domingo, 1 de março de 2009

Imposição da rede Globo retira TV Diário da parabólica

Desde a última quarta-feira, dia 25, que a TV Diário não está mais disponível na nossa telinha como antes, via parabólica. Tudo porque a poderosa rede Globo forçosamente exigiu a retirada do sinal do satélite Starone C2 no seu sistema analógico. A TV cearense era um dos raros canais que transmitia sua programação pelo sinal aberto com uma abrangência de atuação em torno de 30 milhões de antenas parabólicas espalhadas pelo Brasil e outros países da América Latina. Isso com certeza vinha incomodando a “poderosa” que contabilizava perdas importantes, tanto no mercado quanto na audiência em diversos estratos da sociedade, incluindo a região Nordeste. A exigência para a retirada do sinal não era de agora. Desta feita, portanto foi batido o martelo: a Diário teria que sair já ou perderia o direito como afiliada da Globo Nordeste de retransmitir a programação da ‘janela dos marinhos’. O mais curioso é o silêncio que ainda paira sobre o assunto. Será que a ameaça também incluía o “calar da boca”? Isso para um meio de comunicação é algo grave, inaceitável num país que se diz democrático e que vivencia até as últimas conseqüências o estado de direito.
A propósito, por que será que ninguém do grupo Verde Mares não se pronunciou até agora acerca desta decisão draconiana? Por que eles não utilizam a própria emissora para dá explicações aos seus telespectadores? Mesmo os que ainda conseguem captar o sinal aqui no Ceará? Por que não usaram os outros meios midiáticos que lhes pertencem como o jornal escrito e as emissoras de rádio? No mínimo é pra lá de estranho esta atitude, ou seja, a falta dela. A opção pelo silencia só demonstra certamente todo o grau da exigência imposta pela “poderosa”. Cadê a imprensa livre(sic) do nosso estado? Com exceção do jornal O Estado que publicou uma nota pífia sobre o tema, quase mais nada foi veiculado. Cadê o sindicato da categoria? Cadê os formadores de opinião? Os políticos e a sociedade consciente como um todo?
A Globo talvez esteja sentido saudade dos velhos tempos onde o seu poderio era muito mais ferrenho, vez que o monopólio era quase intransponível. Mas felizmente os tempos mudaram; outras emissoras de TV já começam a abocanhar o antigo filé mignon da emissora. Antigos piques de audiência alcançados pela Globo noutros anos agora são coisas impensáveis. Por isso o desespero expresso em iniciativas como esta de forçar a Diário a sair do satélite que na verdade, soa como um verdadeiro golpe contra milhares de espectadores distribuídos pelo país inteiro.
A TV do Ceará é bem verdade, também não tinha uma programação lá muito boa do ponto de vista da cultura cearense e do Nordeste... Mas digamos, era a alternativa possível que tínhamos para fazer frente aos enlatados e a padronização dos canais do Sul que há muito nos empurravam goela a baixo. Como dizem “um pequeno fator de integração da comunidade nordestina espalhada de norte a sul do Brasil”.
Em todo caso, fica claro que o velho poderio da Globo não serve ao povo brasileiro por vários motivos. Por outro lado, quem sabe a “poderosa” possa aprender a partir de agora que a queda nos seus índices de audiência e perdas nos diversos nichos mercadológicos sejam claros indicativos de que sua programação está uma lástima. Quem sabe possa descobrir um novo caminho e constatar que o Brasil não é um Big Brother. Portanto se disponha a mudar. E mudar para melhor... Do contrário vai ter que prosseguir destruindo raivosamente como fez com a Diário, outras das suas afiliadas regionais que tiveram a ousadia de pensar e fazer diferente mesmo estando no seu ninho chocando seus antigos ovos de ouro. A TV Diário tinha, mesmo com suas deficiências, a cara do Ceará e do Nordeste. Por isso não podemos nos calar diante de tão absurda arbitrariedade.
Afinal, toda emissora de TV (e a própria Globo) é uma concessão pública e, de certo modo pertence a sociedade brasileira. Ademais, todo poder emana do povo? Na Globo parece não ser bem assim. Conquanto, a imposição da rede poderosa a TV Diário é algo inaceitável, notadamente para os cearenses.
Por: José Cícero
Aurora - CE.

Um comentário:

evandro show disse...

TV DIÁRIO

A Tv Diário saiu do ar. Não foi a primeira e não será a última vez que emissoras, sem qualquer aviso, retiram o sinal e deixam os usuários paraboliquianos enraivecidos. Será que não sabem que milhões de pessoas são fiéis a seus programas ?
A Tv Diário cuspiu no próprio prato. Era boa demais para permanecer. Sua impecável programação, bem diferente, com cara, sotaque, cheiro e sabor nordestino, era imbatível em muitos horários. Com elevados índices de audiência vinha ocupando espaços cada vez maiores e em pouco tempo poderia se tornar uma das maiores emissoras do país. Até seus comerciais, com tanto estilo , não deixava ninguem se desgrudar da Tv. Era boa demais pra ficar, por isso cuspiu no próprio prato.
Como ficam seus excelentes profissionais ? Seus anunciantes que vendiam para o Brasil inteiro?
Bandas e cantores desconhecidos que, numa simples apresentação, passavam a fazer shows por êsse mundão de meu Deus, afora a grande vendagem de seus discos ? Seus fans que adoravam sua programação ? Como ficam, como ficam ?
Como saber diariamente o que acontece no nordeste, especialmente no Ceará ? Onde vai ficar o melhor humor brasileiro regado àquele sotaque arrastado ? Arre-égua, macho, onde, onde ?
Qual o motivo dêsse brusco rompimento de sinal ?
Será que a poderosa Globo, despencando na audiência, vendo-se ofuscada com a simples luz do vagalume, está metida nesse engodo ?
Nessa brincadeira, todo o mundo saiu perdendo. Que pena!!
Postado por evandro show às 07:38