Para tanto, ocorreu na manhã de ontem(terça-feira, 28) na sede da secretaria de educação uma importante reunião com todos os agentes que estarão envolvidos diretamente na atividade. Estiveram presentes representantes setoriais, incluindo secretários e demais representantes das secretarias municipais, além da sociedade civil organizada sob a coordenação da Drª Fernanda Cartaxo da Ação Social. O objetivo segundo ela será fazer uma análise dos dados estatísticos de ações já desenvolvidas que serão apresentadas no fórum local do selo que ocorrerá dentre em breve na cidade.
quarta-feira, 29 de setembro de 2010
Encontro discute participação de Aurora no selo Unicef 2010
Para tanto, ocorreu na manhã de ontem(terça-feira, 28) na sede da secretaria de educação uma importante reunião com todos os agentes que estarão envolvidos diretamente na atividade. Estiveram presentes representantes setoriais, incluindo secretários e demais representantes das secretarias municipais, além da sociedade civil organizada sob a coordenação da Drª Fernanda Cartaxo da Ação Social. O objetivo segundo ela será fazer uma análise dos dados estatísticos de ações já desenvolvidas que serão apresentadas no fórum local do selo que ocorrerá dentre em breve na cidade.
terça-feira, 28 de setembro de 2010
Liminar suspende votação do impeachment do prefeito de Juazeiro do Norte
Por meio de uma liminar expedida pelo juiz da 1ª vara cível de Juazeiro do Norte José Acelino Jácome de Carvalho foi suspensa na tarde desta terça-feira(28) a sessão da Câmara Municipal de Juazeiro do Norte que votaria o impeachment do prefeito Manoel Santana(PT).
O mesmo vem sendo acusado de desvio no valor de 18 milhões em licitações na secretaria de Educação do município, com obras e construções de escolas.
O secretário da pasta Ricardo Lima pediu exoneração do cargo nesta segunda-feira. A instalação da comissão processante se deu ainda em 23 de março e já havia sido suspensa em outra oportunidade.
Nesta terça, quando o oficial de justiça chegou à Câmara com a liminar 9 dos 14 vereadores juazeirenses já tinham dado o seu voto, cujo processo é secreto. O presidente do legislativo local José de Amélia(PSL) em obediência ao documento expedido mandou lacrar a urna contendo os nove votos e disse que a assessoria jurídica da casa irá recorrer para que a sessão possa ter prosseguimento o quanto antes.
Já o prefeito Santana se diz injustiçado diante das acusações. O mesmo culpa a maioria dos edis e a oposição por esta verdadeira campanha em favor da sua cassação.
O pedido, segundo dizem foi apresentado pela Comissão Processante e vem se arrastando ao longo de três meses investigando denúncias de corrupção e superfaturamento de obras e licitações viciadas.
A demora na entrega da liminar fez com que sessão continuasse conduzida pela relatora Delian Pinheiro. O referido documento adentrou a câmara por meio do ex-procurador do município, Bernardo Oliveira, quando os parlamentares juazeirenses já se encontravam em plena votação. Neste instante a sessão ficou ainda mais complicada e o tumulto aumentou em face da presença dos manifestantes de ambos os lados.
Ninguém ate agora, sabe ao certo como votaram os vereadores que já tinham depositado o sufrágio. Contudo, ninguém se arriscar a apostar numa reviravolta da situação, sobretudo pelo fato de praticamente não ter surgido ninguém para fazer a defesa do prefeito no plenário.
Em entrevista Santana disse que há uma perseguição ao seu governo pelo fato de não ter cedido ao pagamento de mensalão à maioria dos edis.
O clima ainda estar acirrado na cidade, onde partidários do prefeito e da oposição permanecem exaltados travando um verdadeiro confronto e gritando palavras de ordem. Pelo jeito a batalha está apenas começando... Resta saber quando a votação deverá ser retomada.
Da Redação:
LEIA MAIS EM:
http://www.jcaurora.blogspot.com
/http://www.blogdaauroajc.blogspot.com/
Foto: revistadobeto.blogspot.com
domingo, 26 de setembro de 2010
Compra de voto, um câncer social...*
São, por assim dizer, os autênticos vendilhões do templo. São eles que mais ‘lucram’ com as sucessivas eleições que temos, cuja forma de escolha por eles promovida fere de morte a democracia e a liberdade do eleitor. E assim, igualmente envergonham e enxovalham uma das mais importantes conquistas da sociedade brasileira; que corresponde ao sagrado direito de votar livre e conscientemente.
A compra de voto, portanto configura-se com um gritante desrespeito ao cidadão de bem, assim como ao próprio estado de direito. Um acinte da pior espécie cometido contra a ordem e a lei do país. Pois, se aproveitando da ingenuidade e da miséria do povo e, em alguns casos, dos que não compreenderam ainda a grande importância que tem o voto - preferem trocá-lo por algum tipo de vantagem. Quer seja financeira ou de qualquer outra forma compensatória. Fazendo do voto livre e consciente uma deplorável relação de troca, cujas conseqüências serão inevitavelmente negativas para o futuro da nação.
Ainda, existe eleitor que pensa que estas pseudolideranças, os cabos eleitorais, os neocoronéias do século XXI com seus candidatos (que às vezes nem eles próprios os conhecem), estão preocupados com o bem-estar da população? Muitos deles(os vendedores) só retornam ao município nos meses que antecedem às eleições para preparar o ataque. Afinal de contas, precisam a todo custa pagar aquilo que negociaram com os 'santinhos' dos seus candidatos.
Para todos eles é como se a Lei da Ficha Limpa nunca tivesse existido (sic). Sentem-se invariavelmente acima do bem e do mal. Posam de ricos e são ditos como pessoas de bem. Pior que todos sabem dos seus expedientes e ficam na passividade. Se estas negociatas acontecem na cidade, o que dirá na zona rural? Por que fazem das eleições um negócio? Então, aonde estar o lei?!
Enquanto isso, as verdadeiras lideranças, os bons políticos e as próprias candidaturas populares e progressiatas comprometidas com a democracia e o desenvolvimento da sociedade são prejudicadas. Porque terminam ficando em desvantagens em face do poderio econômico e do ludibrio destes que decidiram enveredar pelos caminhos da ilegalidade, por meio da compra de votos – um crime de lesa-consciência que a todos atingem, muito especialmente os mais pobres e carentes.
A compra de voto é, por conseguintemuito, mais que um crime eleitoral. Ela é um câncer mal curado que a sociedade brasileira precisar extirpar do seu meio desde já e para sempre, sob pena de sucumbir junto com ele.
Tantos anos de luta e tantas vidas que tombaram em defesa da democracia e da conquista do direito de votar... Será que só serviram para isso?... Evidente que não.
Uma eleição saudável e democrática precisa acontecer sem esta terrível e vergonhosa enfermidade. Só assim será possível garantir e assegurar um futuro efetivamente de prosperidade e progresso para o país.
Nestas eleições a palavra de ordem deve ser: Consciência!
___________
(*) José Cícero
Aurora-CE.
LEIA MAIS EM:
www.blogfaaurorajc.blogspot.com
www.jacaurora.blogspot.com
Imagens ilustrativas:souparecidocomigo.blogspot.com
quarta-feira, 22 de setembro de 2010
Eu, viajante do Tempo
Num lapso de tempo fantástico,
instantâneo momento que experimentei.
Vivi milênios...
Atravessei galáxias e buracos negros.
Visitei outros mundos.
Estrelas de Centauro, Sirius, Orion...
Transpus os limites do universo físico.
Nebulosas de estrelas inimagináveis.
Vivenciei a pluralidade cosmogônica
do além fronteira dimensional do espaço-tempo
disperso no infinito dos universos paralelos.
Viajei no tempo.
Contrapus conceitos do abstracionismo.
Superei a lógica do impossível.
Venci com meus olhos arregalados
todos os padrões carcomidos do mundo concreto.
Fui além do compreensível.
Estive a frente, anos-luz, de uma ciência frágil que temos
Entupida de enganações sem sentido prático.
Viajei no tempo anti-horário,
pleno de contrários.
Com a sensação de quem descobre verdades absolutas
jogando por terra todos os padrões
de um convencionalismo dito científico.
Cheguei ao futuro de um tempo novo.
Puro surrealismo indescritível...
Fiz contatos com outros povos avançados.
Estrelas longínquas, plagas siderais tão sem nome.
Galáxias incalculáveis...
Deixei para trás num caos distante, toda a solidão
da Terra com sua via-láctea esbranquiçada.
Bilhões e bilhões de outros sóis eu vi
diante do meu nariz.
Vidas inteligentes, biotipos esquisitos e angelicais.
Civilizações avançadas.
Seres extraterrestres.
Entidades espirituais e de carne e osso.
Energias cosmicas, transformações inacreditáveis.
Entidades ufológicas em suas fenomenologias.
Naves espaciais.
Tecnologias estranhas.
Engenhosos veículos antigravitacionais
superando em muito, a velocidade da luz.
Ovni's, Et's em suas evoluções pelos umbrais.
Abduções que protagonizei
quando me dispus a conhecer sem medo
toda a pluralidade da vida em outros mundos.
Foto Ilustrativa:http://rafaellah.spaceblog.com.br/
LEIA MAIS EM:
www.jcaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
segunda-feira, 20 de setembro de 2010
Prefeito Adailton Macedo participa de comício na comunidade de Espinheiro
Ocasião em que também se fizeram presentes, além do chefe do executivo aurorense, a 1ª dama Rose Macedo, o ex-prefeito João de Zeca, o vereador Aderlânio Macedo, o ex-vereador Vicente Martins, secretários municipais, lideranças comunitárias e demais correligionários de toda circunvizinhança.
Anteriormente, na noite de sábado, dia 18 aconteceu uma grande carreata seguida de comício no distrito de Ingazeiras.
No seu discurso em Espinheiro o prefeito Adailton falou do seu apego a comunidade como também da importância de se votar livre e consciente nestas eleições. Dizendo ser esta uma forma através da qual todos os cidadãos poderão mudar para melhor os destinos de Aurora, do Ceará, da região e do país como um todo.
Um bom número de pessoas de Espinheiro e adjacências compareceu ao local do evento para conferir de perto os discursos dos oradores que fizeram uso da palavra.
Segundo o coordenador do comitê da campanha no município Maninho Pereira, uma extensa agenda de comícios e reuniões ainda deverá ser cumprida por toda a semana até a chegada das eleições. O encerramento da campanha em Aurora, segundo explicou, acontecerá no bairro Araçá, o mais populoso da cidade.
O prefeito, assim como toda a sua equipe de campanha, encontram-se bastante satisfeitos diante da boa aceitação que os seus candidatos vem tendo em todos os quadrantes aurorenses.
Da Redação:
sábado, 18 de setembro de 2010
Ao octogésimo aniversário do Napoleão do Cariri
Das bagaceiras dos engenhos de cana
Ícone vencedor das utopias fortes.
história que não morre.
Escriba de um passado que nunca passa.
terça-feira, 14 de setembro de 2010
Seculte-Aurora inicia projeto ‘Leitura Esporte Clube’ junto aos atletas mirins do PST e das Escolinhas
O referido projeto contará com os trabalhos de monitores, professores e integrantes da pasta, sob a coordenação direta do poeta Cícero Cosme, Cícera Virgínia e Patrícia Targino.
Pouco mais de 200 jovens atletas participarão da iniciativa de caráter sócioeducativo, lúdico, esportivo, cultural e pedagógico.
Inicialmente serão promovidas oficinas de leituras e de arte voltadas para o melhoramento da leitura e da escrita junto aos participantes dos programas esportivos da Seculte-Aurora.
Há um grande déficit de leitura no nosso segmento jovem e isso só poderá ser corrigido se agirmos agora em várias frentes.
O desenvolvimento da leitura e a prática de atividades esportivas são importantes para a formação do indivíduo, desenvolvendo valores e habilidades que irão auxiliá-lo ao longo da vida. O projeto acontecerá todas as segundas-feiras a partir das 09:00 h da manhã, em um dos anexos da antiga estação ferroviária como também na Biblioteca Jaime de Alencar Araripe e no pátio da secretaria de Cultura.
quinta-feira, 9 de setembro de 2010
... A propósito: como se encontra a Lei da Ficha limpa?
Incrível saber que todos ‘eles’ continuam ainda na disputa como se nada tivesse acontecido. Será que estão apostando na velha impunidade ou na pouca capacidade de reação do nosso eleitorado?
Caso pensem assim é sinal de que a desinformação social brasileira ainda é algo bastante sintomático. Por sinal, são poucos os órgãos de imprensa que ajudam a divulgar esta lista podre da política.
É bem verdade que todos recorreram com seus recursos às instâncias superiores e isso é um expediente a ser respeitado. Contudo, diante da morosidade da lei é bem provável que muitos deles se elejam e até cumpram seus mandatos e o tal julgamento não tenha sequer saído do papel.
A Lei da ficha limpa foi sem sombra de dúvidas, um grande avanço da democracia em favor da sociedade brasileira na ascensão do seu caminho ético. Todavia, é preciso que outras instâncias dos poderes também possam se modificar(avançar) no sentido de dá validade expressiva a esta importante iniciativa, que por sinal, é resultante da pressão popular.
É certo dizer, igualmente, que a principal validação da lei da ficha limpa precisa ser dada por meio das urnas. O povo-eleitor é que precisa demonstrar que está amadurecido e consciente o suficiente para não mais eleger nenhum representante que estejam no rol dos fichas sujas. Do contrário, será por demais vergonhoso termos que assistir a diplomação de candidato que não esteja de bem com a legalidade. Uma desmoralização para a própria lei. Um sinal de atraso e da mais absoluta falta de consciência, informação e bom senso. Mas, torcemos para que fatos como esse não venha a ocorrer.
A lei da ficha limpa logo deverá ser encarada como um dos mais importantes patrimônios morais da sociedade. Uma conquista! Por esta razão temos que acreditar na capacidade racional e ética do povo brasileiro, que certamente, não dará mais guarida aos que não se comportaram com respeito, probidade e lisura diante da “coisa pública”.
Por que o TSE não torna obrigatória a divulgação da lista dos fichas sujas nos intervalos dos programas eleitorais. Mesmo com a observação explícita de que ainda cabe recursos por parte dos envolvidos? Por que os julgamentos dos mesmos não se fazem mais céleres como uma prioridade nacional?
A lei da ficha limpa, portanto, é uma das grandes conquistas da sociedade; por isso precisa ser elogiada e aperfeiçoada. Com efeito, um grande golpe na corrupção que é histórica e na impunidade que é vergonhosa.
Nestas eleições tudo deverá ser diferente. Porque tudo dependerá de nós, os eleitores...
domingo, 5 de setembro de 2010
Êxodo Rural – Abandono e malefícios do país
Senão vejamos: em 1950 tínhamos 63% da nossa população vivendo no campo. Em 1970 este número caíra para apenas 44%. E no último senso do ano 2000, este percentual esteve próximo de 19 % . Uma queda que de lá para cá só se acentuou de maneira absurda.
Será que pondo fim aos campos as cidades sobreviverão? Na cabeça dos nossos políticos parece que sim... .
Como se percebe trata-se de um processo ascendente de evasão do campo em direção aos grandes centros urbanos do país. Um claro sinal de que os sucessivos governos priorizaram em demasia os espaços urbanos em detrimento do rural. Animando os camponeses a correrem para as cidades buscando o conforto tecnológico e o oferecimento de serviços públicos, já que o meio rural nos os tinham. Nascia deste então todo a problemática do êxodo rural do qual o Brasil jamais se desvencilharia.
Esta realidade, diríamos que é a principal responsável por parte dos grandes problemas sociais que ora se abatem sobre a sociedade brasileira. O mais curioso, no entanto é constatar que nada disso parece chamar a atenção das nossas autoridades. E a cada ano que passa o problema se agrava ainda mais. Impulsionando todo o caos decorrente dentre outras coisas, do inchamento urbano que, por sua vez, vem sendo ocasionado pelo crescente abandono do campo.
Dados alarmantes para um país considerado continental justamente pela dimensão do seu território.
Não pode haver melhorias consideráveis nos grandes centros urbanos enquanto não se promover com urgência uma reviravolta no campo, no sentido de torná-los de fato, uma prioridade nacional.
Do jeito que está não vamos a lugar nenhum. Pois o êxodo rural que deveria ser combatido vem sendo incentivado pelo governo, através da insossa política compensatória e eleitoreira. Os chamados programas sociais, a exemplo do Bolsa Família.
Por que não atrelar o Bolsa Família, por exemplo a ‘necessidade/obrigatoriedade’ da fixação do homem no campo? Quem sabe através de um novo mecanismo de compensação financeira que possibilite criar as condições mínimas necessárias fazendo com que os beneficiados permaneçam no campo?
Pois se querem financiar o ócio que pelo menos o façam de um modo inteligente. Porque daqui a pouco, a situação dos nossos centros urbanos se transformará numa verdadeira barbárie social. E aí será um caminho sem volta. Ou se muda estes paradigmas enquanto há tempo, ou a situação de agravamento social do país se fará irreversível.
