”, lembra o jornalista e pesquisador Gilmar de Carvalho. E tantos outros amigos, sejam aqueles de trabalho ou parceiros de noitadas memoráveis, jantares, bebedeiras, conversas e risadas.
Nos últimos anos, tinha ainda como companhia as consequências do AVC. E mesmo assim desafiava a tristeza. “Até na doença era bem humorado, chegava perguntando as novidades”, conta Evandro Lelis, 47, produtor gráfico da TT Propaganda, depois de 22 anos de convivência. Na publicidade, seus bordões foram cravados na história do Ceará, e campanhas com toques de molecagem divertem ainda hoje, como na ocasião em que colocou Toinho (o apresentador Antonio Mendes) segurando uma galinha morta para simbolizar os preços baixos do Romcy. A Publicinorte, criada em parceria com o tutor Brígido Monteiro, foi a primeira agência de publicidade de fato do Ceará. Versátil, foi criador de programas de humor e policiais no rádio. Ele e o publicitário Augusto Borges fizeram o programa de crítica e sátira A Carrocinha, década de 1950, na Ceará Rádio Clube. Tarcísio fazia o Nonô e Augusto, o Babau. “Foi ai que nós nascemos para o rádio. Era uma pessoa muito correta e muito inteligente”, lembra Augusto. Atuou também em jornais. “Ele trabalhava no O POVO e eu na Gazeta de Notícias. Foi um grande companheiro, era um cozinheiro de jornal, como costumávamos dizer. Era um jornalista completo”, rememora Adísia Sá, colunista deste periódico. Era ainda um cinéfilo inveterado. Foi quem levou ao modesto Cine familiar, na Praça do Otávio Bonfim, o que de mais interessante havia na produção independente, fazendo nascer o selo cinema de arte no Ceará. “O Cinema de Arte foi fundado pelo Darcy Costa em 1963. Em 1981, percebi que não estava funcionando e fui falar com o Tarcísio para a retomada. Já que ele tinha a agência, eu fazia a programação e ele a divulgação”, conta Pedro Martins Freire, crítico de cinema. Para muitos outros, a lembrança do bom humor de bordões de “O gerente endoidou e o preço baixou” faz parte de TT. Invencível contra o esquecimento.
(colaborou Elisa Parente e Pedro Rocha)

Era uma pessoa muito correta e muito inteligente, um grande publicitário, fez grandes campanhas. E era boêmio responsável. Ele era um boêmio mais de conversa, de bater papo. Você sabe que o bom boêmio é aquela que bebe pouco e conversa muito. Ele era um homem extremamente dinâmico, centrado, conversava muito e foi apanhado por um golpe do destino. Lamento muito.Lamentei muito. O Tarcísio Tavares se liga a um instante muito significativo da profissionalização publicitária cearense em 1964. Foi graças ao espírito empreendedor dele, juntamente com o seu tutor Brígido Monteiro, que ganhamos a Publicinorte, nossa primeira agência de fato.

Risadas, não: gaitadas. O jornalista Lustosa da Costa, que escreveu o livro TT das Madrugadas - Circunavegação em torno de Tarcísio Tavares, de 2006, lembra delas. “O Ceará vai demorar a esquecer TT e suas gaitadas alegres”, escreveu de Brasília, onde mora. E ainda: “Seu gosto de viver, sua vontade de ajudar o próximo, o excelente caráter que ele foi em sua passagem pela terra”. Colunista do O POVO, Lúcio Brasileiro também traz o som na memória: “Ele era uma figura única, não há outro Tarcísio Tavares. Altamente amante da vida, era bem quisto por todo mundo”. E recebia muito bem, frisa Lúcio. O título do livro de Lustosa lembra o apelido que ele ganhou pelas noitadas na Praça do Ferreira nos idos anos 1960, “TT das Madrugadas”.

Júlia LopesJustificarjulialopes@opovo.com.br
............................................................
À Guisa de Homenagem
do Blog de Aurora:


Um dia após um rápido contato com o Tarciso Tavares através da Oboé Cultural. Fiquei surpreso e feliz quando ele me disse que era filho de pais aurorenses e que nutria uma grande admiração por esta terra. Quis saber da minha produção literária e falou-me depois por carta dos projetos daquela instituição financeira, os lançamento literários que ele coordenava etc.
Também pelos Correios mandou-me de presente um belo livro escrito pelo ilustre e renomado jornalista sobralense Lustosa da Costa, sob o sugestivo título: 'TT das Madrugadas', obra literária em que ele próprio era o tema - sendo ipso facto biografado e homenageado em diversos depoimentos de amigos, colunistas, cronistas, empresários, poetas, publicitários etc.
Almejei trazê-lo como convidado da Seculte-Aurora ao aprazível torrão natal dos seus genitores por ocasião da II festa da AFA(filhos e amigos de Aurora), mas Deus o convidou primeiro...
Guardo este livro com muito zelo e carinho, sobretudo pela deferência do TT para comigo na sua dedicatário elegante que ele me fizera do próprio punho. Sempre o via como jurado de alguns programas de TV do Ceará, notadamente na época do Terral apresentado por Will Nogueira.

Que o velho TT seja recebido no céu com a mesma alegria e o entusiasmos com que seus amigos que aqui ficaram mergulhados em saudades sempre o dipensavam. Presumo que muitos lá em cima também o aguardavam com verdadeiro frenesi, posto que TT era por assim dizer, além de um homem inteligente, um profundo fazedor de amigos - um gentman cujo sorriso era seu 1º cartão de visita. Uma criatura sem frescura... um boêmio de talento. Um profissional da comunicação que fez história, sobretudo numa época onde tudo era muito mais difícil por conta do nosso atraso tecnológico. Mas ele soube driblar tudo isso. De modo que seu nome ficará para sempre registrado na história e, muito especialmente na memória da comunicação e da propaganda do Ceará e do Brasil. Muito mais ainda na lembrança de todos aqueles(aquelas) que decerto, tiveram o prazer de privar da sua fraternal amizade.
Que Deus agora o tenha em seu lado até o dia da vinda.
Afinal de contas, TT fez por merecer o devido descaso dos justos...
Então só nos resta dizer com extrema saudade, de alto e bom som: Toda honra e toda glória para o velho TT das Madrugadas!

José Cícero

Secretário de Cultura
Aurora-CE.
LEIA MAIS EM:
www.jcaurora.blogspot.com
www.prosaeversojc.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.aurora.ce.gopv.br
www.seculteaurora.blogspot.com

Nenhum comentário: