domingo, 31 de outubro de 2010

Com a Popularidade em alta, Lula elege a 1ª Presidenta da nossa História

Brasil elege a primeira presidente de sua história
"Vou governar com a minha coligação, mas para todos... Vou me relacionar com governadores e prefeitos, mesmo de outros partidos de forma republicana .” - Dilma Rousseff, ontem, em Belo Horizonte. O Brasil elegeu hoje a primeira mulher para a Presidência da República: Dilma Rousseff, do PT. Sua vitória teve a participação do cabo eleitoral mais popular do País, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que mesmo sem estar participando diretamente do pleito, teve papel fundamental ao transferir todo seu elevado índice de popularidade à candidata que escolheu pessoalmente para disputar sua sucessão e levá-la à vitória nas urnas neste segundo turno, mesmo sendo uma estreante na seara de uma disputa eleitoral e concorrendo com um nome forte da oposição, o ex-governador tucano José Serra.
Se dependesse dos números das primeiras pesquisas eleitorais divulgadas em 2007, a candidatura de Dilma Rousseff (PT) à Presidência da República jamais teria sido levada adiante. Em outubro de 2007, a pesquisa CNT/Sensus mostrava a então ministra-chefe da Casa Civil com 5,7%. Essa mesma pesquisa, contudo, mostrava que cerca de 35% dos entrevistados poderiam votar em alguém apoiado por Lula. Com base nessa sinalização, o presidente traçou um engenhoso plano para lançá-la na arena da disputa presidencial, trabalhando intensamente para colar sua imagem à de Dilma.E a estratégia funcionou.
Coube a Dilma o lançamento de uma das maiores vitrines do governo, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em 2007. No ano seguinte, Lula a batizou de "mãe do PAC". Como boa discípula, Dilma se autonomeou durante a campanha eleitoral de "mãe do Luz para Todos", programa do governo federal, criado em 2003, com o objetivo de levar energia elétrica às áreas rurais do País. E no decorrer da campanha, quando já liderava a corrida presidencial, assumiu de vez o instinto maternal e disse que pretendia ser, na Presidência, a "mãe de todos os brasileiros".Dilma nasceu em Belo Horizonte em 14 de dezembro de 1947 e na juventude militou contra a ditadura, atuando no Comando de Libertação Nacional (Colina) em Belo Horizonte, no final dos anos 60.
Ela é classificada como durona, rígida, séria, competente, inteligente, extremamente dedicada ao trabalho. Implacável com quem enrola e exigente com os subordinados. Comandou o Ministério de Minas e Energia de 2003 a 2005, até ir para a Casa Civil com a queda de José Dirceu da Casa Civil no escândalo do mensalão.
Na nova função, tornou-se uma "mulher dura cercada de homens meigos", como ela mesma definiu.A ex- ministra já foi filiada ao PDT, mas em 2000 filiou-se ao PT, partido que lhe abriu as portas para chegar ao mais alto cargo do País.
Até o final deste ano, completará 63 anos. Dilma já casou e se separou duas vezes com ativistas políticos que lutavam contra a ditadura, mãe de uma filha, Paula Rousseff Araújo, e avó de um neto, Gabriel, que nasceu no dia 9 de setembro deste ano. É dona de Nego, labrador preto e companheiro de caminhadas matinais.Um de seus melhores amigos, o ex-prefeito de Belo Horizonte Fernando Pimentel (PT), é quem melhor define a personalidade da nova presidente do Brasil: "Ela trabalha o tempo todo e não deixa nada sem solução. Além disso, acredita que não foi por acaso que sobreviveu à ditadura, quando chegou a ser torturada, sobreviveu para cumprir a tarefa da nossa geração e deixar um País mais justo e solidário do que aquele que nós encontramos."
Anne Warth e Elizabeth Lopes - Agência Estado
____________
LEIA MAIS EM:

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Copa Aurora 2010: Equipe de arbitragem recebe treinamento na sede da Seculte com vistas ao início das competições neste sábado



Tudo pronto para o início de mais uma Copa Aurora e Campeonato Juvenil amanhã à tardinha no estádio municipal no bairro Araçá.
A Secretaria de Cultura, Turismo e ESPORTE do município de Aurora voltou a reunir na noite de ontem(21) todos os integrantes do quadro de árbitro que atuará na Copa Aurora(1ª divisão), assim como no Campeonato Juvenil(2ª divisão).
O encontro aconteceu na sede da Seculte no centro da cidade ocasião em que todos os presentes puderam ouvir as explanações teóricas sobre as 17 regras do futebol, cujas explicações e exemplos ficaram a cargo do ex-árbitro e atual assessor de imprensa do município – Luiz Neto(Xetão) que ora coordena a equipe de juizes e auxiliares da secretaria. Além das orientações pertinentes ao tema arbitragem, na mesma ocasião, o secretário da pasta José Cícero falou sobre os principais procedimentos relacionados a realização da II copa Aurora de futebol, bem como o campeonato juvenil. O primeiro homenageará o desportista Lêço Quezado e o segundo o ex-jogador Jarinho Barros, ambos já falecidos.
Números da Copa e outras constatações do Secretário:
“Será um dos eventos mais importante e grandioso da história esportiva aurorense. O que certamente superará a edição passada que já fora recordista”, disse o secretário.
Serão mais de 40 equipes representantes dos distritos, sede e outras localidades da zona rural. Algumas das quais, de regiões longínquas que havia mais de 10 anos não participavam de competições na cidade.Todas distribuídas em duas categorias, ou seja, 1ª e 2ª divisões, que por sinal constituiu mais uma boa inovação. Mais de 95 partidas envolvendo mais de 700 atletas, mais de 130 dirigentes e um sem-número de torcedores. Algo jamais visto no calendário esprotivo da terra do Menino Deus. Sem esquecer o transporte das equipes da zona rural e a premiação para as duas categorias que também é histórica, finalizou.
A Prefeitura através do gestor Adailton Macedo está viabilizando todas as condições necessárias para que as duas competições aconteçam a contento. Nuncaa na história de Aurora, o esporte amador foi tão incentivado como agora, disse o dirigente de uma das agremiações do distrito de Ingazeiras, Arnaldo da Silva.
Além do prefeito Adailton e do seu vice Antonio Landim várias outras autoridades, desportistas convidados deverão comparecer ao evento.
Serviço:
Sábado dia 23 às 15h solenidade de Abertura oficial da 2ª Copa Aurora e do II Campeonato Juvenil 2010.
Local - Estádio Municipal - Bairro Araçá
15:30 - Inicío das partidas - Estádio(Araçá) e Campo da Aurora Velha(ver tabela completa).

terça-feira, 19 de outubro de 2010

EXTRA, EXTRA, EXTRA! Tudo como dantes no quartel de Abrantes?!

ENTREVISTA COM ITAMAR FRANCO, SENADOR ELEITO POR MINAS
Itamar Franco: “O Lula não é dono do Brasil e não inventou o Brasil”

Um dos articuladores do voto “Lulécio” em 2002, a favor do petista Lula para a Presidência e do tucano Aécio Neves para o governo de Minas, o ex-presidente da República Itamar Franco (1992-1994) agora critica duramente Luiz Inácio Lula da Silva e diz que ele tem de parar de falar “nunca antes neste país”: “O Lula não é dono do Brasil e não inventou o Brasil”.
Segundo ele, “Lula não é democrata”: “Um presidente que vai a Minas dizer que não pode ter um senador de oposição, que zomba da imprensa, que zomba da Constituição, não é democrata.”
Ex-senador (1975-1990), Itamar, 80, volta à Casa pelo PPS com a língua afiada. Ao lembrar de Getúlio Vargas, diz que “Lula tornou-se um mito, mas mitos e muros também são derrubados”.
* Por que Serra e não Dilma?
IF- Porque ela tem um discurso monotemático. Se fosse uma estudante, seria uma aluna boa para decorar as lições, não para fazer cálculos. Ela vem com um discurso preparadinho que o presidente ensinou. Já o Serra tem pensamento próprio. Mas, se não mudar o discurso, vai perder.
*Mudar em quê?
IF - Tem de parar de elogiar ou de ser condescendente com o Lula. Imagine o cidadão que está em casa ouvindo isso: “Puxa, se o candidato da oposição elogia tanto o presidente, para que mudar?”
* E o argumento que Lula tem 80% de popularidade e não dá para bater nesse muro?
IF - Ele tornou-se um mito, mas mitos e muros também são derrubados.
* Não foi o sr. que criou o voto “Lulécio” de 2002?
IF - Procurado pelo Zé Dirceu, desisti da disputa e apoiei o Aécio para o governo e o Lula para presidente. Daí surgiu o voto Lula-Aécio.
* O que aconteceu depois?
IF - Sabe o que o Lula fez em 2006? Foi na minha terra, levou todo mundo e subiu no palanque até com o Celso Amorim, que também foi meu chanceler, para falar mal de mim. Fiquei triste. Agora o Lula fez uma campanha muito violenta em Minas contra a gente de novo, uma campanha que raiou o imoral, agredia os princípios democráticos. Bem, um presidente que faz no Senado o que ele faz, que nem presidente militar fez…
* O que foi imoral?
IF - Teve nove pessoas presas, distribuindo santinhos apócrifos com as maiores aleivosias contra nós.
* Saíam de onde?
De um comitê do PT.
* Se Aécio, Anastasia e o sr. foram eleitos, por que o Serra perdeu em Minas?
IF - Nós trabalhamos pelo Serra, mas ele não teve organização nenhuma em Minas.
* E o PSDB mineiro?
IF - Nós fazíamos um discurso afirmativo, falávamos o que o povo queria ouvir, e o povo mineiro gosta de pegar no candidato, gosta de alisar a gente, e nós atendíamos isso. Serra, não. E até nos debates ele perdeu boas chances de chutar em gol, como quando a Marina levantou uma bola para ele contra a Erenice e ele deixou passar. Foi falar em assunto técnico, oras!
* O sr. votou mesmo no Serra?
IF - Votei no Serra por causa da coligação, mas muitos amigos votaram na Marina Silva e queriam que eu ficasse com ela. Não fiquei.
* Como vê o segundo turno?
IF- Em toda a minha vida só vi um homem transferir maciçamente os votos do seu partido: Leonel Brizola para Lula, no segundo turno de 1989. Então, não sabemos. Depende muito da Marina e dos votos dela, mas esse eleitorado é muito disperso e múltiplo.
* A Dilma saiu com 14,3 pontos na frente. É possível virar?
IF- Isso dá uns 13 milhões de votos e, mais um pouquinho, Serra chega lá. Possível é, e já vimos viradas duas vezes em Minas. Mas ele precisa ser mais afirmativo no campo social, econômico, político.
* Como enfrentar Lula?
OF- Ele tem de mostrar que o Lula não é dono do Brasil e não inventou o Brasil. Do jeito que as coisas vão, o Lula vai dizer que quem abriu os portos foi ele, não d. João 6º. Tudo é ele, é ele. Por que não dizer o que o Real fez pelo país? Por que não dizer que o pãozinho custava um preço de manhã, outro preço à tarde, outro preço à noite?
* Como está a sua relação com Fernando Henrique Cardoso?
IF- Não está. Mas se eu defendo escondê-lo? Não defendo. Apesar das minhas desavenças com ele, acho um absurdo escondê-lo. Se não aparece, batem nele de qualquer jeito. Então ele deve aparecer, rebater, xingar.
* Como o sr. imagina um Senado com três ex-presidentes?
IF- Eu fico olhando o Sarney dizer que o melhor presidente que ele já teve foi o Lula, e penso: sim, senhor, hein, presidente Sarney?
*E o Collor?
IF- Prefiro falar da chuva.
* Que Senado vai encontrar?
IF- Um Senado subjugado pelo Executivo. A interferência do presidente é a todo instante, em tudo, até em questões internas. Uma das coisas mais sagradas do Congresso são as CPIs. Pois eu era de oposição e fui presidente da CPI das “polonetas” no governo Geisel e depois da CPI das diretas. E, agora, o presidente diz que não pode ser e não é. Onde já se viu isso? O Senado diz amém, amém.Em 2011, a bancada lulista vai ser um rolo compressor.
* Como furar o bloqueio?
IF- Fácil não é, mas não é impossível. A ditadura durou 20 anos, mas ela se tornou frágil e caiu. Hoje, se há essa ditadura que o PT quer impor ao país, se acha que só ele sabe o que é bom para o país, é preciso reagir. Quando o Lula diz que “nunca antes neste país”, eu penso: o que que é isso? Como é que o sr. Sarney aceita isso? Então, ninguém fez nada? Ao longo do processo, cada um de nós, o Sarney, eu, o Fernando Henrique, foi passando o bastão.
*Com maioria lulista, é possível o Aécio presidir o Senado?
IF- O Aécio hoje é a maior liderança nacional.
* Mais do que o Lula?
IF- Mais do que o Lula, porque o Aécio é democrata.O Lula não é democrata?Não, basta ver as ações dele todos os dias. Um presidente que vai a Minas dizer que não pode ter senador de oposição, que zomba da imprensa, que zomba da Constituição, não é democrata.
* Qual sugestão o sr. daria a Lula para o pós-Presidência?
IF- O Lula gostou do poder, mas ele vai ver o que é bom depois, quando deixar o poder. Não se pode acostumar com os palácios, os aviões, os helicópteros, com o sujeito que carrega a sua mala, porque isso não é o dia a dia do homem simples, que nós todos somos. O Lula deve saber que, um dia, tudo isso acaba. O poder não é eterno. Nós já tivemos no Brasil um grande presidente que era também o “pai dos pobres” e que depois foi derrubado, não é?
Fonte: Folha.com
LEIA MAIS EM:
http://www.jcaurora.blogspot.com
http://www.blogdaaurorajc.blogspot.com/

sábado, 16 de outubro de 2010

Um dia o trem passou por aqui*

Por José Cícero


Um dia o trem passou por aqui.
Eu me lembro
Porque eu vi.
Eu era guri.
E nunca me esqueci.
Toda a festa que era
Sensação que nunca mais senti.
As idas e vindas sem fim
do bicho de ferro comprido
rasgando os grotões do meu Cariri.
Um dia o trem passou por aqui.
Eu era menino
pulando os trilhos
pra me divertir
ouvindo canário e Juriti.
Eu me lembro
O trem era lindo.
Eu juro que o vi
recordo ainda
a velha estação em festa
antes do trem chegar e depois partir.
Um dia o trem passou por aqui.
Eu juro que vi.
Nunca mais me esqueci
daquela alegria incontida
crescendo dentro de mim.
Sensação que nunca mais senti
dos que aguardavam notícias
que vinham do mundo para o Cariri.
E a tristeza nos rostos
dos que tinham que partir.
Eu era guri...
ainda me lembro
dos toques do sino
Ecoando em profusão
Entres as ruazinhas
cheias de pés de Oiti.
Juro que foi assim
Eu nunca mais me esqueci.
Na pedra da velha estação:
d’Aurora, Missão Velha,
Ingazeiras, Arrojado,
Lavras, Cedro e Iborepi.
Um dia o trem passou por aqui.
Eu recordo porque vi,
desde então sinto saudade
daquele tempo que vivi.
Dos anos que fui guri...
menino eu vi.
E nunca mais me esqueço
da visão que se perdeu no tempo.
Um dia o trem passou por aqui.
____________
(*) José Cícero
Prof. Poeta e Pesquisador
Secretário de Cultura
Aurora-CE.
LEIA MAIS EM:
Fotos: Da Internet

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Caro Professor! Que neste seu dia possa caber um pouco mais de reflexão...

Por José Cícero
Neste dia dedicado ao professor o Brasil devia aproveitá-lo melhor, ou seja, de um jeito mais educativo e diferente, isto é, como um instante importante de reflexão. E deste modo, olhar profundamente para dentro e além de si mesmo.
Saber quem sabe, que tipo de futuro nos espera diante da maneira injusta e quase opressora como vem sendo tratada esta briosa e sofrida classe dos professores brasileiros.
Mesmo sabendo (nós) que todo dia deve ser o dia do professor. É mister que se diga, no entanto, que esta simbologia do dia 15 de outubro – consagrado ao professor, não nos sirva apenas para assistirmos passivos a instalação repetitiva do palanque da falácia. Onde os discursos vazios se alternam no sentido de desviar nossas atenções da verdadeira crise(pra não chamar de caos) por que passa o sistema educacional brasileiro e, por via de conseqüência os nossos professores. O que inapelavelmente só tem que redundar no baixo nível em que se encontra a educação do país. Muito mais que comemorar, o dia do professor é uma data propícia para à reflexão...
Não basta, portanto que neste dia, se jogue confetes e mensagens poéticas aos mestres construtores da nação; porque os nossos educadores - artífices do saber estão a precisar de muito mais que isso.
É preciso que o novo Congresso Nacional, por exemplo, decida fazer o que o outro não fez por leniência e absoluta falta de compromisso com o futuro do Brasil e os operários da educação. Que possamos cobrar dos dois candidatos à presidência, não somente discursos operísticos, mas uma verdadeira carta de intenção como uma prioridade naciomal inquebrantável que possa assegura uma nova estrutura para a educação do Brasil. Sem contudo, precisar abrir mão da valorização e do respeito aos professores.
E que assim, saibamos orientar a nossa escolha na hora de votar.
É preciso sem demora recuperar o tempo perdido. Louvemos então desde já, as figuras emblemáticas e dignificantes da construção do conhecimento brasileiro, tais como: Anísio Teixeira, Darcy Ribeiro, Lourenço Filho, Fernando de Azevedo, Calmon, Paulo Freire, Cristóvam Buarque e tantos outros. Muitos dos quais pagaram um preço alto demais por defender publicamente as suas idéias em favor do progresso educacional do nosso país.
Em nomes de todos "eles" e dos professores e professoras do Brasil de hoje – Parabéns!
Foto: profjairobrasil.blogspot.com
LEIA MAIS EM:

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

AURORA: Amigos e familiares do Dr. Torres comemoram seus 50 anos de profícua existência


Imagens da festa de aniversário dos 50 anos do Dr. Torres em Aurora-CE.
Em um dos mais belos e organizados acontecimentos fraternos de Aurora foi que ocorreu na noite de ontem, dia 10 nas dependências do Centro Social Urbano (CSU) a festa de aniversário dos 50 anos do ilustre filho de Aurora Francisco Pereira Torres.
A abertura da solenidade se deu com a celebração de uma missa de ação de graças através do padre Josias pároco de Aurora, seguida da palavra do aniversariante, além de um documentário sobre sua vida e a sua carreira profissional.
Dr. Torres é filho natural do sítio Várzea de Pedra de Aurora. É o chefe das defensorias públicas do estado e membro efetivo da Associação dos Filhos e Amigos de Aurora(AFA).
Foi um momento de absoluto congraçamento em que o Dr. Torres comemorara a passagem dos seus 50 anos entre seus pais, amigos e familiares na terra em que nascera.
Além de familiares e amigos várias autoridades aurorenses compareceram ao evento, a exemplo do vice-prefeito Antonio Landim, as vereadoras Darc de Sousa, Iracilda e o Dr. Célio Saraiva.
A festa dançantes foi animada pelo seresteiro aurorense João Bosco. Representantes da AFA-CE estiveram presentes ao acontecimento dentre os quais o presidente atual da entidade professor Tarciso Leite a diretora de comunicação social Regina Célia, Imaculada Leite dentre outros convidados.
Além de uma boa música e saudável camaradagem foi ainda oferecido aos convidados um jantar ao som de antigas canções que marcaram época.
A emoção também foi a tônica do acontecimento, sobretudo durante a homenagem feita pela filha do aniversariante, bem como por ocasião da fala do professor Tarciso Leite.
Além de homem inteligente e lutador, Dr. Torres com se perceber cultua a simplicidade e a modéstia como uma das suas principais virtudes. É por assim dizer, um gentmam de extraordinária grandeza, por isso nunca será demais reconhecer neste aurorense de boa cepa da várzea de Pedra d’Aurora uma figura, cujo exemplo de força e dignidade tem todos os ingredientes necessários para colocá-lo de vez no panteon da nossa história.
Da Redação do Blog de Aurora e do JC.
LEIA MAIS EM:
www.seculteaurora.blogspot.com/http://
www.blogdaaurorajc.blogspot.com/

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Triste e Feliz por Vargas Llosa*

Por José Cícero
Não sei ainda se acaso me alegro ou se me entristeço diante da auspiciosa notícia acerca da conquista do Nobel de literatura 2010 pelo escritor Mario Vargas Llosa. Alegria pelo fato de ser ele do Peru, nosso vizinho sul-americano de lutas, agruras e sofrimento.
Ainda, por também ser ele um escritor comprometido com o eterno sonho coletivo da conquista e construção de um mundo novo.
Um engenheiro da linguagem que fez da sua lavra cotidiana não somente palavras soltas ao vento, porém um instrumento de transformação da consciência dos homens e das mulheres do planeta.
Um escritor de fato engajado. Um político audaz na expressão mais lídima do termo que fez da sua pena um binóculo por meio do qual, todos os oprimidos da América puderam efetivamente enxergar novos caminhos e, assim acreditar na perspectivas de novos horizontes.
Maria Vargas Llosa - Um bravo literato que se fez gigante sem, no entanto desprezar seus irmãos pequenos; nunca tendo que rastejar entre os poderosos do império. Um escritor ousado de posições afirmativas. Um poeta lúcido em pleno domínio da língua do seu povo. Que fez o tempo todo da sua escrita um farol a iluminar os caminhos dos pequenos.
Um intelectual que nunca se rendeu a qualquer modismo midiático para vender seus livros. Verdadeiro escriba contemporâneo, pacientemente recolhido no seu canto americano, mas com uma visão de mundo capaz de transportar a si próprio e seus leitores ao mais longínquo do pensamento humano.
Um escritor grandiloquente de sonhos, utopias e realidades distantes, porém possíveis. Um guerreiro da palavra que conseguiu um dia mostrar para o mundo as veias abertas junto à miséria de uma América Latina aos trapos e do terceiro mundo submisso.
Um artista do vocábulo estético, cuja escrita desconhece fronteira para aproximar o gênero humano.
Vargas Llosa - Um homem que conseguiu fazer da sua literatura um eterno ‘derrubar’ de preconceitos, mentiras, ignorâncias e ditaduras.
Tudo isso me alegra neste peruano intelectual, agora pelo prêmio e reconhecimento a obra valorosa que no seu conteúdo genérico contêm muito de nós. Ainda, por que sei que não é fácil convencer os donos do império a voltar seus olhos para este lado do hemisfério.
Um prêmio que no fundo deve ser comemorado por aproximar dois mundos literários há muito separados pela indiferença dos poderosos exploradores a despeito de tudo aquilo que a América Latina possui de mais grandioso, quer seja, o talento artístico, a resistência e a história de luta do seu povo.
De modo que o Nobel de Llosa, o peruano, tem que ser também comemorado por nós, os amantes da literatura latino-americana, porque haverá de ser ela, um derivativo muito forte da brasileira.
Triste, porque ainda não tivemos o prazer de ganhar o nosso prêmio. Com efeito, quanto podíamos não conseguimos. E agora com os poucos temerários talentos literários que possuímos, a conquista do Nobel de literatura fica cada vez mais difícil.
O sonho do Nobel de literatura para o Brasil aos poucos se transforma numa utopia. Não diria impossível, posto que depois de Garcia, Saramago e Llosa quem sabe o Brasil e a língua portuguesa possa ter, igualmente, seu momento escrito no panteon da glória da literatura mundial.
Contudo, enquanto a mídia-marrom brasileira sob o comando da indústria do livro continuar só tendo olhos para o lucro, fabricando best-sellers sem substâncias literárias do tipo Paulo Coelho e tantos outros; pensar no Nobel será tão somente meras especulações.
(*) José Cícero
Secretário de Cultura
Aurora - CE.
_____________________

quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Derrotada, Heloísa Helena fala em 'conluio da esquerda e direita'

A ex-senadora Heloísa Helena (PSOL) disse que está lambendo as feridas e que foi feito "um conluio de esquerda e de direita" --na esferas federal e estadual para derrotá-la politicamente. Ela perdeu a eleição para o Senado em Alagoas, onde enfrentou uma campanha com fortes ataques de seus adversários.
"O PSDB agiu articulado com o governo Lula para me derrotar", disse à Folha."Agora é época de lamber as feridas e orgulhosamente ver as cicatrizes que tenho porque é o sinal mais claro que não me rendi." Durante a campanha, os rivais disseram que ela não trabalhou pelo Estado quando foi senadora e que não mostrava o candidato à Presidência de seu partido. Também propagavam que a ex-senadora criticava Lula.
O presidente gravou mensagens de apoio para dois de seus principais oponentes, que acabaram eleitos: Renan Calheiros (PMDB) e Benedito de Lira (PP). Hoje pela manhã, Heloísa participou de sessão na Câmara Municipal de Maceió, onde é vereadora. Ela disse que não irá orientar seus eleitores ela teve 417 mil votos (16,6%)-- em relação ao segundo turno da eleição no Estado."Tenho convicção de que os votos que recebi são de mulheres e homens livres, que votaram em mim mesmo enfrentando toda a canalha política do Estado de Alagoas e o conluio da direita e da esquerda, federal e estadual.
Jamais teria a pretensão de orientá-los", disse. Falou ainda que desde o início da disputa soube que seria uma campanha difícil e que não houve erros na trajetória. "Alguém pode caracterizar como erro eu não ter feito acordo com a bandidagem política de Alagoas e de Brasília. Tenho a obrigação moral e ideológica." Ela completou: "Se alguém queria que eu fosse para a TV choramingar o que fiz no Senado, tire o cavalo da chuva porque ele morre de pneumonia"."Vim para este mundo não para se arrastada pelos cabelos para a senzala da canalha política. Vim para arrombar as portas da senzala. Sempre", afirmou a vereadora.
SÍLVIA FREIRE
ENVIADA ESPECIAL A MACEIÓ (AL)
LEIA MAIS EM:

terça-feira, 5 de outubro de 2010

TSE Divulga votação dos candidatos que tiveram registros indeferidos e que aguardam julgamento junto ao STF

5/10/2010
Uma dezena de candidatos a deputado federal e vários nomes de postulantes a vagas na AL estão na esperaO Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou, ontem à tarde, em sua página eletrônica na Internet, as votações obtidas, no pleito do último domingo, pelos candidatos que tiveram registro indeferidos, mas que ainda aguardam julgamento em definitivo de recursos no próprio TSE e no Supremo Tribunal Federal (STF).

Click na Imagem para visualizar melhor
Em relação ao Ceará, dez postulantes à Câmara Federal e 48 candidatos à Assembleia Legislativa encontram-se na referida situação. Muitos são por problemas burocráticos (ausência de documentação, comprovação de filiação partidária, dentre outros), mas também figuram neste rol os que foram enquadrados na Lei da Ficha Limpa.
São 264.172 votos para a Câmara dos Deputados e 285.892 para a Assembleia que ainda poderão ser computados na contagem geral e, desta forma, modificar o coeficiente eleitoral que define o número de cadeiras dos partidos e coligações nas casas legislativas, alterando a ordem de colocação e a té ensejando troca de nomes.
Nas eleições de domingo passado, 3.995.370 de votos foram computados para os postulantes a deputado federal das 10 coligações ou partidos que lançaram candidatos. Já para deputado estadual foram 3.882.541 sufrágios para 15 coligações ou agremiações.
Entre os candidatos a deputado federal que estão sub judice figuram as dos atuais parlamentares Eugênio Rabelo (PP),
Manoel Salviano (PSDB) e José Gerardo Arruda (PMDB), e Ilário Marques (PT), todos enquadrados na Ficha Limpa.
Eugênio somou 82.028, Salviano obteve 76.915, Ilário 58.156 e Arruda 2.119.
No caso deste último, o peemedebista, no meio da campanha, resolveu pedir votos ao seu filho, José Gerardo Correa Arruda (PMDB), que pleiteava ao mesmo cargo.
OutrosArruda teve, inclusive, Recurso Ordinário negado pelo ministro Arnaldo Versiani, semana passada, mas José Gerardo ingressou com Agravo Regimental a ser apreciado pelo pleno do TSE. Outros postulantes na mesma situação e que tiveram um número razoável de votos foram Adler Girão (PR), com 30.875, e Jocélio Viana (PHS), 12.411.
Das 48 candidaturas a deputado estadual que ainda aguardam julgamentos de recursos do TSE, estão a do suplente de deputado estadual Dedé Teixeira (PT) e dos parlamentares da Assembleia Legislativa, Neto Nunes (PMDB) e Perboyre Diógenes (PSL).
O petista somou 52.679, o peemedebista 45.843 e Perboyre 29.443. Todos encaminharam recursos ao TSE e aguardam resposta daquela Corte.
Dois dos candidatos à Assembleia Legislativa que estão sub judice tiveram recursos ordinários negados em decisões monocráticas do ministro TSE, Arnaldo Versiani: Francisco Edilmo Costa (PR) e José João Alves Almeida (PTN), que somaram 12.368 e 3.593 sufrágios, respectivamente. Ambos aguardam julgamentos de seus agravos regimentais pelo pleno da instância eleitoral superior.
LEIA MAIS EM:
Fonte: DN






segunda-feira, 4 de outubro de 2010

AURORA-CE: Um pouco mais sobre as eleições, números e resultados.

Por José CíceroUma eleição um tanto quanto diferente. Pelo menos foi esta uma das principais sensações que muitos tiveram quanto à campanha eleitoral de Aurora. Em parte pela aparente apatia, frieza e indiferença com que a massa eleitoral se portou no decorrer de todo o processo.
Do que se repetiu de eleições passadas, podemos enumerar o verdadeiro show dos chamados pára-quedistas candidatos, muitos dos quais trazidos por cabos eleitorais residentes e outras que quase não vêm a cidade, a não ser nas vésperas de eleições ou em ocasiões especiais. Alguns se utilizaram por assim dizer, de expedientes não muito condizentes com à Lei e, tampouco, com a ética no que diz respeito a conquista do voto popular.
Candidatos ao Governo do Estado:
Das candidaturas ditas majoritárias e que concorriam ao governo do Estado apenas Marcos Cals e o senador Tasso visitaram Aurora por ocasião da festa da AFA, e mais recentemente Lúcio Alcântara e o candidato ao senado Alexandre que inclusive almoçaram no centro da cidade.
A não vinda do candidato reeleito Cid Gomes e os demais que compunham a sua coligação pode ter soado como uma falta de prestígio dos que os apoiaram em Aurora. Contudo, é sensato afirmar que as eleições 2010 em Aurora transcorreram na mais absoluta das normalidades.
AURORA – Conjuntura dos dados pós-eleição 2010:
Com um universo eleitoral da ordem de 20.137 eleitores o município de Aurora apresentou nestas eleições uma abstenção bastante significativa de 4.850 pessoas que não compareceram às urnas, cerca de 24,09% do total.
15.287 foi o número de votantes, o que equivale ao percentual de 75,91%.
436 foram o votos considerados em branco o que equivale a 2,85%. Nulos 6.489 relativo a 42,45%.
1.526 foram os votos dados às legendas partidárias.
Confira os Resultados Gerais das Eleições de AURORA em:
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.jcaurora.blogspot.com

