segunda-feira, 1 de março de 2010

Morreu em SP o maior Bibliófilo do Brasil - José Mindlin

Por José Cícero
Neste último domingo o Brasil perdeu aquele que atualmente era tido com o mais importante bibliófilo do país e por que não dizer da América Latina – José Mindlin, que aos 95 anos continuava sendo o mais apaixonado dos brasileiros pelos livros. Era também um dos maiores leitores dos grandes clássicos da literatura universal, fã de Marcel Proust e de Machado de Assis, apenas para citarmos alguns dos monstros sagrados da escrita mundial.
Acadêmico da ABL, Mindlin possuia a maior e mais importante biblioteca particular das Américas com pouco mais de 38 mil exemplares, alguns dos quais de reconhecido valor nacional, em face das verdadeiras raridades que representam. Obras no mais das vezes únicas no mundo. Antes de morrer José Mindlin havia doado todo o seu acervo para a USP.
Num país onde a cada dia o livro é colocado como objeto de segunda categoria e o hábito da leitura e da escrita um ofício dos mais distantes do cotidiano popular; o desaparecimento deste homem diferenciado representará uma grande e sentida perda para toda a nação. Muito especialmente para a intelectualidade e os amantes dos livros de um modo geral. Muitos por aqui lamentaram e choraram até a perda de figuras como a do M. Jackson no entanto, são poucos o que sequer já ouviriam falar em Mindlin. Simplesmente coisas do Brasil...
Fica agora o exemplo deste brasileiro que por toda a sua vida dedicara o melhor de si para o progresso cultural do Brasil. Começou a colecionar obras raras desde os 13 anos de idade. José Mindlin é um daqueles homens, que de tão singular nunca morre de verdade. Apenas se encanta.
O legado de Mindlin é um tesouro que todos os brasileiros deveriam se orgulhar e, mais que isso: devem defender e preservar para as gerações do futuro, como uma semente que caira em solo fértil e, que para tanto, necessita dos nossos cuidados.
Da Redação
Leia mais em:
Serviços:
“O bibliófilo e empresário José Mindlin, de 95 anos, morreu na manhã deste domingo, em São Paulo. O membro da Academia Brasileira de Letras estava internado há cerca de um mês no Hospital Albert Einstein, na zona sul da capital paulista.
O velório aconteceu no próprio hospital e o enterro se deu as 15h no Cemitério Israelita, na Vila Mariana na capital Paulista.
José Mindlin era formado em Direito pela Universidade de São Paulo e um declarado apaixonado por livros. No ano passado, ele doou toda a sua coleção de livros para a Universidade de São Paulo, que mudou de nome para “Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin”.
Da: Internet.

Nenhum comentário: