segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

POLÍTICA: Prefeito de Juazeiro é cassado e presidente da Câmara deverá assumir a prefeitura

Um dia de entrar para a história de Juazeiro do Norte quando a Câmara Municipal votou pela cassação e perda dos direitos políticos do prefeito Manoel Santana(PT) por três anos doravante. Na verdade, o parlamento deu seqüência à sessão que havia sido interrompida, no ano passado, com nove votos depositados na urna a qual foi lacrada e somente hoje reaberta na presença do perito Antonio Barbosa. A mesa do Poder Legislativo cumpriu uma determinação emanada do Tribunal de Justiça do Ceará prolatada pelo desembargador Ernani Barreira Porto.
Por volta das oito horas, o plenário foi ocupado por aliados do prefeito tentando impedir a sessão extraordinária. A polícia foi chamada ao local e, com bastante trabalho, conseguiu retirar o pessoal para a galeria, a fim de que os vereadores pudessem tomar assento em seus lugares.
O vereador Adauto Araújo, líder do prefeito e um dos cinco que restavam votar, não compareceu. Assim, votaram José de Amélia Júnior, Darlan Lobo, Ronaldo Lira e o professor Antonio(PC do B).
Ao final, por 12 votos pela cassação e um contrário, Santana foi destituído do cargo. Quando se imaginava que o vice-prefeito José Roberto Celestino seria convocado para tomar posse, surpresa: os vereadores voltaram a se reunir e suspenderam a sua posse por conta da ilegalidade de ter fornecido produtos de sua empresa ao município. Ele se encontra em São José dos Campos (SP) e acompanhou todo o desenrolar das sessões por meio dos flashes ao vivo do repórter Delton Sá na Rádio Vale FM.
Com a suspensão da posse do vice, todos saíram em comitiva até o gabinete principal da Prefeitura de Juazeiro do Norte acompanhando o vereador José de Amélia Júnior. Por volta das 13h30min desta segunda-feira, o presidente da Câmara Municipal foi empossado na condição de prefeito interino, enquanto uma comissão formada pela casa inesvtigará as denúncias contra José Roberto Celestino.
À frente da Guarda Municipal, o Secretário de Segurança, Cláudio Luz, tentou impedir o acesso do prefeito interino ao gabinete só o fazendo após receber e ler o Decreto Legislativo. De cara, Júnior anunciou que vai exonerar todos os integrantes de cargos comissionados e nomear novos secretários.
Em seu twitter, Santana denunciou que Júnior havia pedido R$ 420 mil para evitar a cassação do seu mandato. Ele se encontra em Fortaleza e, em pouco tempo, apagou a mensagem. O prefeito deve recorrer da decisão tentando anular a sessão apontando irregularidades na Comissão Especial Processante ponto de partida para sua cassação ao apurar supostas irregularidades em licitações da Secretaria de Educação.
A qualquer momento deveremos ter novidades em relação a essa crise política que se abateu sobre Juazeiro. Com a ida de Júnior para a prefeitura, o vereador Gledson Bezerra assume a presidência da Câmara. No lugar do novo prefeito deve assumir o suplente da coligação, Domingos Borges. Todavia, se valer a decisão do TSE a vacância será ocupada pelo advogado e ex-vereador Mário Deth Saraiva (PSL) considerando o partido.
FONTE: Site Miséria JN(notícia e foto)
____________

Nenhum comentário: