segunda-feira, 31 de janeiro de 2011
O Fim das Livrarias...
com as livrarias.
Na intenção de calar para sempre
a voz do mundo
e o sentimento das nossas mãos.
E o papel do pão-nosso
De cada dia,
Como fica?
Alfafa, mingau de milho
Mandioca
Cachaça como conserva
dos nossos miolos.
Samba do crioulo doido
pensamento do não-lugar.
Big Brother.
Forró descartável.
Voto descompromissado
virando moda.
Erva daninha
Tiririca.
Morte da poética.
Ouro de tolo...
Cavalos mijando às pampas
Sobre os livros
de todas as estantes do planeta.
Que democracia tonta
esta do conhecimento
dito pós-moderno?
E os intelectuais apenas choram
num misto de indiferença,
cinismo e medo.
Enquanto os capitalistas
Analfabetos e ignorantes,
ávidos por dinheiro
riem de todo o caos
e de si mesmos.
_______
José Cícero
Escritor e Poeta
Sec. de Cultura de Aurora-CE.
In Fractais Imensos(inédito-2011)
LEIA MAIS EM:
http://www.blogdaaurorajc.blogspot.com/
http://www.aurora.ce.gov.br/
http://www.seculteaurora.blogspot.com/
http://www.jcaaurora.blogspot.com/
Foto: http://2.bp.blogspot.com
domingo, 30 de janeiro de 2011
Iguais e Pequenos
para compreender na sua plenitude
o sublime mistério da vida e da morte.
Todos aqueles que acaso grandes se sentem
precisam se ajoelhar humildemente.
A fim de ser compreendidos
pelos que não têm vergonha
de se sentirem pequenos.
Ninguém é grande o suficiente
ao ponto de não aquiescer
ante a vida em todo o seu milagre.
Maravilha de um renascimento
que ora se repete;
Como superação espiritual
da própria morte.
Ninguém é grande o suficiente.
Em essência somos todos iguais e fortes.
Meros passageiros de uma viagem.
No mundo estamos todos de passagem.
Ganhamos a vida de presente ,
dádiva que auferimos gratuitamente...
Instante de oportunidade
que temos ao aprimoramento.
A morte é coisa que não existe.
Porquanto, ser ela o despertar.
Para o viver eternamente.
Somos todos pequenos.
Ninguém é grande o suficiente.
O certo é que devemos
estar sempre prontos
o tempo todo,
para uma viagem
que amanhã faremos...
_________
(*) José Cícero
quinta-feira, 27 de janeiro de 2011
Subjetivo Encontro
Vivo assim resignado com o meu destino em carne e osso, tal qual escravo sofrendo os açoites dos seus próprios sentimentos íntimos.
Sou assim: Náufrago absorto submerso em oceanos de contentamentos e desassossegos.
Mares imensos. Consciência que preservo entre sonhos.
Terra firme em que vivo e piso dando sustentáculo a humana raça dos instintos.
Positivismo ingrato. Iluminismo instantâneo no qual me eternizo todo por completo.
Puro sentimento cosmogônico em seus mistérios. Desdobramentos suprafíscos.
Vida: Viagem perpétua que faço espiritualmente.
Superlativos fenômenos de todos os seres universais, extraterrenos, redivivos.
Pluralismo inconteste e absoluto que me persegue e que me mantêm guardado dentro do tempo.
Remotos e atemporais esquecimentos: baús de ossos que conservo como um tesouro raro
Eterno instante. Lusco-fusco das honras minguadas que vivo em seus desperdícios.
__________________
quarta-feira, 26 de janeiro de 2011
AURORA: Uma reflexão possível e necessária acerca da gestão municipal
Pelo menos é assim com que a maioria da população tem avaliado o trabalho que vem sendo desenvolvido em todos os quadrantes municipais. E muito especialmente na sede de Aurora. Obras relevantes como a pavimentação asfáltica que ora vem sendo executada nas ruas do bairro Araçá e, que inclusive, já foram igualmente empreendidas nas ruas do centro da cidade.
Como constatação, é possível afirmar ainda que o grande número de pessoas que acompanham pari passu todos os serviços de asfaltamento, dá bem o nível de aceitação popular desta iniciativa. Mas a gama de realizações encabeçadas pela atual gestão não para por ai. Obras da mais expressiva envergadura tanto na quantidade, quanto no valor do seu alcance social.
Algumas desempenharão um papel fundamental na consolidação de um município realmente próspero e atuante na prestação de um serviço social e de qualidade para a sua gente.
Obras como a da Escola Técnica, a agência do INSS, a escola agrícola, a Creche do Araçá, os novos postos de saúde na sede, distritos e zona rural, aquisição de novos ônibus para o transporte escolar e dos universitários, bem como as construções de vários açudes e passagens molhadas. Sem esquecer os significativos incentivos destinados ao esporte amador, a cultura, o atendimento do público da terceira idade.
Outra obra de grandiosidade indiscutível diz respeito a realização do Concurso Público. Uma iniciativa marcante e corajosa que entrará definitivamente para a história de Aurora, notadamente pela extensão do seu alcance social e, principalmente pela maneira proba e imparcial com que ocorrera.
Todo este esforço empreendido pela gestão municipal vem promovendo uma verdadeira transformação no perfil urbanístico, social e cultural do município aurorense. Inegáveis mudanças que a todos convencem em especial, pela força dos efeitos, assim como pelos resultados positivos que vem imprimindo a modernidade da cidade e do município como um todo.
Como já é possível perceber, há de fato, um compromisso do prefeito Adailton Macedo e toda sua equipe de trabalho com a construção de um futuro melhor para todos os seus munícipes. Uma disposição efetiva para a construção de uma Aurora melhor ante a formação de um ambiente democrático de progresso social, cidadania popular, felicidade coletiva, saúde e paz.
Tudo isso no seu conjunto mais geral, após completar dois anos de operosa administração já coloca a atual gestão com uma das melhores do Cariri cearense.
__
LEIA MAIS EM:
http://www.aurora.ce.gov.br/
http://www.seculteaurora.blogspot.com/
http://www.blogdaaurorajc.blogspot.com/
http://www.jcaurora.blogspot.com/
domingo, 23 de janeiro de 2011
Fractais Sertanejos – Um filme vencedor que conta a incrível história de um artista aurorense
Desde o final de 2009 quando foi concluído que o Curta ‘Fractais Sertanejos’ de produção autoral cearense vem despontando em diversos festivais não apenas nacionais.
De autoria do cineasta fortalezense, Heraldo Cavalcanti ‘Fractais Sertanejos’ constitui uma bela narrativa da interessante história do artista/escultor aurorense João Batista dos Santos – o Janjão, pedreiro de profissão que segundo a película, após despertar de um sono anestésico pós-operatório num leito de um hospital decide se tornar escultor. E o faz com incrível maestria. Esculpi pela primeira vez um conjunto de obras por ele denominadas de “Tudo e Nada”. Peças maravilhosas que remetem a fractais; matéria complexa só estudada pela física e na chamada matemática do caos.
Algo que a cada dia ganha força, notoriedade e importância nos atuais meios acadêmicos do Brasil e do mundo após a popularidade daquilo que se denominou de nanotecnologia. Além da formidável história do seu personagem, o filme também chama a atenção de todos por este aspecto transcendente, poético e metafórico. Há também que se destacar na película cearense um certo grau de emoção e sentimentalismo, coisas bastante comuns na alma humana e sertaneja, sobretudo quando se enfoca a questão da arte e da cultura.
Trata-se de uma produção cearense concretizada com verbas do edital Ceará de cinema e vídeo que logo na estréia recebe o prêmio de melhor documentário no festival de São Simão de São Paulo, abiscoitando o troféu Marcelo Grassman sendo por isso mesmo aclamado pela crítica especializada e pelo público.
Pontuou ainda entre as dez primeiras produções do gênero durante o 20º Festival Internacional de Curta-metragem, evento ocorrido na capital paulista em 2010.
“O filme fala sobre João Batista dos Santos, o Janjão, escultor nascido em Aurora(CE), sertão do Cariri , pedreiro da construção civil, que ao receber anestesia geral tem uma experiência de regressão e acorda no hospital com o desejo de se tornar artista”, disse o cineasta.
Janjão é filho do Sr. Luiz de Glória, tradicional figura ainda hoje residente a rua Santa Maria na cidade de Aurora, ambiente onde o artista nasceu e viveu toda a sua infância, antes de viajar para tentar a vida na capital paulista.
Atualmente Janjão está radicado no município de Juazeiro do Norte onde exerce a profissão de escultor no centro de artesanato Mestre Noza no centro comercial da cidade ciceropolitana.
Já expôs seu trabalho por diversas partes do país recebendo vários prêmios e menção honrosa. Recentemente obteve o 1º lugar no concurso “presépio natalino” promovido pelo CEART-CE. Além de escultor e pedreiro, Janjão também é um poeta de boa vocação literária.
Alguns dos prêmios já conquistados pelo filme:
20º Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo:
FICHA TÉCNICA:
N.R. :
Comente as nossas postagens. Suas impressões, sugestões e críticas, além de colaborações jornalísticas serão sempre bem-vindas.
quinta-feira, 20 de janeiro de 2011
Comentários de Sebastião Maciel - Bastim, Diretor da AFA-Ce.
RECEBEMOS E AGRADECEMOS:
______________
QUE DEUS ABENÇÔE A TODOS."
...........
N.R.:
Nós da Seculte-Aurora é que nos sentimos por demais honrados por poder contar com pessoas fraternas, humanistas, inteligentes, desprendidas e profundamente identificadas com os notáveis interesses desta terra, a exemplo de Bastim, Regina e tantos outros integrantes da AFA-Ce. Por conseguinte, mui agradecemos por todo o apoio e acolhida que obtemos junto a esta plêiade de irmãos, sempre prontos a combater o bom combate.
terça-feira, 18 de janeiro de 2011
As doces chuvas da AURORA engravidando o rio Salgado
Uma chuva das mais significativas considerando as últimas ocorrências registradas em toda a região que atingiu a casa dos 114 mm, cuja duração se prolongou por toda a madrugada.
O rio Salgado, por seu turno funciona como um verdadeiro termômetro natural a indicar para a população o nível da quantidade de chuva que banhara a região.
Posto que o volume das suas enxurradas evidencia para os aurorenses a dimensão da quantidade de chuvas que banham o município e outras localidades situadas nas suas cabeceiras, desde a sua nascente na serra da Batateira no Crato até a ribeira d’Aurora.
De modo que, tão logo a chuva termine, muito acorrem para a ponte na Beira-fresca na entrada da cidade. Todos têm um só propósito: saber da enchente e constatar como foram as “trombas d’água” nos municípios caririenses um pouco mais acima.
Os pescadores ribeirinhos neste momento se animam diante das suas fartas pescarias se arriscando em lances tradicionais de redes: tarrafas e galões nas ribanceiras do rio em diversas localidades do salgado na terra de Aldemir Martins, ou seja desde as Tropas, Mourro Dourado nas Ingazeiras até o poço do Meio e o Carnaubal já pras bandas do Bouqueirão de Lavras.
O velho rio desde então se enche de potência e se faz promessa viva diante dos seus povos ribeirinhos, agora prostrados às suas margens como que presenciando a celebração de um autêntico milagre da multiplicação do pão da terra, alimentando a fome e as esperanças dos mortais.
O rio Salgado neste instante é muito mais que um simples manancial de bonança e de fartura. O Salgado é toda uma louvação do sagrado, sobrepondo com a sua força hídrica e descomunal todas as necessidades frágeis do profano como um presente sobre as mãos calejadas dos homens dos nossos sertões.
As alegrias sertanejas assim como a própria vida de algum modo especial, se mantêm ainda mais ligadas a esta condição natural e intermitente do rio do Cariri que com as primeiras chuvas começa a rasgar novamente o solo ancestral dos Kariri-novos.
Um rio grávido de promessa anunciando a vinda de melhores dias e de coisas novas com que espalhando semente de futuro e de grandezas sobre a fertilidade do chão.
Por fim, o Salgado é um autêntico caminho ligando todos a centro do mundo. Porque a vida está de certa forma encontra-se intimamente ligada a ele.
FUNCEME (Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos):
Últimas Precipitações Pluviométricas em AURORA e região.
domingo, 16 de janeiro de 2011
Saiu por aí: Unesco quer metade da população mundial homossexual
sábado, 15 de janeiro de 2011
O Maior Brasileiro de Sempre... Será?
Fonte: Blog do Juazeiro
**** Blog do José Cícero:
Lá vou Eu.
Simplesmente inconcebível o nome de Edir Macedo figurar no topo da lista, a frente de tantas figuras emblemáticas da histoória do Brasil, tais como, só para citarmos algumas: Dom Helder Câmara, Irmã Dulce, Chico Mendes, Tiradentes, Chico Xavier, Delmiro Gouveia, Drumond, Frei Caneca, José de Anchieta, Os dois D. Pedro, Machado de Assis, Pe, Cícero, Conselheiro, Zilda Arns, Oswaldo Cruz, Luiz Gonzaga, Anita Garibaldi e tantos outros que faltaram como: Patativa do Assaré, Joana Angélica, João Amazonas, Carlos Prestes, Padre Antonio Vieira, Câmara Cascudo e por aí vai.
Eu disse simplesmente inconcebível!... Contudo é precisa saber que quem criou esta lista é um dos “grandes” da poderosa rede Rede Globo de televisão. Sendo assim, nada poderá se constituir como uma surpresa e/ou novidade. Afinal, tudo isso representa a visão e, por via de consequência os interesses das elites.
Mesmo assim, digamos ainda que é no mínimo:
Curioso que tal lista possa conter: Roberto Carlos, Sílvio Santos, Antonio Ermínio de Moraes, Carlos Lacerda, Clodovil, Domingos Jorge Velho, Eriberto França(pasmem – motorista de Collor), FHC, Gisele Bundchen, João Havelange, Oscar Schimidt, Paulo Coelho, Roberto Marinho, Ernesto Geisel etc.
quinta-feira, 13 de janeiro de 2011
Ações realizadas pela a SECULTE em 2010.
01- II Aurora Folia – O carnaval Popular da alegria.
02- Desfile e Concursos de Blocos e Vesperal das crianças.
03- Atividades Esportivas do Dia do Trabalho(1º de maio).
04- 1º Seminário Cariri Cangaço.
05- Projeto Leitura Esporte Clube – C/ Atletas mirins das Escolinhas.
06- II Torneio de Futsal feminino.
07- 1ª Copa Aurora de Futsal - Masc. Fem. e Veteranos.
08- Torneio Ingazeirense de Futebol –Ver. Antonio Teles.
09- Projeto Segundo Tempo(Parceira).
10- Curso de artesanato em cerâmica – “Louceiras d’Aurora”.
11- II Torneio de Futebol de Travinha.
12- Reforma e Pintura do Piso da Quadra Poliesportiva.
13- Campanha “Livro à mão cheia” para a Biblioteca Municipal.
14- II Copa Aurora - desportista Lêço Quezado
15- Campeonato Juvenil ( 2ª divisão) Desp. Jarinho Barros. edição 2010.
16- Aquisição de 40 Uniformes para as equipes da Copa Aurora.(1ª e 2ª divisões).
17- Edição de lançamento do Cordel “Vida e Morte de Lampião”
18- 1ª Feira de Artesanato Aurorense(parceria: Afa e Sec. de Ação Social).
19- Exposição fotográfica(Aurora antiga)
20- Exposição de Escultura(Talentos da terra).
21- 1º Encontro Nacional dos filhos e amigos de Aurora(parceria com a AFA-CE).
22- II Festival de Repentistas(Patativa do Assaré). parc. Acrepcane.
23- Conclusão do Inventário Turístico de Aurora.
24- Elaboração do Calendário Esportivo Municipal.
25- Trabalho e formação da Seleção Máster de Aurora.
26- Incentivo aos talentos musicais da terra(Festa do Município).
27- II Corrida Atlética da emancipação.
28- Exposição Iconográfica “futebolistas do passado”.
29- Realização do Concurso “As Cores do Hexa”.
30- Realização do Festival de quadrilhas Juninas – Festal Junino 2010.
31- Comemoração do Dia do Desafio. Parc. Sec/Cariri.
32- Corpus Cristhus (Ornamentação da Avenida Antonio Ricardo).
33- Projeto Bolsa esporte: Parceria/Sesporte-CE.
34- Projeto Segundo Tempo.
35- II Conferência Municipal de Cultura.
36- Festa do Município 2010 com grandes atrações.
37- Realização de atividades esportivas na Festa do Município
38- Programa ‘Mais Cultura’ do Governo Federal/Minc de reforma e ampliação da Biblioteca.
39- Ciclo de Palestras educativas sobre os 83 anos de Lampião por Aurora.
40- Desenvolvimento de escolinhas de futebol: Araçá e Aurora Velha.
41- Implantação da Academia de Ginástica(praça da estação).
42- Formação da equipe arbitragem da Seculte.
43- Exposição de Arte durante a solenidade de criação da AFA-CE em Fortaleza.
44- Participação no encontro do Iphan do Crato.
45- Capacitação para os árbitros da Copa Aurora e melhorias do estádio municipal.
46- Apóio logístico e garantia de material esportivo para as atividades diárias dos desportistas: estádio, Quadra poliesportiva, campos e quadras dos distritos, dentre outras...
_____________
terça-feira, 11 de janeiro de 2011
Cantora de Banda de Forró de 27 anos comete suicídio
Léia Chiarelly de Oliveira Freire, nome completo de Kiarely, também ficou muito conhecida na região por seu trabalho como radialista nas emissoras Rádio Cidade - FM, Rádio Vale do Apodi - AM e por último na Rádio Luta FM ambas no vizinho estado do Rio Grande do Norte.
O sepultamento da radialista e cantora ocorreu na tarde desta segunda feira, 3, em clima de grande comoção.
Fonte: http://www.tribunadopiaui.com.b/
(*) NR - Comente nossas postagens no Blogs acima. Ficaremos mui gratos pelas sugestões, impressões e críticas.
segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
POLÍTICA: Prefeito de Juazeiro é cassado e presidente da Câmara deverá assumir a prefeitura
Com a suspensão da posse do vice, todos saíram em comitiva até o gabinete principal da Prefeitura de Juazeiro do Norte acompanhando o vereador José de Amélia Júnior. Por volta das 13h30min desta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal foi empossado na condição de prefeito interino, enquanto uma comissão formada pela casa inesvtigará as denúncias contra José Roberto Celestino.
www.jcaurora.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.seculteaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
domingo, 9 de janeiro de 2011
O Mundo não é um parque de diversão!
A vida, decerto, tem um propósito muito mais profundo como destinação ao aprimoramento humano em consonância com o mundo espiritual. Para viver a perfeição foi que a vida foi um dia criada.
A Terra - não tenhamos dúvidas é, com todas as letras, um ambiente de absoluta expiação. Na qual cada ser humano teve um dia seu quinhão de oportunidade para sanar as dívidas que contraíra no decorrer da sua existência pretérita. Algo a que todos deveriam agradecer e mais que isso: aproveitá-lo de uma maneira mais inteligente e fraterna. Pois não é tarefa fácil garantir uma segunda chance.
A preguiça dos que se sentem ricos demais para o trabalho e que não se compadecem com a miséria humana é um mal que não tem tamanho. Um peso que pouco a pouco se edifica sobre suas cabeças ocas, cheias de bichos e demônios. Uma dívida a mais que se contrai no momento, cujos juros altíssimos deverão ser cobrados um a um na posteridade.
sábado, 8 de janeiro de 2011
EXCLUSIVO:Tumores pré-históricos colocam em debate o peso da vida moderna no câncer
Por George Johnso: InThe New York Times
Evidência de tumores em crânio de homem exumado em cemitério medieval na EslováquiaQuando escavaram uma colina de sepultamento na região russa de Tuva, há aproximadamente dez anos, os arqueólogos literalmente encontraram ouro. Encurvados no chão de uma sala interna havia dois esqueletos, um homem e uma mulher, cercados por indumentárias reais de 27 séculos atrás: toucas e mantos adornados com imagens de ouro de cavalos, panteras e outros animais sagrados.Mas para os paleopatologistas - estudiosos das doenças antigas -, o tesouro mais rico era a abundância de tumores em praticamente todos os ossos do corpo masculino.
Ao longo dos anos, centenas de múmias egípcias e sulamericanas geraram alguns outros casos. Um raro tumor, chamado rabdomiosarcoma, foi encontrado no rosto de uma criança chilena que viveu em algum ponto entre 300 e 600 d.C.Zimmerman, coautor da recente revisão, descobriu um carcinoma retal numa múmia do período entre 200 e 400 d.C., e ele confirmou o diagnóstico com uma análise microscópica do tecido - a primeira, segundo ele, na paleopatologia egípcia."A verdade é que o número de múmias e esqueletos realmente antigos com evidências de câncer é insignificante", explicou ele. "Simplesmente não conseguimos encontrar nada como a incidência moderna de câncer".
www.jcaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.aurora.ce.gov.br
www.seculteaurora.blogspto.com
segunda-feira, 3 de janeiro de 2011
Memória: Um Poema Cinéfilo
Por José Cícero
Cine São Luiz.
Uma saudade eterna que carrego onde quer que eu ande.
Antiga aventura que vivi quando menino.
Sétima arte - Universo que experimentei eu fui feliz.
Cine São Luiz.
Espaço fantástico de uma Missão Velha antiga
que não existe mais.
Cine São Luiz.
Uma história aos poucos construída
e oferecida como dádiva
aos provincianos de um tempo ido;
protagonistas
do filme do seu próprio sonho.
Velhas utopias colossais.
Cine São Luiz.
Antiga aventura de um povo feliz.
Gritos de entusiasmos.
Gemidos e sussurros do pornô francês,
a que nós todos estávamos proibidos
e nossos ouvidos de felinos,
iam muito além das suas grandes.
Cine São Luiz.
Alegre passado em preto em branco,
depois colorido.
Retalhos de fitas,
películas que juntávamos
para o nosso São Luiz pequeno
que imitávamos pelas calçadas
das antigas ruas
que assim como nós
respiravam inocência e paz.
Cine São Luiz.
Noites de encantamento.
Projeções de puro êxtase.
Altivez de Chico Freire – o porteiro.
Ingressos caros de Dona Inês
para depois lá dentro
enchermos todos de pipocas e fantasias
pela força cinética do velho projetor de Breu.
Cuspindo fogo
e belas imagens no pano branco.
Cine São Luiz.
um monumento edificado
em frente ao Grande Ponto.
E a pracinha do Cristo-rei
um pouco adiante,
onde namorei pela primeira vez.
Rua Rosalvo Maia.
Coração da feira-livre.
Onde um dia assisti extasiado
o deafio,
do nosso violeiro Bil e Patativa.
Cego Oliveira e o sanfoneiro.
O homem da mala com a sua cobra
a vender brilhantina e pomada
que curava tudo.
Bancas de cordéis
a que toda segunda minha mãe me dava de presente.
Latadas de comidas típicas. fita K-7 e discos de vinis.
Feira da farinha, da rapadura, dos passarins
e das panelas de barro.
Argila afamada do Arraial e da Cachoeira.
Cine São Luiz.
Uma saudade.
Tristeza que não tem mais fim.
Um patrimônio que não existe mais.
Onde um dia existiu o São Luiz
Agora jaz um túmulo
em que sepultamos nossas reminiscências.
Hoje nem sua fachada existe mais.
Onde um dia existiu o São Luiz
Agora jaz,
a insensatez de um depósito comercial
de aguardente.
Cine São Luiz.
Uma lembrança que guardo
para o todo e sempre
no meu baú de ossos.
Memória de uma Missão-Passado
que igualmente ao São Luiz,
também não existe mais.
Posto que morreu para sempre em mim.
Cine São Luiz.
Recordação que me persegue
que carrego em guardo
e que eu não esqueço, jamais.
(*) José Cícero
Secretário de Cultura
de Aurora-CE
____________
LEIA MAIS EM:
www.aurora.ce.gov.br
www.seculteaurora.blogspot.com
www.blogdaaurorajc.blogspot.com
www.jcaurora.blogspot.com