domingo, 5 de julho de 2009

Sobre JOSÉ CÍCERO, do Prof. Luiz Domingos

(...) editor da Revista Aurora, Blog de Aurora, Blog do José Cícero, editor colaborador do site da Prefeitura Municipal, autor dos livros: Ecos da Saudade, Enxada foice e suor, professor com lotação na Escola de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Vicente Bezerra, representou Aurora por mais de dez anos como correspondente dos sites do Ceará, blogs e jornal de circulação estadual ‘Diário do Nordeste’, escreve para revistas especializadas de UFOLOGIA, alguns de seus trabalhos foram pontos de discussão na Câmara Municipal de Fortaleza, dada a importância do assunto em pauta.Presidente do PC do B do Município de Aurora. Fundador e editor do jornal Enfoque Municipalista.
Fundador e Editor da Revista Aurora, (revista de caráter histórico e científico). No ano de 1990 começou a construir o Acervo Cultural de Aurora com verdadeiras relíquias sobre a cidade de Aurora no Ceará, seja em relatos, ou fotografias, é presença marcante na cultura, na literatura e história de Aurora.Estudioso e pesquisador do maior poeta aurorense Francisco Leite Serra Azul - Serra Azul, descobridor e difusor de o Auto de Canudos’(1812) conhecido na linguagem laica como ‘Cemitério da Bailarina, tendo inclusive, uma vasto acervo sobre esta maior relíquia histórica Eclesiástica do Cariri cearense, faltando-lhes ainda comprovação científica, dado a propriedade em localização pertencer a uma reforma agrária feita pelo Governo do Estado em distribuição de lotes a 12 famílias que têm a posse do famoso "Campos Santo" no sitio Carro Quebrado - em Aurora.Estudioso e pesquisador do Geopark Cariri no sítio Massalina-Viva, local onde se encontram pegadas possíveis de dinossauros que faziam o percurso da Cidade de Santana do Cariri - Ceará ao alto sertão na Paraíba no Município de Sousa; Continuando assim, as pesquisas do grande fotógrafo e pesquisador da Massalina Januário Antonio de Macedo.(Sitio Cabrito - Aurora.)
Pesquisador do Cangaço em Aurora, juntamente com o professor Francisco Pereira Lima-PB conseguiram junto a Oralidade perdida a introdução do rei do Cangaço na ordem Sta. Cruz no dia 03 de junho de 1927.Descobridor do Túmulo da Filha do Coronel Francisco Xavier de Souza{fundador de Aurora} Ce. Xavier; localizado no sítio Tunga meses Antes do falecimento do proprietário deste tesouro histórico, o Sr. Vila Gonçalves. Difusor em Aurora, depois de Inúmeras pesquisas, que o nome Aurora foi um relato do Poeta Serra Azul para a rima do poema Aurora – “antiga venda” do poeta e filho ilustre de Aurora - Serra Azul.Descobridor do local onde falecera um dos filhos de Bárbara de Alencar localizado no sítio Saco sendo, inclusive objeto de estudo para comprovação científica. ( Sitio Saco - Aurora.)
Dirigiu por vários anos a rádio Comunitária AURORA FM 97.Descobridor de "contatos imediatos" assunto ainda em sigilo, devido a abdução de uma senhora ser algo traumático para a referida.(Sítio olho d’água neste município) matéria publicada na Revista especializada UFO.
Depois de vários meses de luta conseguiu trazer a cidade de Aurora o já famoso fotógrafo paraense, Guy Veloso, para a cobertura dos penitentes de Aurora na exposição da Alemanha do projeto fé e febre com lotação completa nos museus da Europa.
No Ano de 2008 a Câmara municipal de Aurora na pessoa do então vereador Antonio Gonçalves Landim fez indicação de seu nome para a outorga do titulo de Cidadão Aurorense, obtendo a aprovação por unanimidade(...)
Atualmente à frente da pasta de Secretaria de Cultura, Desporto e Turismo da cidade de Aurora tem feito inúmeras viagens a fortaleza no sentido de conseguir o tombamento do Primeiro prédio erguido na cidade de Aurora - o sobrado do Cel. Francisco Xavier de Souza, fundador da cidade, erguido no ano de 1831.Tem travado uma verdadeira batalha junto as autoridades do Estado para a construção do Centro de Expansão da Fé à Santa Popular de Aurora - Mártir Francisca, que inclusive o terreno já foi doado pelo governo do estado para a construção do horto de Mártir Francisca e de casas pulares no sítio Padre Mororó; que será o maior ponto turístico religioso da Terra do Menino Deus. A doação do terreno foi feita ainda na gestão anterior, porém a luta de José Cícero já remonta décadas.Tem um projeto de integração dos artesãos, contistas, poetas, violeiros, ativistas culturais que , na prática, revolucionará a história da cultura popular de Aurora.
Junto com o Dr. Arimatéia Macedo está elaborando o estatuto da Academia de Letras e Ciências de Aurora, em oportuno, enviará a Câmara Municipal para apreciação e aprovação.Por isto e por muito mais, é que Aurora agradece ao filho de Missão Velha que deixou sua Missão Velha e, na nova missão na Terra de Aldemir Martins e Nego Simplício- NÊGO, a construção do maior celeiro cultural, histórico e literário na sua nova missão - Aurora em missão cultural.
Por: Luiz Domingos de Luna
em 01 de Junho de 2009.
______________

2 comentários:

José Cícero disse...

Meu velho amigo, irmão e camarada LUIS DOMINGOS,
Diante de tudo que vc fala a meu respeito fico meio que sem acreditar(sem graça mesmo) de tal sorte que prefiro chamar de ilação, dada a incomensurável bondade que o nobre confrade carrega como dádiva de Deus no seu amável coração.
Sensibilizado portanto, com vossa deferência, quero dizer que parte importante deste ativismo cultural que vc tanto ressalta, é fruto igualmente da sua magna parceria, apóio, amparo, dedicação e cumplicidade...Vez que se caso há uma história já a ser contada, diria que tu fizeste parte fundamental dela; basta recordarmos as andanças sofríveis que empreendemos nos grotões da caatinga aurorense para as pesquisas da Revista Aurora, bem como o árduo "peditório" para a sua efetiva publicação, dentre tantos outros projetos; muitos dos quais de tão penosos e difíceis(mas não impossíveis) ainda estão em curso. Quiçá apenas esmaecidos, mas nunca mortos, pois idéis fortes nunca morrem...
Continuemos sem cessar, a travar o bom combate. Eis em essência, o precípuo desafio da nossa missão terrena!
Um forte abraço fraterno e literário e,
que o grande Allá o proteje, ilumine e guarde para o todo e sempre.
Saúde, paz, harmonia e prosperidades, tanto em espírito quanto em matéria.
Do amigo:
José Cícero -
Seculte/Aurora

Unknown disse...

queria muito ater um papo pela net com jose cicero adoro seu comentarios e seus traalhos principalmente ecos da saudade meu email, é gerluge2006@hotmail.com valeu professor!!!!!!!!