Além do mais, como podemos imaginar que o país terá condição de manter sua máquina administrativa tendo de rebaixar seus parcos investimentos em educação, saúde, cultura, emprego, agricultura e infra-estrutura básica com tantos recursos sendo destinados a tais programas? E ainda, não nos esqueçamos da previdência social que, deficitária vem se transformando numa verdadeira bola de neve. Uma questão que daqui a pouco se transformará numa grande dor de cabeça para os futuros governantes.
Ora, por que nos países da Europa e do chamado 1º mundo o êxodo rural não constitui um problema tão sério? Presumo, porque lá, sempre existiam planejamentos estratégicos... Na França e na Alemanha, por exemplo, não existe este negócio de grandes cidades como no Brasil. Lá boa parte das suas populações reside em cidades pequenas, algumas com aspectos de quase vilas dispondo de toda infra-estrutura necessária para promover o bem-estar das pessoas. E onde a agricultura é uma atividade que além de rendosa faz parte das prioridades do estado. Mantendo famílias inteiras por gerações ligadas ao campo.
De maneira tal que ninguém precisa derivar para as metrópoles em busca de emprego, assistência social e acesso à educação de qualidade. A vida urbana mantém profunda ligação com a vida pastoril e a economia se equilibra por conta disso. O caos social praticamente não existe, pelo menos na dimensão que o temos por aqui. Posto que o Estado consegue manter e assegurar as condições mínimas e dignas para os seus cidadãos.
Creio que esta razoável tranqüilidade o façam mais felizes... comprometidos que são com o desenvolvimento sustentável do seu país. Isso porque de alguma maneira sentem-se na prática, também parte dele... Uma questão apurada de alta consciência coletiva e cidadã.
Nossos campos e o fantasma do êxodo rural:
Aqui no Brasil, notadamente no Nordeste os campos estão no mais completo estado de abandono. Uma realidade que a imprensa em consonância íntima com o poder parece tentar esconder da opinião pública.
Há hoje no campo um verdadeiro crime de lesa-ecologia. Vez que os grandes proprietários(os latifundiários) estão a promover de forma sistemática desmatamentos e queimadas promovendo a retirada da mata para dá lugar às plantações de capim para a criação de gado, por sinal espécies vegetais ‘alienígenas’ e altamente invasoras. Gerando por conta disso, uma devastação sem precedentes no frágil bioma da nossa caatinga.
Será que ninguém consegue enxergar tudo isso? Então, digamos que o êxodo rural, por maior que seja o seu malefício social, ainda assim agrada a muita gente(os poderosos que sempre souberam lucrar com a miséria e a desgraça da população). Esta lógica dantesca precisa ser extirpada do nosso meio... Antes mesmo que ela nos extirpe.
Nossos sertões agora é um deserto só, a se ampliar aos olhos de todos. Mostrando a sociedade brasileira( ante seu fingimento) a exata dimensão da sua indiferença, cegueira e insensibilidade.
Daqui a pouco, nossa caatinga será tão somente uma fotografia antiga e amarelada emoldurada na parede fantasmagórica de um museu distante.
Fotos ilustrativas:
sábado, 4 de setembro de 2010
AURORA: Festival de Repentista faz sucesso durante dois dias
Com o apoio da Prefeitura Municipal através do prefeito Adailton Macedo, bem como da secretaria de Cultura local o festival transcorreu debaixo de muito sucesso, um fato que ficou evidenciado diante da grande participação popular.
Além de Ismael e Geraldo Amâncio coordenadores do evento, conhecidos repentistas regionais como Zé Viola, Francinaldo Oliveira, Sílvio Granjeiro, Cícero Mariano, Damiana do Icó foram alguns dos que abrilhantaram ainda mais o acontecimento. Sem esquecer os poetas da terra como: Cícero Cosme, Joãozinho Leite, os irmãos Bié, e o jovem talento aurorense de apenas 8 anos, o garoto Alex das Oiticicas que fechou as apresentações fazendo dupla com, nada mais nada menos do que, Geraldo Amâncio.
Mas o festival não se restringiu apenas a show de viola e poesia. Muitas atrações musicais também ajudaram a fazer do evento um estrondoso sucesso de público e de animação em Aurora. Jovens duplas sertanejas dividiram o palco com os repentistas, a exemplo da atração final - o garoto sensação do Nordeste - Betinho Aguiar que literalmente, arrebentou com sua performance no palco. Um talento dos mais aplaudidos e elogiados pelos presentes, especialmente o segmento jovem.