sábado, 15 de janeiro de 2011

O Maior Brasileiro de Sempre... Será?

O professor Renato Casimiro está enviando para toda imprensa e intelectuais de Juazeiro e do Cariri a informação de que o autor Aguinaldo Silva(leia-se novelas da Globo), lançou em seu site uma pesquisa denominada “O Maior Brasileiro de Sempre”.
O objetivo é saber dos internautas qual a personalidade brasileira mais importante da história(sic).
Lá será possível escolher um de uma lista de 100 personalidades.
Até agora só pontuaram igual ou acima de 1% os seguintes:
EDIR MACEDO (57%, 1.099.860 Votos)
EIKE BATISTA (14%, 268.852 Votos)
CHICO XAVIER (12%, 225.789 Votos)
SILVIO SANTOS (8%, 147.890 Votos)
LAMPIÃO (4%, 76.109 Votos)
PADRE CÍCERO (1%, 21.847 Votos)
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA (1%, 21.748 Votos)
ANITA GARIBALDI (1%, 20.701 Votos)
JORGE AMADO (1%, 15.894 Votos)
Nota do editor do Blog do Juazeiro:
Agora fala sério, como é que pode o Bi$po Edir Macedo está à frente de personalidades como Chico Xavier, nosso São Cícero Romão Batista, Anita Garibaldi e Jorge Amado?
Ou o povo está doido ou está havendo algum problema com esta enquête. E Eike Bati$ta?
Outra coisa interessante o autor lembrou de inserir em sua lista o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e ignorou tantos outros. Até João Havelange está na lista do autor da Globo,. Como é que pode?
Fonte: Blog do Juazeiro

**** Blog do José Cícero:

Lá vou Eu.
Ora meu amigo Beto Fernandes o que você podia esperar deste que representa o pensamento da burguesia brasileira?
Todavia confesso ser:
Simplesmente inconcebível o nome de Edir Macedo figurar no topo da lista, a frente de tantas figuras emblemáticas da histoória do Brasil, tais como, só para citarmos algumas: Dom Helder Câmara, Irmã Dulce, Chico Mendes, Tiradentes, Chico Xavier, Delmiro Gouveia, Drumond, Frei Caneca, José de Anchieta, Os dois D. Pedro, Machado de Assis, Pe, Cícero, Conselheiro, Zilda Arns, Oswaldo Cruz, Luiz Gonzaga, Anita Garibaldi e tantos outros que faltaram como: Patativa do Assaré, Joana Angélica, João Amazonas, Carlos Prestes, Padre Antonio Vieira, Câmara Cascudo e por aí vai.
Eu disse simplesmente inconcebível!... Contudo é precisa saber que quem criou esta lista é um dos “grandes” da poderosa rede Rede Globo de televisão. Sendo assim, nada poderá se constituir como uma surpresa e/ou novidade. Afinal, tudo isso representa a visão e, por via de consequência os interesses das elites.
Mesmo assim, digamos ainda que é no mínimo:
Curioso que tal lista possa conter: Roberto Carlos, Sílvio Santos, Antonio Ermínio de Moraes, Carlos Lacerda, Clodovil, Domingos Jorge Velho, Eriberto França(pasmem – motorista de Collor), FHC, Gisele Bundchen, João Havelange, Oscar Schimidt, Paulo Coelho, Roberto Marinho, Ernesto Geisel etc.
Para concluir:
Será que "ele" o Aguinaldo Global não deveria mudar o título da sua enquete para - O mais rico dos brasileiros de todos os tempos?! Creio desta maneira a coisa ficararia muito mais intendível e razoavelmente aceitável.
Em tese, penso que a votação para o bispo Edir Macedo, também reflete o poder midiático cada dia mais crescente tanto da Rede Record de comunicação, quanto dos evangélicos da igreja Universal. Pelos menos(de algum modo) sabemos que a velha poderosa(TV Globo) agora começa a ganhar um concorrente de peso. Quem sabe agora comece a priorizar a cultura brasileira em atenção a ética e a educação. Bom, mas isso convenhamos, é uma outra história...
Jc.

Nenhum comentário: