quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Conselheiros(Volantes e Cangaceiros) do Cariri Cangaço

Conselho Consultivo – Cariri Cangaço- Biênio 2011 / 2013

A primeira reunião do Conselho Consultivo do CC aconteceu no Hotel Pasárgada na cidade do Crato na manhã do último dia 25 de setembro de 2011, logo após o ato de encerramento do III Cariri Cangaço.

Uma série de observações acerca do Cariri Cangaço deste ano foram elencadas pelo coletivo de conselheiros presentes no sentido de que se possa melhorar ainda mais os eventos futuros. Toda a discussão ficou registrada em Ata oficial do encontro, conforme o seu prisidente Manoel Severo.

Confira abaixo a relação completa( e acima fotos) dos integrantes do Conselho, suas cidades e seus respectivos estados. A Saber:

  • PRESIDENTE:

MANOEL SEVERO BARBOSA

  • VICE-PRESIDENTE:

DANIELLE ESMERALDO

  • MEMBROS EFETIVOS:

Antônio Vilela – Garanhuns - PE

Aderbal Simões Nogueira – Fortaleza - CE

Ângelo Osmiro Barreto – Fortaleza -CE

Alcino Alves Costa – Poço Redondo -SE

João Bosco André – Missão Velha - CE

Carlos Elydio Araújo - São Paulo - SP

Geraldo Ferraz - Recife - PE

Honório de Medeiros – Natal -RN

Ivanildo Silveira – Natal - RN

Jairo Luiz – Piranhas - AL

João de Sousa Lima – Paulo Afonso - BA

José Cícero – Aurora - CE

Juliana Ischiara – Quixadá - CE

Alessandro(Kiko) Monteiro – Lagarto - SE

Múcio Procópio – Natal - RN

Napoleão Tavares Neves – Barbalha - CE

Narciso Dias - João Pessoa - PB

Paulo Gastão – Mossoró - RN

Pedro Luiz Camelo– Crato - CE

Francisco Pereira – Cajazeiras – PB.

Renato Cassimiro – Juazeiro do Norte

Hugo Rodrigues – Barbalha

Rodrigo Sampaio - Barbalha

.....................................................

Da Redação:

LEIA MAIS EM:

WWW.jcaurora.blogspot.com

WWW.cariricangaco.com

WWW.aurora.ce.gov.br

WWW.prosaeversojc.blogspot.com

WWW.seculteaurora.blogspot.com

WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Ainda sobre o 11 de setembro...

A conspiração do 11 de setembro

O mais puro exemplo de como os americanos (e o resto do mundo) estão isolados da verdade é a resposta da mídia ao grande número de profissionais que acredita que a explicação oficial do 11 de Setembro de 2001 seja incompatível com tudo o que eles, como peritos, sabem sobre a física, a química, a engenharia estrutural, a arquitetura, os incêndios, os danos estruturais, a pilotagem de aviões, os procedimentos de segurança dos Estados Unidos, a capacidade do NORAD, o controle de tráfego aéreo, a segurança do aeroporto, e outros assuntos. Estes peritos, que somam milhares, têm sido vaiados pelos fantoches da mídia, que os rotulam como “teóricos da conspiração”. Veja neste post 100 destes especialistas e autoridades que questionam a versão oficial do 11 de setembro.
Isto acontece apesar do fato de que a explicação oficial, endossada pela mídia é a teoria da conspiração mais extravagante da história humana.
Vamos tomar um minuto para nos re-familiarizar com a explicação oficial, a qual não é considerada como uma teoria da conspiração, apesar do fato de que ela remonta uma incrível conspiração. A verdade oficial é que um punhado de jovens árabes muçulmanos que não podiam pilotar aviões, a maioria da Arábia Saudita (nem do Iraque nem do Afeganistão), não só passou a perna na CIA e no FBI, mas também em todas as 16 agências de inteligência dos EUA e todas as agências de inteligência dos aliados dos EUA, incluindo o Mossad de Israel, o qual se acredita que já tenha penetrado e realizado assassinatos em cada organização rotulada como terrorista por Israel.
Além de enganar todas as agências de inteligência dos Estados Unidos e seus aliados, este punhado de jovens sauditas despistou o Conselho de Segurança Nacional, o Departamento de Estado, o NORAD e a segurança do aeroporto (quatro vezes na mesma hora na mesma manhã), o controle de tráfego aéreo, fez a Força Aérea dos EUA fosse incapaz de lançar aeronaves de interceptação, e fez com que três edifícios bem construídos em aço-estruturadas, incluindo um que não foi atingido por nenhum avião, caissem de repente, em poucos segundos, como resultado de danos estruturais limitados e incêndios pequenos, de curta duração, e com baixa temperatura que queimaram em apenas alguns andares.
Os terroristas sauditas foram capazes de confundir as leis da física e fazer com que o edifício do WTC 7 desabasse em uma velocidade de queda livre por vários segundos, uma impossibilidade física a não ser que fossem utilizados explosivos usados em demolição controlada.
A história que o governo e a mídia nos contaram equivale a uma gigantesca conspiração, digna de um script para um filme de James Bond. Ainda assim, qualquer um que duvide desta improvável teoria da conspiração é posto na irrelevância pela obediente mídia.
Qualquer um que acredite em um arquiteto, engenheiro estrutural, ou perito em demolição que diga que os vídeos mostram que os edifícios estão explodindo, e não caindo, qualquer um que acredite em um físico Ph.D. que diga que a explicação oficial é inconsistente com as leis conhecidas da física, qualquer um que acredite em pilotos experientes que afirmem que pilotos mal-qualificados não poderiam voar aviões em manobras como as que foram executadas, qualquer um que acredite que os 100 ou mais pessoas que trabalharam nos primeiros-socorros que testemunharam que eles não apenas ouviram explosões nas torres, mas também presenciaram pessoalmente as explosões, qualquer um que acredite no nano-químico Niels Harrit da Universidade de Copenhague que relata ter encontrado nano-thermite não reagida em amostras de poeira das torres do WTC, qualquer um que é convencido por especialistas em vez da propaganda do governo é descartado como maluco.
Hoje nos EUA, e cada vez mais em todo o mundo ocidental, fatos reais e explicações verdadeiras são relegadas ao reino da maluquice. Somente pessoas que acreditam em mentiras são socialmente aprovadas e aceitas como cidadãos patriotas.
Na verdade, um escritor ou repórter não é nem sequer permitido a apresentar os resultados dos céticos em relação ao 11 de setembro. Em outras palavras, simplesmente relatar as descobertas do Professor Harrit agora significa que você as endossa ou concorda com elas. Todos na mídia impressa e na TV americana sabem que serão imediatamente demitidos se relatar as descobertas do Professor Harrit. Assim, embora Niels Harrit tenha reportado suas descobertas na televisão européia e lecionado amplamente sobre suas descobertas em universidades canadenses, o fato de que ele e sua equipe de pesquisa científica internacional encontraram nano-thermite não-reagida na poeira do World Trade Center e ofereceram amostras para outros cientistas as examinarem, no meu conhecimento nunca foi divulgado na mídia americana.
Mesmo os sites na Internet onde estou entre os favoritos dos leitores não me permitirão relatar sobre as conclusões do Professor Niels Harrit.
Conforme relatei antes, eu mesmo tive uma experiência com um repórter do Huffington Post, que fez questão de entrevistar este ex-Secretário Assistente do Tesouro do presidente Reagan que estava em desacordo com as guerras republicanas no Oriente Médio. Depois que ele publicou a entrevista que eu forneci a seu pedido, ele ficou apavorado ao saber que eu havia relatado descobertas de investigadores sobre o 11 de setembro. Para proteger sua carreira, ele rapidamente inseriu na entrevista online que a minha opinião sobre o Iraque e as invasões do Afeganistão poderia ser descartada porque eu havia relatado descobertas inaceitáveis sobre os atentados de 11 de setembro.
A relutância ou incapacidade para mostrar qualquer visão do 11 de setembro diferente do ponto de vista oficial condena à impotência muitos sites na Internet que se opõem às guerras e à ascensão do estado de polícia nos EUA. Estes sites, seja por qual razâo, aceitam a explicação do governo sobre o 11 de setembro, e ainda assim, tentam se opor à “guerra ao terrorismo” e ao estado policial, que são as conseqüências de se aceitar a explicação do governo. Tentar se opor às consequências de um evento cuja explicação você aceita é uma tarefa impossível.
Se você acredita que os EUA foi atacado por terroristas muçulmanos e é suscetível a futuros ataques, então uma “guerra ao terror” e um estado policial tornam-se necessários para acabar com os terroristas e para deixar os americanos seguros. A ideia de que um estado policial e uma guerra sem fim poderiam ser ameaças mais perigosas para os americanos do que os supostos terroristas é um pensamento inadmissível.
Um país cuja população foi treinada para aceitar a palavra do governo e para evitar aqueles que o questionam é um país sem liberdade no seu futuro.
Dr. Paul Craig Roberts é um economista americano, pai da Reaganomics e ex-chefe da política do Departamento de Tesouro durante o governo de Ronald Reagan.

terça-feira, 27 de setembro de 2011

Impressões Cangaceiras: Por José Cícero

Pequeno Comentário sobre Paulo Gastão o velho cangaceiro

Paulo Gastão no centenário de Maria Bonita em Paulo Afonso-BA e com José Cícero


ACERCA DA ENTREVISTA DO DR. PAULO GASTÃO - UM HOMEM DE MUITOS PREDICADOS...(blog Lampião Aceso)

Amigo Kiko Monteiro,
Formidável entrevista!!!!

Porém, que entrevista não haveria de ficar "porreta" e deveras espetacular com este grande homem chamado Paulo Gastão sendo indagado?
Se bem que ele próprio dá a dica - isso não é uma entrevista e sim - 'Um método Paulo Gastão... -
Eis aí o meu guru. Ele não sabe.
Alguém que tem muito para nos contar...

Aprendi a gostar deste ícone referencial das andanças Lampiônicas como quem se apaixona pela primeira vez na vida por um livro adolescente e singular daqueles, ditos de cabeceira que nos ensina, diverte e orienta.
Este é o Paulo Gastão – um monumento vivo que, como se percebe, tem muita história pra contar e, a nos ensinar sobremaneira.
Um homem como certa feita dissera, o filósofo Nietzsche 'da mais pura exceção'. Quem sabe um homem póstumo. Exagero? Não e não... Posto que eu ainda não disse tudo sobre o Gastão a que todos conhece e admira muito mais que eu.
O tanto que gostamos e admiramos no Gastão é algo indizível com palavras.
Já que são tantos os seus predicados...
Um cara que, como dizem, se não existisse o Cariri Cangaço, por exemplo, teria a obrigação de inventá-lo.
Parabéns meu caro Kiko Monteiro pela perspicácia de interrogá-lo. Notadamente por nos presentear com esta pérola rara e enriquecedora da história do cangaço nordestino e seus desdobramentos...
Uma conversa das mais produtivas com o nosso mestre maior: Paulo Gastão – quiçá o mais inteligente dos catingueiros amigos...
Diria, por fim, que é quase impossível não gostar do Gastão. Não apreciar as suas tiradas e não cair nas suas graças...Sua presença de espírito é, por assim dizer, incomensurável. Como inconmesurável é todo este sertão que ele percorre na busca do seu "elo perdido" dentro da história.
Qualquer sentimento de admiração e apreço para com o Gastão, ainda é pouco. Simplesmente porque ele é grande e ilimitável, sobretudo pelos seus gestos de bondade,desprendimento, alegria, inteligência e simplicidade. De sorte que Paulo Gastão é tudo isso e mais um pouco.
Abraços caririenses,
José Cícero
Aurora - CE.
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.prosaeversojc.blogspot.com
jccariry@gmail.com
.....................................
Confira a bela entrevista com o Dr. Paulo Gastão em:http://lampiaoaceso.blogspot.com/2011/09/prazer-em-conhecer-lampiao-aceso.html

Lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Cultura

Secretário JC participa em Fortaleza do lançamento da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cultura

JC entre o grupo de brincante infanto-juvenil de Fortaleza

1- JC com o senador Inácio Arruda. 2- Com maestro e o dep. Lula Morais

Na última quinta-feira(22) o secretário de Cultura de Aurora professor José Cícero à convite do senador cearense Inácio Arruda(PCdoB) participou no Theatro José de Alencar em Fortaleza do ato de lançamento no Ceará da Frente Parlamentar Mista em defesa da Cultura.

A frente está sendo encabeçada nacionalmente pela deputada carioca Jandira Feghali(PCdoB) que como presidente da frente na Câmaral está articulando um verdadeiro movimento no sentido de reunir forças com vistas a assegurar, por meio de lei, dentro outras reivindicações, a destinação de 2% do orçamento da União para a área da cultura.

Antes do início da solenidade, aconteceu no teatro uma série de apresentações culturais, na sua maioria através de grupos artísticos e folclóricos da capital e da região metropolitana, além da presença de diversos mestres de cultura popular e autoridades do mundo da política e das artes cearenses.

Estiveram presentes no ato de lançamento da frente no Ceará: O senador Inácio Arruda(coordenador da frente no Ceará), a deputada Jandira Feghale(presidente nacional), os deputados federais Chico Lopes(PC do B) e José Airton(PT), secretário de cultura prof. Pinheiro, dep. estadual Lula Morais e a vereadora Eliana Gomes, ambos do PC do B. Além de representantes da Secult-Ce, da prefeitura de Fortaleza, do Ministério da Cultura, dentre outros. A abertura do evento se deu oficialmente através da primorosa apresentação da orquestra sinfônica Eliazar de Carvalho.

A frente parlamentar mista em defesa da cultura conta atualmente com a adesão de pouco mais de 280 parlamentares do Brasil inteiro. O objetivo da frente, conforme afirmou a deputada Jandira é priorizar políticas estruturantes baseadas no tripé cultura, educação e comunicação democrática, disse ela. Por outro lado, o senador Inácio enfatizou que a idéia é privilegiar a diversidade cultural nas mais diferentes regiões do país. E entre os temas priorizados estão: cultura popular, o sistema nacional de cultura, o vale cultura e a s leis de direitos autorais e de fomento à cultura de modo geral.

Da Redação:
WWW.jcaurora.blogspot.com
WWW.seculteaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
WWW.aurora.ce.gov.br
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
WWW.jcaurora.blogspor.com

Fonte: Site oficial da pref. mun. de Aurora/CE.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

CARIRI CANGAÇO: Penúltima palestra aconteceu em Juazeiro

CARIRI CANGAÇO encanta noite em Juazeiro do Norte



José Cícero ladeado por Manoel Severo e a Secretária Daniella Esmeraldo

Dep. Inácio Loiola discursa durante homenagem no Cariri Cangaço 2011 em JN




Na noite deste último sábado(24) às 20h aconteceu no Memorial Padre Cícero na cidade de Juazeiro do Norte o penúltimo evento do Cariri Cangaço 2011. Ocasião em que a Câmara de vereadores realizou sessão solene de concessão do título honorário de cidadão juazeirense ao deputado alagoano Inácio de Loiola Damasceno. A sessão foi presidida pelo presidente da casa, o vereador José de Amélia Júnior que no seu pronunciamento ressaltou o papel de Loiola na projeção do nome da cidade ciceropolitana através das suas pesquisas e defesa que faz da figura histórica do padre Cícero Romão Batista, assim como das potencialidades econômicas e culturais daquele município. O título também foi saudado pelo curador do Cariri Cangaço Manoel Severo que subiu a tribuna para agradecer o legislativo pela decisão e ao parlamentar por sua contribuição ao evento e as pesquisas nas terras alagoanas.

Num discurso dos mais bem elaborados e eloqüentes o deputado Inácio de Loiola, além de agradecer aos vereadores juazeirenses pelo tributo, também fez questão de expressar publicamente em sua fala, a grande importância do padre Cícero e do próprio Juazeiro para o Nordeste. “Padre Cícero foi um salvador de almas e semeador de bondade e sabedoria. A igreja deve, portanto a este homem, além da reabilitação a canonização”, enfatizou Inácio em seu pronunciamento.

De forma incisiva, externou ainda: “Melhor do que as palavras, fala o coração e aqui fala um coração sertanejo”, disse com emoção o parlamentar das Alagoas. Ainda, prosseguiu ele na sua oratória fazendo referência direta ao título: “...Somos agora de direito, o que já somos de fato: conterrâneos.” Sendo neste instante ovacionado pelos presentes. Ainda, sobre o santo padre, emendou:“a vida só é importante quando dedicada a fazer o bem. E o padre do Juazeiro fez isso a vida inteira”. Citou igualmente o pioneirismo do padre em relação ao seus preceitos acerca da defesa da natureza e do meio ambiente. Por fim, encerrou o seu pronunciamento parafraseando um poeta da sua terra: “Quero morrer como nasci: brasileiro, sertanejo, nordestino, Piranhense, alagoano e agora - juazeirense...” Foi fortemente aplaudido pela platéia.

Palestra do deputado Inácio de Loiola:

Em seguida, o homenageado que também é historiador e pesquisador do cangaço foi convidado novamente à tribuna para proferi palestra na penúltima noite do CC; sob o título - “Lampião, as volante e o mito” tendo a mesa sido formada pelos debatedores: O escritor Alcindo Costa de Poço Redondo-SE, o historiador Daniel Walquer de Juazeiro do Norte-CE, o secretário de cultura de Aurora-CE José Cícero, tendo como mediadora a secretária de Cultura do Crato-CE Daniella Esmeraldo. Com algumas intervenções do público, a exemplo do escritor Antonio Amaury, do cineasta Aderbal Nogueira, dos pesquisadores Ivanildo Silveira, Múcio Procópio dentre outros.

Uma comitiva formada por familiares e amigos do deputado Inácio Loiola, como também autoridades alagoanas esteve presente a sessão. Dentre as quais a esposa do parlamentar, a vice-prefeita de Piranhas-AL, o prefeito do município de Marechal Deodora-AL, o desembargador de Alagoas Dr. Washington Luiz, o secretário de cultura de Piranhas-AL Jairo Luiz, dentre outros. O prefeito de Juazeiro Manoel Santana esteve representado na ocasião pelo seu secretário de cultura e cantor Flávio Carneirinho. Logo depois, a coordenação geral do CC ofereceu um jantar no Hotel Paságada localizado na serra do Crato oportunidade onde o secretário José Cícero representando o prefeito de Aurora Adailton Macedo, agradeceu e se despediu de todos os pesquisadores visitantes que estiveram igualmente abrilhantando o evento aurorense na sua II edição 2011.

A solenidade:

Foi uma bela solenidade com um intenso sabor de saudade. Por assim dizer, fragmentos de uma magna camaradagem que durou praticamente uma semana inteira de andanças pelo solo sagrado do Cariri cearense. Passos na caatinga de cangaceiros e cangaceiras do conhecimento em busca quem sabe, do elo perdido na ânsia de lançar nova luz e novo olhar naquele que já se configura como o maior fenômeno sociológico dos sertões – o cangaço.

Uma confraria de grandes amigos e irmãos ligados fortemente como que pelos laços consangüíneos e inquebrantáveis de uma história que não quer calar, chamada cangaço e de uma saga apelidada de sertão. Uma luta sem fim. Um mergulho no universo quase indecifrável do oco do mundo. Protagonizada por uma incansável comitiva de entusiastas do conhecimento nordestino que visitara agora pela terceira vez(como se fosse a primeira) cerca de sete municípios caririenses(Crato, Barro, AURORA, Missão Velha, Barbalha, Porteiras e Juazeiro do Norte), numa série de seminários sobre os mais diversos temas sempre focados na temática sertaneja – tendo como pano de fundo, o cangaço nordestino, sob o título geral: da insurreição a sedição. Um ciclo de debates e de palestras que muito ajudará aos caririenses a melhor compreender parte importante da sua história em particular e do Nordeste em geral. De modo que se tivéssemos como sintetizar o CC 2011 numa única frase – esta seria inegavelmente: Empreitada de sucesso e entusiasmo!

O Cariri Cangaço - Encerramento:

Sem dúvida mais um evento primoroso, algo marcante para toda a região do Cariri coordenado magnificamente pelo seu curador – o inteligente e tenaz pesquisador do cangaço – Manoel Severo ao lado da sua esposa a competente secretária de cultura do ‘Cratinho de açúcar’ – Daniella Esmeraldo. Um acontecimento que, pela sua grandeza de objetivo sociocultural, artístico, histórico, científico e filosófico deveria despertar muito mais a opinião pública, os políticos, as universidades, o estudantes, os educandários, a imprensa e, notadamente, os que se dizem formadores de opinião de toda a região sul caririense.
Portanto, há que agradecermos como de resto, aos que tiveram esta visão um tanto pedagógica e decidiram apoiar o Cariri Cangaço que agora em sua 3ª edição, promoveu literalmente o reencontro do povo do Cariri e do Nordeste com sua própria história.
Durante o evento de Juazeiro, ainda no saguão de entrada do memorial foi oferecido um coquetel a todos os presentes.

O encerramento do CC 2011 aconteceu no auditório do hotel Pasárgada no Crato com palestra de Múcio Procópio: “A musicalidade Nordestina.
Para os que gostam de um bom livro, o CC trouxe de volta a "latada cultural" com vários lançamentos, obras inéditas e também grandes raridades.

................................
Da Redação do Blog de Aurora e da Seculte.

LEIA MAIS EM:::::::::::::::
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
WWW.cariricangaco.blogspot.com
WWW.seculetaurora.blogspot.com
WWW.aurora.ce.gov.br
WWW.jcaurora.blogspot.com
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com
jccariry@gmail.com
>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>><<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<<

Cariri Cangaço em AURORA festa e celebração de uma história

Mesa de abertura oficial do Cariri Cangaço em Aurora-CE. Ângelo Osmiro, Lemuel Rodrigues, Adailton Macedo, Manoel Severo e José Cícero
Prefeito Adailton Macedo durante seu discurso no evento









Imagens do II Seminário Cariri Cangaço 2011 em Aurora Noite de 21/09/2011

Depois da seção ocorrida na cidade de Barro no período da tarde, o Cariri Cangaço 2011 viveu na noite do último dia 21(quarta-feira) em AURORA certamente uma das suas edições mais brilhantes e concorridas. O seminário aurorense teve como tema: "Aurora – a trama da Ipueiras e a invasão de Mossoró" sendo ministrado pelo memorialista e pesquisador missãovelhense: João Bosco André.

O auditório do salão paroquial no centro da cidade pareceu pequeno para o grande número de pessoas que compareceu ao local. Uma grande gama de pesquisadores de 17 estados do Brasil esteve em Aurora para conferir de perto todas as discussões acerca do evento deste ano.

Às 15 horas o secretário de cultura José Cícero juntamente com a equipe da Seculte conduziu a comitiva de aurorenses interessada em conhecer de perto a celebre fazenda Ipueiras – antiga propriedade do coronel Izaías e Zé Cardoso, em cujo local ocorreu toda a trama para a invasão de Mossoró e, em seguida, o polêmico cerco e tentativa de envenenamento a Lampião junto com seu bando no dia 7 de julho de 1927, fato que ficou conhecido como ‘a traição do coronel Izaías Arruda e o fogo da Ipueiras"(ver fotos).

À noite a comitiva de estudiosos da temática do cangaço se dirigiu inicialmente para a antiga estação ferroviária onde no dia 4 de agosto de 1928 aconteceu o bárbaro assassinato do coronel Izaías Arruda pelos irmãos paulinos d'Aurora. logo em seguida, todos foram em caminhada para o auditório no centro da cidade para assistirem a apresentação do seminário.

O auditório do salão paroquial foi todo belíssimamente enfeitado com base na temática dos sertões nordestinos focando o cangaço e os seu persobagens. Além de uma mesa de degustação contendo diversos tipos de comidas e bebidas sertanejas e, que compuseram a dieta dos cangaceiros em suas andanças pelas bibocas do mundo. Estiveram presentes o prefeito Adailton Macedo, a 1ª dama Rose Macedo, Olavo Batista, vereadores, secretários municipais e autoridades convidadas de Aurora, bem como de várias cidades circunvizinhas.

Fazendo uso da palavra o curador do Cariri Cangaço na região Manoel Severo foi o primeiro a falar no auditório acentuando a participação de Aurora na história do cangaço, a partir da verdadeira saga de Lampião durante a sua ida e vinda à Mossoró. O prefeito Adailton Macedo por sua vez, externou sua satisfação e alegria diante da realização da 2ª edição do evento no seu município, dando assim a boas vindas a todos os presentes, em especial aos historiadores e pesquisadores do cangaço de diversas regiões do país. Ainda, ressaltou a importância de um acontecimento com a missão histórica do Cariri Cangaço, uma maneira(segundo ele) de melhor informar e trazer mais cultura para os aurorenses e a região como um todo. Finalizou dizendo que, além de contente com o CC colocava a sua cidade naquele dia, com um sentimento cosmopolita, aberta assim, para abraçar todos os visitantes da história. O prefeito Adailton, que já caíra nas graças dos pesquisadores desde o ano passado na estréia do CC em Aurora, desta feita, mais uma vez foi calorosamente aplaudido por todos que se encontrava no auditório.

Já o secretário José Cícero, falou que o CC era uma porta que se abriu mais uma vez para que os aurorenses pudessem enfim, externar para o Nordeste, o Brasil e o mundo seu grito reivindicatório no sentido de colocar Aurora no lugar que merece, ou seja, dentro do contexto da historio lampiônica e do cangaço de um modo geral, notadamente pelo protagonismo que exerceu diante da célebre trama para a invasão de Mossoró, tanto na ida quanto no retorno de Lampião na dura perseguição que sofreu por volantes de três estados, bem como pela figura ímpar do coronel Izaías Arruda e seus jagunços dentre outros personagens.

o escritor João de Sousa Lima de Paulo Afonso-BA, como mediador também falou durante a abertura dos trabalhos. A mesa de Aurora foi composta pelos seguintes pesquisadores: Grealdo Ferraz - Recide-PE, Arquimedes Marques - Aracaju - SE, João de Sousa Lima -Paulo Afonso- BA e José Cícero- Aurora - CE.

Foi um seminário marcado pela inteligente apresentação de Bosco André e, por via de conseqüência, pela participação nos debates de vários pesquisadores presentes, além de outras pessoas da platéia. O encerramento da seção de Aurora se deu com o oferecimento de um jantar aos visitantes pela gestão municipal, tendo como local as dependências do Centro Social Urbano(CSU) na vila Paulo Gonçalves.