AURORA – CE: Resultado das eleições 2010

Numa eleição das mais tranqüilas o município de Aurora como sempre tem feito pulverizou a sua votação numa variada gama de candidatos das mais diversas tendências políticas e ideológicas. Alguns deles apoiados pelas principais lideranças do município. Outros apresentados que foram por pretensas lideranças como se percebe já de olho nas futuras eleições municipais. Alguns, chegando inclusive a utilizar de velhas práticas eleitoreiras, cujas mesmas não mais coadunam com a ética e, tampouco com a legislação eleitoral vigente no país.
OS AURORENSES VOTARAM ASSIM: ((((Confira)))))
Eleitorado – 20.137
Abstenção – 4.850 (24,09%)
Comparecimento – 15.287 (75,91%)
____________________________
Presidente da República:
Dilma – 9.409
Serra (PSDB)– 3.560
Marina(PV) – 535
Plínio(Psol) – 47
Zé Maria(PSTU) – 17
Eymael – 09(PSDC)
Levy Fidelis – 05(PRTB)
Ivan Pinheiro(PCB) – 02
Rui Costa Pimenta(PCO) - 0
Brancos – 317 (2,7%)
Nulos – 1.386(9,07%)
______________________
Governador:
Cid(PSB) – 8.106 (63,47%)
Marcos Cals(PSDB) – 4.275(33,33%)
Lúcio(PR) – 267 (2,09%)
Marcelo Silva(PV) – 63(0,49%)
Soraya (Psol) – 48 (0,38%)
Gonzaga(PSTU) – 31(0,24%)
Branco – 722 (4,72%)
Nulos – 1.793 (11,73%)
_________________________

Senador:
Eunício – (PMDB) 9.761
Pimentel – (PT) 6.223
Tasso(PSDB) – 6.575
Raquel Dias(PSTU) – 535
Alexandre (PPS)– 500
Marilene(Psol) – 333
Polô(PV) - 0
Brancos – 2.432 (7.95%)
Nulos – 4.235 (13,85%)
__________________________
Dep. Estadual:
Inês Arruda – (PMDB) 4.262 (50,97%)
Camilo Santana –(PT) 623 (7,45%)
Vasques Landim(PR) - 587
Carlomano –(PMDB) 184
W. Landim – (PSB)147
Antonio Carlos(PT) - 140
Ana Paula Cruz (PRB) - 128
Dr. Sarto – 85(PSB)
Fernanda Pessoa – (PR) 73
Daniel Oliveira(PMDB) 42
F. Aragão(PDT) – 34
Mauro Filho(PSB) – 25
Mirian Sobreira(PSB) – 24
H. Férrer(PDT) – 19
S. Roque(PSB) – 18
R. Martins(PT) – 17
Prof. Bezerra(PCdoB) - 13
M. Loiola (PSDB)– 12
R. Mesquita (PV)– 10
Duquinha (PRB)– 08
H. Resende (PSL)– 08
S. Aguiar (PSB)– 08
Ely Aguiar(PSDC) – 06
N. Martins(PT) – 05
J. Jaime(PSDB) – 04
Patrícia(PDT) – 04
Dr. L. Pinheiro (PR)– 04
João Alfredo(PSOL) - 03
Prof. Antonio(PCdoB) - 03
Zezinho Albuquerque (PSB)– 03
Dr. Hugo(PSDB) – 02
Osmar Baquit (PSDB)– 02
R. Aguiar (PSDB)– 01
Brancos – 436 (2,85%)
Nulos – 6.489 (12,45%)
Nominais – 6.836 (81,75%)
Legendas- 1.526 (18,25%)
________________________
Dep. Federal:
Raimundão (PMDB)– 6.945 (57,59%)
M. FeitozaPMDB) – 1.530 (12,69%)
J. Airton(PT) – 1.433 (11,88%)
André Figueiredo(PDT) – 145
Guimarães(PT) – 127
G. Pereira(PR) – 61
Renato Roseno(Psol) - 51
João Ananias(PC do B) – 52
Genesias(PMDB) – 39
Mauro Benevides(PMDB) – 35
R. Matos(PSDB) – 29
A. Balman(PSB) – 15
D. Fortes(PMDB) – 14
Arnon Bezerra(PTB) – 12
Pe. Zé (PP)– 11
A. Bruno (PT)– 11
A. Holanda (PSB)– 10
D. Neto(PSB) – 10
E. Silva(PSB) – 09
E. Xavier(PT) – 04
Chico Lopes(PC do B) – 03
Anibal Gomes(PMDB) – 03
EM Tempo:
Candidatos votados em Aurora que não tiveram seus votos computados/divulgados pelo TRE: Votação geral:
Estadual -
****Carlos Macedo - 13.505*
Lucildo Leite - 8.021
Neto Nunes - 45.843
Federal:
****Manoel Salviano - 76.915*
Ilário Marques - 58.156
Da Redação do Blog da Aurora e do JC online
LEIA MAIS EM::::::::
http://www.blogdaaurorajc.blogspot.com/
http://www.jcaurora.blogspot.com/
http://www.seculteaurora.blogspot.com/