No sábado(24) o secretário José Cícero participou como um dos debatedores convidados para a mesa da palestra sobre Chico Chicote e a tragédia das Guaribas no seminário da cidade de Porteiras, apresentado pelo Dr. Napoleão Tavares Neves; assim como na parte da noite da sessão da Câmara de vereadoresde Juazeiro dando o título honotário de cidadão juazeirense ao deputado alagoano Inácio de Loiola. Ato ocorrido no memorial padre Cícero, seguido da palestra do parlamentar homenageado sobre a morte de Lampião e as volantes.

Da Redação do Blog de Aurora:

LEIA MAIS EM:
WWW.prosaeversojc.blogspot.com WWW.cariricangaco.blospot.com WWW.jcaurora.blogspot.com WWW.aurora.ce.gov.br WWW.seculteaurora.blogspot.com WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com
WWW.seculteaurora.blogspot.com

ATENÇÃO: Veja na sequência: um slide com boa parte das Fotos do Cariri Cangaço em Aurora. Não perca!

domingo, 18 de setembro de 2011

Convenção Partidária: PCdoB de Aurora elege novo Comitê Municipal

PCdoB de AURORA realiza Conferência

José Cícero e o vereador juazeirense Prof. Antonio durante a conferência
Dirigentes e filiados do PC do B presentes à Conferência em Aurora







Imagens da Conferência do PCdoB na Câmara de veradores de Aurora-Ce

Aconteceu na noite de ontem do último sábado (17/09), no plenário da Câmara de Vereadores de Aurora, a Conferência Municipal do Partido Comunista do Brasil (PCdoB). Novos e antigos filiados compareceram ao local onde foram debatidas várias questões relacionadas à conjuntura política municipal e nacional. Além das discussões, aconteceu ainda a eleição dos membros que comporão o novo comitê municipal do Partido e a escolha dos delegados que representarão o município na Conferência Estadual.

Além de filiados da região, a Conferência contou com a presença do Presidente e Vereador da sigla comunista em Juazeiro do Norte, o Professor Antonio. Na oportunidade, também foi antecipado para o coletivo de filiados o nome do jovem Lamarck Dias como um dos possíveis candidatos do PCdoB aurorense a uma vaga de vereador nas próximas eleições. O evento contou com a participação maciça dos jovens integrante da Pastoral da Juventude (PJ) recentemente filiados ao PCdoB.

A partir do próximo mês, o conjunto militante do PCdoB organizará um calendário de encontros e fóruns de debates sociais. “Esses encontros deverão ser realizados nos bairros, distritos e demais localidades pólos da zona rural do município. Será uma maneira de fomentarmos as discussões desde já em torno de diversas questões do interesse da população. Um verdadeiro processo de politização popular e informação social de um modo geral. Faremos um esforço no sentido de que possamos articular, com vistas às eleições, todas as instâncias partidárias a partir das bases. De resto, há uma absurda necessidade de informações e educação política da nossa gente e o PCdoB deseja ser protagonista neste processo de formação”, afirmou José Cícero, presidente do PCdoB em Aurora.

Lamarck Dias e José Cícero foram escolhidos como delegados para participar da Conferência Estadual do Partido. O processo de novas filiações para o PCdoB prossegue até o final deste mês.

Novo Comitê Municipal

Na ocasião foram eleitos e empossados os novos dirigentes do Comitê Municipal do Partido, que atuarão no próximo biênio:

Lamarck Dias – Presidente
Professor José Cícero – Vice Presidente
Professora Cláudia Maria – Secretária,
Damião Gomes – 2º Secretário
Cícero Cosme – Tesoureiro
Luiz Neto – Secretário de Comunicação.

Fonte: Comitê Municipal do PCdoB de Aurora
- Site Vermelho.

Da Redação do Blog de Aurora:::

LEIA MAIS EM:
WWW.jcaurora.blogspot.com
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com
WWW.prosaeversojc.blogspot.com
WWW.cariricangaco.blogspot.com
WWW.blogdoluizneto.blogspot.com
WWW.blogdaaurorajc.blogspot.com